Projeto 3º Sinal encerrou o primeiro semestre de 2023 com várias apresentações pelo estado de São Paulo
As performances aconteceram em todos os finais de semana entre os dias 13 de maio e 3 de junho, nos municípios de Franco da Rocha, Quadra, Caieiras e Itu. O projeto iniciou em Caieiras no dia 5 de junho de 2022 com jogos teatrais e preparação para entrar em cena. Após o preparo, o grupo escolheu o texto “Pluft o Fantasminha”, da dramaturga Maria Clara Machado, que foi adaptado para que todos os integrantes pudessem entrar em cena, conforme explicou o diretor Cesar Santos.
Os textos estudados pelo grupo tinham diversos princípios, como ajuda ao próximo, respeito, igualdade e convivência entre as pessoas. Em setembro, o processo de criação começou, com foco na criação de personagens, desenvolvimento de adereços e criação de cenas. “Fantasminha Pluft” estreou em fevereiro e desde então, realizou algumas apresentações em bairros periféricos da região de Caieiras. “Levando acesso à Arte e à Cultura para aqueles que não têm acesso”, afirmou Santos.
Em 30 de abril, o projeto, em parceria com a Secretaria de Ação Cultural e Turismo de Caieiras, esteve no bairro Vila Rosina e contou com a presença de 98 pessoas na plateia, que aplaudiram de pé a apresentação recebida pela Casa Patris. Com o envolvimento crescente do grupo, o espetáculo agora sai em turnê por algumas cidades, participando de festivais e mostras de teatro. Confira a agenda do espetáculo:
- 13/05 – Circo Escola Edgar Cabide: Centro de Franco da Rocha – SP (às 17h)
- 21/05 – Colégio “Gino Dártora”: Bairro Santa Inês de Caieiras – SP (às 17h)
- 28/05 – 13ª Mostra Estudantil de Artes Cênicas da Cidade de Quadra: Quadra – SP (às 15h)
- 02/06 – Festival de Teatro Dago Menezes: Itu – SP (às 20h)
- 03/06 – Galpão da Cultura: Centro de Francisco Morato – SP
Elenco
O elenco é composto por Vick Mercúrio, Duda Vasconcelos, Matheus Almeida, Giselle Santos, Rita Ferri, Eli Oliveira, Luiza Bispo, Ana Beatriz Pinheiro, Debby Alves, Maranhão Mamede e Pablo Dassero. A maquiagem é assinada por Giovanna Martines, Jay é responsável pela iluminação, Henrique Saldones assume a sonoplastia, João Paulo Carneiro está na produção executiva. A composição e direção musical ficam a cargo da musicista Aninha Araújo, e Cesar Santos assina a direção geral.
Com a pandemia de COVID-19, muitos projetos culturais foram suspensos ou cancelados. Porém, o Projeto 3º Sinal encontrou maneiras de continuar com as apresentações, mesmo que adaptadas ao novo cenário. Com o objetivo de levar arte e cultura para todas as regiões, a equipe se preparou para uma série de apresentações pelo Estado de São Paulo. Os espetáculos acontecem em vários locais, como escolas e centros culturais, e prometem ser uma opção de entretenimento para todas as idades.
Para o próximo semestre, o projeto planeja estar em cartaz em outros municípios, como Tatuí, Ibiúna, Jundiaí, entre outros ainda em fase de negociação. Para mais informações, acesse o Instagram do Projeto (@ter.sinal).