Pesquisa da Embrapa cria salsicha de tilápia

Pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) criaram novos produtos alimentícios utilizando tilápia, o peixe mais cultivado no Brasil. Entre os produtos desenvolvidos estão salsicha com fibra de abacaxi, patê com fibra de abacaxi e embutido tipo apresuntado. Essas iniciativas buscam agregar valor à cadeia produtiva do pescado e minimizar desperdícios.

Cotidiano
Publicado por Bianca Ludymila em 12/06/2024

O processo tradicional de filetagem da tilápia deixa cerca de 70% da carne do peixe para a produção de farinha de peixe e ração, sendo considerada de baixo valor comercial. Com a nova abordagem da Embrapa, esses resíduos podem ser transformados em alimentos de maior valor, contribuindo para uma utilização mais eficiente dos recursos.

Além dos produtos alimentícios, a Embrapa também desenvolve hidrogéis e nanoemulsões a partir da gelatina de tilápia. Esses produtos possuem potencial de uso na indústria biomédica e de cosméticos devido às suas propriedades específicas. Essa inovação representa uma tentativa de aproveitar ao máximo os subprodutos da tilápia.

Os novos produtos agregam valor á cadeia produtiva do pescado. Na foto, apresuntado de tilápia - Foto: Ângela Aparecida lemos Furtado
Os novos produtos agregam valor á cadeia produtiva do pescado. Na foto, apresuntado de tilápia – Foto: Ângela Aparecida lemos Furtado

O Projeto BRS Aqua, que apoia essas pesquisas, é uma colaboração entre a Embrapa, o BNDES, o CNPq e o Ministério da Pesca e Aquicultura. O projeto reúne mais de 240 pesquisadores e 60 parceiros, entre públicos e privados, com o objetivo de melhorar o aproveitamento do pescado e fortalecer a cadeia produtiva do setor.

As exportações da piscicultura brasileira aumentaram 15% em faturamento em 2022, chegando a US$ 23,8 milhões, de acordo com estudo realizado pela Embrapa Pesca e Aquicultura em parceria com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR). Este crescimento destaca a importância de iniciativas que agreguem valor ao pescado.

A Embrapa está buscando parceiros privados para levar esses novos produtos ao mercado consumidor. A intenção é gerar maior rentabilidade e promover a sustentabilidade ambiental através de um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Os novos produtos, que incluem patê, salsicha e embutido, são desenvolvidos a partir de carne mecanicamente separada de tilápia e fibras de abacaxi, oferecendo alternativas nutricionais e sustentáveis. Estes produtos estão prontos para consumo e são apresentados como alternativas práticas para o público em geral.

Com essas iniciativas, a Embrapa visa transformar os resíduos da tilápia em produtos de valor, beneficiando tanto a economia quanto o meio ambiente.

*Com informações da Embrapa.

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