Toyota exibe no interior de SP o inédito Prius híbrido plug-in flex com etanol e recarga elétrica
Em Sertãozinho, no interior paulista, a Toyota do Brasil aproveitou a Fenasucro & Agrocana 2025 para apresentar uma das mais ousadas inovações do setor automotivo nacional: o Prius híbrido plug-in flex. O modelo combina motor a combustão adaptado para rodar com gasolina ou etanol e um sistema elétrico recarregável na tomada, projetado para oferecer uma condução mais limpa e eficiente, de acordo com as condições e recursos disponíveis no país.
Pontos Principais:
- Toyota apresenta no interior de SP o protótipo do Prius híbrido plug-in flex.
- Modelo combina uso de etanol ou gasolina com recarga elétrica na tomada.
- Redução de até 90% das emissões de CO2 com etanol e bateria carregada.
- Estande inclui Hilux, SW4 e Corolla Cross híbrido flex full, com ofertas especiais.
- Marca prevê investir R$ 11,5 bilhões e lançar dois novos híbridos flex até 2030.
A escolha do evento agrícola para a estreia não foi por acaso. No Brasil, o etanol ocupa um papel central na matriz energética e a proposta da Toyota dialoga diretamente com esse cenário. Quando abastecido com etanol e com a bateria totalmente carregada, o novo Prius promete reduzir em até 90% as emissões de CO2, o que o coloca como uma solução prática e imediata para a transição rumo à mobilidade de baixo carbono.
O protótipo integra a estratégia multipathway da marca, que aposta em diferentes tecnologias para atender às demandas específicas de cada mercado. No caso brasileiro, a aposta é clara: unir a experiência de mais de duas décadas em eletrificação à versatilidade do combustível renovável mais disseminado no território nacional.
O espaço reservado para a Toyota na feira, com 150 metros quadrados, foi projetado para mais do que apenas exibir carros. Um dos destaques inusitados é a preparação de café expresso com a energia gerada pelo próprio Prius híbrido plug-in flex, recurso que desperta curiosidade e demonstra, de forma prática, a multifuncionalidade do sistema de propulsão.
Além do Prius, a fabricante levou para a Fenasucro & Agrocana três outros modelos de peso no mercado brasileiro: a picape Hilux, conhecida por sua robustez; o SUV SW4, referência no segmento; e o Corolla Cross híbrido flex full, já consolidado como um dos utilitários esportivos mais eficientes fabricados no país.
A participação da Toyota não se limitou ao pavilhão de exposição. Na Fenabio 2025, realizada em paralelo, o diretor de Assuntos Governamentais da empresa, Rafael Ceconello, participou do painel “Expansão Global do Etanol”. Em sua fala, destacou o papel estratégico dos híbridos flex na descarbonização e o potencial do etanol como solução viável e escalável também em mercados internacionais.
Durante a feira, a marca também anunciou condições comerciais exclusivas para frotistas e produtores rurais. Entre elas, um desconto de 18% na compra da Hilux nas versões cabine simples, SR e Power Pack, reforçando a conexão com o público do agronegócio, tradicional frequentador do evento e público-alvo estratégico para a linha de veículos de trabalho da montadora.
A Toyota acumula mais de 23 milhões de veículos eletrificados vendidos globalmente, evitando a emissão de 176 milhões de toneladas de CO2. No Brasil, foi pioneira ao lançar, em 2019, o primeiro sistema híbrido flex no Corolla sedã, tecnologia que, em 2021, foi expandida para o Corolla Cross, ampliando a presença de eletrificados adaptados à realidade local.
Os planos para o futuro próximo são ambiciosos. Até 2030, a empresa pretende investir R$ 11,5 bilhões na ampliação de sua capacidade produtiva e no lançamento de dois novos modelos híbridos flex full. O primeiro deles será o Yaris Cross, previsto para estrear em outubro, consolidando a estratégia de oferecer opções mais limpas em diferentes categorias de veículos.
Com a apresentação do Prius híbrido plug-in flex, a Toyota não apenas reafirma sua liderança no desenvolvimento de tecnologias automotivas sustentáveis, como também demonstra a importância de adaptar a inovação às características e potencialidades do mercado em que atua.
Fonte: Toyotacomunica.
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