Banco Central anuncia novas medidas de segurança para o PIX
Pix apresenta instabilidade e usuários enfrentam bloqueio cautelar; Saiba como solicitar a resolução em bancos como Caixa Econômica e Bradesco através do aplicativo.
Banco Central anuncia medidas de segurança para transações via Pix, incluindo o bloqueio cautelar em casos de suspeita de fraude. É possível baixar o aplicativo do Pix para realizar transações bancárias com mais praticidade.
O Pix bateu recorde de movimentações em um único dia e se mantém como o sistema favorito de transferências bancárias dos brasileiros, após a “sentença de morte” do DOC, determinada pelo Banco Central. Na última sexta-feira (5), foram realizadas 124,3 milhões de operações pelo Pix, totalizando R$ 68,4 bilhões em movimentações em apenas 24 horas. Esse número superou o recorde anterior, registrado em 6 de abril, quando foram movimentados R$ 62,8 bilhões em 122,4 milhões de operações.
Para manter a segurança do sistema e evitar fraudes, o Banco Central anunciou nesta terça-feira (2) novas medidas de segurança para transações bancárias via Pix. As mudanças têm como foco a notificação de infração e a consulta de informações vinculadas às chaves Pix.
A notificação de infração permitirá que as instituições financeiras identifiquem e sinalizem as chaves dos usuários em casos de suspeitas de fraude nas transações.
Com a mudança, os novos registros terão novos campos de preenchimento, pelos quais será possível notificar casos criminosos que vão desde estelionato até invasão de contas. Além disso, será possível identificar casos de conta sob falsidade ideológica ou empréstimo de conta para fraudes, também conhecidas como contas “laranjas”.
A consulta de informações sobre as chaves terá novo formato de dados que estarão disponíveis às instituições financeiras, com o intuito de evitar fraudes nas transações via Pix.
Entre as novas informações do PIX estarão
A quantidade de contas vinculadas a um cliente, informações sobre infrações relacionadas a um usuário ou a uma chave Pix e informações mais detalhadas a longo prazo.
Com essas medidas, o Banco Central busca garantir a segurança do sistema Pix, que já se consolidou como um dos principais meios de transferência bancária do país. Para realizar transações bancárias de forma segura, os usuários podem baixar o aplicativo do Pix em seus smartphones e seguir as orientações das instituições financeiras para utilizar o sistema de forma segura e eficiente.