Vela Skateboard Caieiras: 10 anos de superação com Raphael Carlos

Acompanhe a nossa entrevista com uma personalidade muito respeitada em Caieiras, no esporte e nos negócios.

Esportes
Publicado por Bianca Ludymila em 16/06/2023
Vela Skateboard Caieiras: 10 anos de superação com Raphael Carlos
Com o objetivo de suprir a falta de material para os skatistas locais, Raphael e seus amigos decidiram fabricar pranchas de skate, e o sucesso foi tão grande que logo expandiram para cidades vizinhas.

Raphael Carlos, o mestre por trás das Vela Skateboards, transformou sua paixão pelo skate em uma jornada de sucesso desde 2013, quando decidiu fabricar suas próprias pranchas. O que começou como uma solução para a escassez de materiais logo se transformou em um negócio próspero, conquistando os corações dos skatistas de Caieiras/SP e Brasil.

Com aprimoramento contínuo das técnicas e feedback positivo dos clientes, as pranchas Vela Skateboards ganharam destaque, levando o nome da marca para a famosa Galeria do Rock e, posteriormente, para todo o país. Além disso, Raphael e sua equipe foram pioneiros na construção de obstáculos de skate no Centro de Eventos, proporcionando um local vibrante para os skatistas locais.

A determinação de Raphael não parou por aí. Com projetos e muita dedicação, ele conseguiu conquistar um espaço da prefeitura para construir a primeira pista de skate oficial de Caieiras, uma verdadeira glória para a comunidade local e seus arredores. Para fomentar ainda mais a cena do skate, foram realizados mais de 20 eventos e campeonatos, tornando cada ocasião uma verdadeira festa.

Com o objetivo de suprir a falta de material para os skatistas locais, Raphael e seus amigos decidiram fabricar pranchas de skate, e o sucesso foi tão grande que logo expandiram para cidades vizinhas. (foto: arquivo pessoal)
Com o objetivo de suprir a falta de material para os skatistas locais, Raphael e seus amigos decidiram fabricar pranchas de skate, e o sucesso foi tão grande que logo expandiram para cidades vizinhas.
(foto: arquivo pessoal)

Em 2019, Raphael deu um passo além ao fundar uma escola de skate, inspirando mais de 50 alunos a embarcarem na aventura do skate. Infelizmente, a pandemia trouxe desafios e a necessidade de encerrar temporariamente as atividades da escola, mas o espírito do skate continua vivo.

Raphael, um verdadeiro apaixonado pela arte do skate, encontra gratidão em vivenciar a liberdade e a experiência que o skate proporciona. Hoje, com uma década dedicada e perseverante, ele celebra a realização de um sonho.

Exclusiva com o Raphinha

Bia (Fala Regional): Cara, você consegue se resumir numa frase?
Raphinha: Eu, fabricante de pranchas de skate e proprietário da Vela Skateboards, localizado em Caieiras, SP desde 2013.

Bia (Fala Regional): Quando falamos em Paixão, o que vem na sua cabeça?
Raphinha: Minha paixão por fabricar pranchas de skate. Uma história muito maneira que começou em 2013.

Raphael Carlos, um habilidoso fabricante de pranchas de skate, começou sua jornada em 2013, transformando sua paixão em um negócio de sucesso em Caieiras, SP. (foto: arquivo pessoal)
Raphael Carlos, um habilidoso fabricante de pranchas de skate, começou sua jornada em 2013, transformando sua paixão em um negócio de sucesso em Caieiras, SP. (foto: arquivo pessoal)

Bia (Fala Regional): Quando você percebeu o nicho para empreender?
Raphinha: Quando percebi a escassez de material para praticar o esporte. Tive a ideia de fabricar as pranchas com meus amigos, e assim começamos a produzir algumas peças para vender para outros amigos em Caieiras/SP e, em seguida, para cidades vizinhas. Percebemos que as pranchas estavam sendo bem recebidas pelos skatistas e, com o tempo, aprimoramos nossas técnicas, transformando o hobby em um negócio profissional. Começamos a vender para a Galeria do Rock e expandimos para distribuição em todo o Brasil.

Bia (Fala Regional): Soube que você sempre incentivou os atletas, conta um pouquinho disso pra gente?
Raphinha: Além das pranchas de skate, construímos obstáculos de skate para o Centro de Eventos (velódromo), que se tornou um ponto de encontro para skatistas. Com muita dedicação, levamos projetos de pistas oficiais para a prefeitura e conseguimos construir a primeira pista de skate em Caieiras, o que foi um marco para os skatistas locais e da região.

Bia (Fala Regional): Você ja produziu eventos?
Raphinha: Realizamos mais de 20 eventos, incluindo campeonatos, para incentivar a cena do skate.

