Preço de Carros Elétricos no Brasil: Yuan Divide Atenção com Híbrido Song Plus na BYD
A estratégia da BYD de lançar o elétrico Yuan e o híbrido Song Plus pelo mesmo preço chamou a atenção no mercado brasileiro.
A BYD lançou o elétrico Yuan e o híbrido Song Plus no Brasil pelo mesmo preço, gerando interesse dos consumidores. Em 2023, o híbrido teve 7.671 unidades vendidas, contra 1.756 do elétrico. Nos testes, o Yuan mostrou bom desempenho, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. A estratégia da BYD aponta para um futuro promissor para veículos elétricos no Brasil, à medida que a infraestrutura de carregamento se expande e os consumidores se familiarizam com as vantagens desses veículos.
A BYD, fabricante chinesa de veículos, lançou simultaneamente no Brasil o carro elétrico Yuan e o híbrido Song Plus, ambos pelo mesmo preço. Essa estratégia atraiu a atenção dos consumidores e marcou a entrada da marca no competitivo mercado automotivo brasileiro. Em 2023, o Song Plus, que pode rodar tanto com gasolina quanto eletricidade, teve 7.671 unidades emplacadas, enquanto o Yuan, 100% elétrico, encontrou 1.756 compradores.
Nos testes realizados em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), o BYD Yuan demonstrou excelente desempenho. Equipado com um motor elétrico dianteiro de 204 cavalos de potência e 31,6 kgfm de torque, o modelo possui uma bateria de íon-lítio de 60,5 kWh. O Yuan acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e tem uma retomada de 80 km/h a 120 km/h em 5,3 segundos.
Especificações do BYD Yuan:
- Preço: R$ 229,8 mil (março/2024)
- Motor: Elétrico, dianteiro
- Potência: 204 cv
- Torque: 31,6 kgfm
- Transmissão: Câmbio de marcha única
- Bateria: Íon-lítio, 60,5 kWh
- Pneus: 215/55 R18
- Peso: 1.700 kg
- Porta-malas: 478 litros
- Dimensões: Comprimento 4,46 m, Largura 1,86 m, Altura 1,62 m, Entre-eixos 2,72 m
- Aceleração (0 a 100 km/h): 7,4 segundos
- Retomada (80 km/h a 120 km/h): 5,3 segundos
Testes de Desempenho e Consumo:
Os testes de desempenho e consumo foram realizados pelo IMT na pista da empresa ZF em Limeira, São Paulo. O V-Box, um equipamento que utiliza sinal de GPS, foi usado para medir aceleração e retomada. O consumo urbano foi medido em um percurso de 27 km, enquanto o consumo rodoviário, a 90 km/h, foi aferido em um trajeto de 31 km em São Caetano do Sul, onde está a sede do IMT. O consumo dos modelos elétricos foi medido pelo carregador instalado no IMT, calculando o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.
A estratégia da BYD no Brasil trouxe uma nova dinâmica ao mercado automotivo. Enquanto o híbrido Song Plus teve maior aceitação inicial, o elétrico Yuan mostrou desempenho competitivo nos testes. Com o aumento da infraestrutura de carregamento e maior conscientização sobre os benefícios dos veículos elétricos, o Yuan tem potencial para crescer no mercado brasileiro.
*Com informações de BYD.