Luta mais velha que cidade de São Paulo, no Pico do Jaraguá. Será?

O que você aprendeu na história do Brasil apresentada na sua época de escola? Uma luta antiga por busca de terras, índios e guerras… Pois é, uma história que acontece aqui, no quintal da nossa casa.

Brasil
Publicado por Bianca Ludymila em 26/01/2023
Luta mais velha que cidade de São Paulo, no Pico do Jaraguá. Será?

São várias as vezes em que o assunto é trazido a tona, é de discussão recorrente o tema de que os indígenas necessitam de mais respeito e uma terra pra chamar de sua. Soa até engraçado dizer que esse povo precisa de uma terra para chamar de sua, afinal, quem invadiu e roubou quem? Recentemente, mais uma vez foi pauta falar dos Yanomami, que tem passado por problemas de saúde na tribo ganhando proporção nas grandes mídias.

A tribo tem sofrido com a falta de respeito, falta de saneamento básico, falta de alimentação adequada e falta de sua terra sagrada que até o Fernando Collor entendeu sobre a importância da tribo, a importância de respeita-los. Ja imaginou um “Índio” morrer de fome? Imagina a gravidade desta informação, um “Índio” morrer de desnutrição, de fome! É constrangedor para qualquer um que tenha o mínimo de educação, afinal a terra era toda deles. Quem são os invasores afinal?

O território indígena Yanomami é a maior do país, em extensão territorial, convive com ameaças constantes (foto: reprodução)
O território indígena Yanomami é a maior do país, em extensão territorial, convive com ameaças constantes (Foto: Ricardo Stuckert/Palácio do Planalto)

O Ministério da Saúde declarou emergência de saúde, no território da tribo Yanomami. Uma região muito rica pe ouro, fauna e flora exclusivas por ter sido mantida o mais próximo possível de terra virgem.

Uma enorme crise sanitária está assustando o Brasil, milhares de crianças estão sofrendo em território Yanomami, Roraima, por isso o governo resolveu declarar emergência em saúde na região.

Essa discussão da tribo é recente, começou a ser levantado nesta segunda-feira (16). A região tem mais de 30,4 mil habitantes e o presidente Lula esteve pessoalmente nas terras para mensurar o tamanho do problema na última sexta-feira (20).

“O grupo se deparou com crianças e idosos em estado grave de saúde, com desnutrição grave, além de muitos casos de malária, infecção respiratória aguda (IRA) e outros agravos”, afirma a matéria.

Você sabia que pode mudar a realidade desses nativos? Não… E, se olhasse apenas para o lado? Pois é, temos tribos aqui pela região.

A Midia Ninja entre outros, trouxeram a tona o tema a pauta clássica, Índio Brasileiro, como a beleza da terra, aqui, no Pico do Jaraguá.

Jaraguá é Guarani! Contra marco temporal e pelas demarcações • 30/08/2017 • São Paulo Ato da Comissão Guarani Yvyrupa – CGY, conjuntamente com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB em defesa da demarcação das terras indígenas e contra o marco temporal. (fonte: Midia Ninja)
Jaraguá é Guarani! Contra marco temporal e pelas demarcações • 30/08/2017 • São Paulo Ato da Comissão Guarani Yvyrupa – CGY, conjuntamente com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB em defesa da demarcação das terras indígenas e contra o marco temporal. (Foto: Eduardo Figueiredo / Mídia NINJA)

Tribos do Jaraguá

A matéria traz muitas fotos e fala sobre tribos paulistas e paulistanas usando o termo megalópole para referenciar o local.

Talvez esteja se perguntando, mas tem “índios” no Pico do Jaraguá? A resposta é: sim. Somam-se cinco aldeias numa área de 1,7 hectare.

  • Ita Wera,
  • Ita Endy,
  • Tekoa Pyau,
  • Tekoa Ytu,
  • Itakupe.

Estas aldeias são, das comunidades indígenas no Brasil, com menor quantidade de terra por número de habitantes. Brasileiros que convivem com problemas graves de saneamento básico, margeando a pobreza. Os turistas e visitantes conseguem notar com facilidade esta realidade dos moradores.