A dedicação e o empenho de Raphael não se limitaram apenas à produção de pranchas, mas também à organização de eventos e campeonatos, promovendo a cena do skate e incentivando os skatistas da região. (foto: arquivo pessoal)
A dedicação e o empenho de Raphael não se limitaram apenas à produção de pranchas, mas também à organização de eventos e campeonatos, promovendo a cena do skate e incentivando os skatistas da região. (foto: arquivo pessoal)

Bia (Fala Regional): Conta o projeto da escola pra gente?
Raphinha: Em 2019, conseguimos estabelecer uma escola de skate com mais de 50 alunos. Infelizmente, devido à pandemia, tivemos que fechar as atividades.

Pra encerrar, Raphinha… qual a mensagem que você deixa pro pessoal?
Eu, Raphael, sempre fui apaixonado pela arte do skate, tanto por andar, fabricar pranchas e viver o skate pela liberdade e experiência que proporciona. Hoje, com uma década de dedicação e perseverança, sinto que meu sonho foi realizado. OBRIGADO SKATEBOARD!

Leia mais em Esportes

Flamengo conquista a Copa do Brasil em final contra o Atlético-MG
Esportes
O Flamengo venceu o Atlético-MG por 1 a 0 no jogo de volta e garantiu o título da Copa do Brasil. A partida, marcada por lances decisivos e uma interrupção por confusão nas...
Times de futebol estão processando confeiteiras? Entenda o caso que está revoltando torcedores
Esportes
Clubes de futebol brasileiros, como Palmeiras e Vitória, estão multando microempreendedores por usarem seus símbolos sem autorização em produtos personalizados, como bolos e...
Ipanema de Caieiras avança para a semifinal da Copa Martins Neto com vitória sobre Vem Com Nóis
Esportes
O Ipanema de Caieiras venceu o Vem Com Nóis por 2 a 1 e garantiu vaga na semifinal da Copa Martins Neto. A partida foi decidida com dois gols no segundo tempo, em uma atuação...
Corinthians conquista o pentacampeonato consecutivo no Brasileirão Feminino
Esportes
O Corinthians vence o São Paulo por 2 a 0 na Neo Química Arena e conquista o pentacampeonato consecutivo do Brasileirão Feminino, em uma partida histórica com recorde de...
Ipanema de Caieiras Avança às Quartas de Final da Copa Martins Neto Após Vitória nos Pênaltis
Esportes
O Ipanema de Caieiras se classificou para as quartas de final da Copa Martins Neto após um empate no tempo normal contra o Unidos do Morro JD Rincão. A vitória veio nos...
Dança e Fitness: Diferença entre FitDance, Boom Dance e Ritbox
Esportes
FitDance, Boom Dance e Ritbox são modalidades que combinam dança e exercício físico, cada uma com características únicas. FitDance foca em inclusão e aprendizado, com...

Últimas novidades

STF valida presença de símbolos religiosos em prédios públicos
Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que símbolos religiosos podem permanecer em prédios públicos brasileiros, desde que estejam alinhados à manifestação de tradições...
Raul Seixas é homenageado com Google Doodle e gera curiosidade sobre sua trajetória
Tecnologia
Google celebra os 79 anos do cantor Raul Seixas com um Doodle especial. Embora a data não corresponda ao aniversário real do artista, a homenagem destaca sua importância no...
Seguros e Sustentabilidade: O Desafio da Proteção em Meio à Transformação Social e Ambiental em Caieiras
Artigo
Os desafios enfrentados pelo setor de seguros, diante das pressões ambientais, sociais e econômicas, exigem uma constante adaptação. A Renova Seguros, atuando na região de...
Ballet aos 60: Transformando Sonhos em Movimento
Curiosidades
Lu Fernandez começou a dançar ballet aos 60, criando o projeto “Aulão do Bem.” Com mais de 200 participantes, promove saúde, inclusão e sustentabilidade em espaços...
Janja ofende Elon Musk e provoca tensão diplomática entre Lula e Trump
Internacional
Janja ofendeu Elon Musk durante o G20, gerando reações de Musk e diplomatas, que apontam prejuízos à relação Brasil-EUA sob Trump. Lula criticou ofensas, enquanto...
Mais de 300 delegados são distribuídos para todas as regiões de SP; confira
Cidades
O Governo de São Paulo distribuiu mais de 300 delegados recém-formados para diferentes regiões do estado, com o objetivo de reforçar a Polícia Civil. A distribuição foi...

Jornal Fala Regional

Nosso objetivo é levar conteúdo de forma clara, sem amarras e de forma independente a todos. Atendemos pelo jornal impresso as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar, toda sexta-feira nas bancas. Pela internet o acesso é gratuito e disponível a todos a qualquer momento, do mundo inteiro.

Vamos Bater um Papo?