Reformas podem impulsionar o crescimento econômico do Brasil
Editorial por Bia Ludymila (MTB 0081969/SP) – Todas as reformas são importantes, elas representam amadurecimento processual, são essenciais para a aceleração do crescimento econômico do país para este ponto de vista.

É notório que o Brasil enfrenta problemas estruturais há décadas, o que impacta diretamente na sua capacidade de crescer e se desenvolver. A questão fiscal é uma delas, visto que a relação dívida/PIB é um indicador preocupante, mas não é a única causa do baixo crescimento.
Além disso, as complicações do cenário externo, com a guerra na Ucrânia e o aumento nas taxas de juros de várias economias importantes, assim como a redução no crescimento da economia chinesa, também afetam o desempenho econômico brasileiro. Por isso, é fundamental que o país se concentre em aprovar reformas que deem mais agilidade à economia, melhorem o ambiente de negócios e atraiam investimentos.
A reforma tributária, por exemplo, é uma das medidas que pode ajudar a melhorar a eficiência da economia e dar mais credibilidade para os investidores.
É preciso desvincular gasto de receita para que o governo tenha mais liberdade para investir em áreas importantes, como infraestrutura, que é um dos principais gargalos da economia brasileira. As políticas educacionais e as regras também precisam ser revistas para que o país possa crescer não só no médio prazo, mas também no longo prazo.
As reformas são fundamentais para que o Brasil possa acelerar o seu crescimento econômico e enfrentar os desafios estruturais que tem enfrentado. É preciso aprovar medidas que deem mais segurança fiscal, melhorem o ambiente de negócios, atraiam investimentos e desvinculem gasto de receita. Somente assim será possível garantir um futuro mais próspero para o país e sua população.
Leia mais em Opinião
Últimas novidades







