Projeto nascido em Tatuí ganha espaço no CIMBAJU
O Projeto 3º Sinal está próximo de apresentar mais um espetáculo com uma nova turma de integrantes no município de Caieiras, na grande São Paulo. O projeto que iniciou em Tatuí como um grupo, ganhou corpo e chega aos municípios pertencentes à Bacia do Juquery.
Entre 2019 e 2021 o tatuiano Cesar Santos esteve à frente do Projeto 3º Sinal, que iniciou como um grupo de estudos em 2015 e assim permaneceu até a ida de Cesar para São Paulo em busca de trabalho encontrando o município de Caieiras. No município, Cesar apresentou a proposta de trabalho ao Secretário de Cultura Wesley Gonçalves, projeto chamado “Teatro para todos” que em síntese traz a ideia de que todos independente da idade e condição financeira possam fazer teatro e aprender com a arte aprimorar o pessoal e profissional.
Os três espetáculos
Em Caieiras, o projeto iniciou em Maio, trazendo o mesmo método aplicado pelo condutor em Tatuí, desenvolvendo três espetáculos: “Maria da Vila Matilde”; “A Ver Estrelas”; e “Lisbela e o Prisioneiro”. Desde então o projeto recebeu inscrições de 40 novos integrantes. Em novembro gerou o primeiro núcleo do projeto que caminha para a construção de mais um espetáculo com previsão de estreia ainda em dezembro de 2022.
Com o desenvolvimento dos trabalhos realizados pelo condutor Cesar Santos, as vizinhas de Caieiras como: Franco da Rocha, Mairiporã e Francisco Morato interessaram-se pela proposta apresentada por Cesar, e ofereceu parceria para que o projeto fosse desenvolvido também em seus municípios. Em Janeiro serão iniciados três núcleos, um por município.
“Não imaginei que este projeto pudesse crescer a ponto de se tornar grande como está sendo hoje, e me alegro quando vejo que as prefeituras nesta região estão cada vez mais interessadas em levar Arte e Cultura para os que não tem acesso” afirma Cesar Santos, que se prepara para assumir mais esta responsabilidade em seu currículo.
Estreia em dezembro
Além dos novos núcleos, o Projeto irá estrear em Dezembro “O Fantasminha Pluft”, que será o início da integração entre as cidades. Após a estreia, Cesar pretende levar o espetáculo para os municípios de Quadra, Cesário Lange, Itapetininga e encerrar as apresentações com a entrega dos certificados em Tatuí, cidade onde o projeto teve início.
Elenco
O elenco de “O Fantasminha Pluft” é composto por: Bia Pinheiro, Debby Alves, Duda Vasconcelos, Eli Oliveira, Giselle santos, Luiza Bispo, Maranhão Mamede, Matheus Almeida, Pablo Dassero, Rita Ferri e Vick Mercúrio, Cesar Santos assina a direção. Na ficha técnica ainda temos João Paulo como auxiliar de direção, Debby Monteiro como Iluminadora e traz na Contra Regragem Mayumi Sugihara.
Projeto em ascensão
Em 2023, o Projeto irá assumir outros núcleos nos municípios de: Jundiaí, Franco da Rocha, Francisco Morato, Várzea Paulista e São Paulo, de modo que ao final do ano contará com uma Mostra Teatral com todos os núcleos nas cidades por onde o projeto esteve. Também é do interesse do Condutor levar os espetáculos para festivais de Teatro na região e fazer crescer o Projeto para ser conhecido no Estado de São Paulo.