Corinthians Conquista Título Histórico no Futebol Feminino Brasileiro
Em sua quinta conquista histórica, a quarta consecutiva, o Corinthians reafirmou sua supremacia no futebol feminino brasileiro. No domingo (10), as “Brabas” do Timão derrotaram a Ferroviária por 2 a 1, de virada, no segundo jogo da final da Série A1 do Campeonato Brasileiro, diante de uma multidão de 42.566 torcedores que lotaram a Neo Química Arena, em São Paulo.
Este público representou o maior comparecimento já registrado em um jogo entre clubes de futebol feminino na América do Sul. No jogo de ida, uma semana antes, as equipes não conseguiram marcar gols na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).
A vitória garantiu às jogadoras do Corinthians uma premiação de R$ 1,2 milhão, a maior já concedida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao campeão, um aumento de 20% em relação a 2022. As “Guerreiras Grenás,” que perderam a oportunidade de conquistar o tricampeonato nacional, receberão R$ 600 mil como vice-campeãs.
Além disso, a partida marcou a despedida de Arthur Elias como treinador do Corinthians na Neo Química Arena, já que a equipe feminina normalmente joga no Parque São Jorge, na capital paulista. Foi a 17ª vez que o técnico comandou as “Brabas” no principal estádio alvinegro, acumulando 17 vitórias. Elias assumiu como novo treinador da seleção brasileira de futebol feminino, substituindo Pia Sundhage. Sua despedida do Timão acontecerá após a Libertadores Feminina, que será realizada na Colômbia em outubro.
A conquista coroou mais uma campanha quase impecável do Corinthians, com 17 vitórias, dois empates e apenas duas derrotas em 21 jogos, marcando 66 gols e sofrendo apenas 12.
No que diz respeito ao jogo, apesar da pressão inicial do Corinthians, foi a Ferroviária que abriu o placar na primeira investida. Aos nove minutos do primeiro tempo, Laryh cruzou pela esquerda, encontrando Mylena Carioca na área, que aproveitou o quique da bola para marcar de cabeça.
O Corinthians controlava a partida, mas encontrava dificuldades para finalizar. No entanto, aos 41 minutos, a meia Duda Sampaio cruzou a bola na cabeça da centroavante Jhennifer, que empatou a partida.
As “Brabas” do Timão continuaram pressionando no segundo tempo e foram recompensadas aos 12 minutos, quando Millene cruzou para Tamires, que marcou o gol da virada.
A Ferroviária tentou reagir, cedendo espaços para os contra-ataques do Corinthians, mas a equipe da casa manteve a defesa sólida e controlou o jogo até o apito final, desencadeando uma festa na Neo Química Arena.
*Com informações da Agência Brasil e Corinthians.