Jaraguá é Guarani! Contra marco temporal e pelas demarcações • 30/08/2017 • São Paulo Ato da Comissão Guarani Yvyrupa – CGY, conjuntamente com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB em defesa da demarcação das terras indígenas e contra o marco temporal. (fonte: Midia Ninja)
Manifestação indígena demonstra descontentamento com a condição dos nativos. (Foto: Eduardo Figueiredo / Mídia NINJA)

Eles também tem problemas como abandono de animais na Terra Indígena (TI). Porém eles não tem suporte, nem infraestrutura para garantir uma vida saudável para os animais abandonados, aumentando os riscos de doenças e contaminações aos moradores da comunidade, especialmente nas crianças que acabam adotando os bichinhos e brincando com eles, podendo gerar um caos na saúde dos familiares e outros moradores.

Estas terras indígenas que estão no bairro do Jaraguá, em São Paulo, enfrentam uma realidade de resistência e luta, em que seu povo Guarani M’bya, há décadas, brigam por seu território.

Segundo a matéria, as aldeias, crianças e jovens crescem para tornarem-se xondaros e xondarias (guerreiros e guerreiras), divididos entre a cultura tradicional e as muitas solicitações do mundo exterior. A cultura e identidade não são fixas, mas sujeitas a mudanças e redefinições contínuas.

Durante as festividades e comemorações da tribo, adultos e crianças se pintaram com genipapo (preto) e urucum (vermelho), vestem as tradicionais peças de roupas junto a seus adereços e acessórios da cultura Guarani, o que resgata e ajuda a divulgar os traços culturais da tribo de modo que todo o entorno seja comovido por tanta história e cultura brasileira.

Tribo do pico do Jaraguá é Guarani se manifesta e grita por socorro e espaço! (fonte: Midia Ninja)
Tribo contesta abuso do povo, falta de terras. (Foto: Eduardo Figueiredo / Mídia NINJA)

Para exemplificar, estas festas, ou ensaios, são vários os retratos dos membros da comunidade da terra indígena do Jaraguá. A mensagem que fica desta pauta é sobre o desafio de manter os traços culturais genuínos deste grupo histórico.

O povo indígena do Jaraguá carrega uma luta de mais de meio centenário. É importante entender a realidade deles e seus usos e costumes, afinal, é uma cultura muito rica e que precisa ser passada de geração em geração.

Em Jaraguá os Povos Indígenas sofrem como no restante do território brasileiro. (fonte: Midia Ninja)
Em Jaraguá os Povos Indígenas sofrem como no restante do território brasileiro. (fonte: Midia Ninja)

Onde fica o Pico do Jaraguá

Assista uma das matérias que nossa redação considerou relevante para o seu conhecimento no canal do Youtube da TV Cultura.

Leia mais em Brasil

Resultado da Mega Sena da Virada concurso 2955; Maior prêmio já visto – Ao Vivo
Brasil
A noite de 31/12 terminou sem as dezenas: a Caixa relatou instabilidade e registrou pico de 120 mil transações por segundo no digital e 4.745 nas lotéricas. Após cerca de...
Resultado da mega sena da virada concurso 2955 Oficial Caixa – Ao Vivo
Brasil
Números Sorteados: 59, 21, 32, 13, 33 e 09.. A virada terminou sem as dezenas: a Caixa atribuiu o atraso a instabilidade gerada por pico de apostas, com 120 mil...
Vespa do DF vira arma contra Alzheimer: UnB testa peptídeo e mira Anvisa, mas falta dinheiro
Tecnologia
A equipe da UnB diz ter ajustado a octovespina, testou versões com melhora de memória em modelos animais e agora tenta levar o composto ao cérebro por vias menos invasivas,...
Infração por excesso de velocidade ao ultrapassar bicicletas retira 7 pontos na CNH
Brasil
Mudanças no CTB tratam ciclistas como usuários vulneráveis, exigem 1,5 m e redução de velocidade, com multa e pontos na CNH quando há risco na...
CNH Brasil elimina aulas obrigatórias e libera estudo digital na formação para tirar a carteira de motorista
Brasil
A CNH Brasil fica mais flexível ao liberar estudo digital, reduzir aulas, permitir veículo próprio e criar instrutor autônomo, mantendo provas, exames e exigências de...
Bolsonaro é preso preventivamente após violar tornozeleira e acender alerta de fuga
Política
A operação que prendeu Bolsonaro expôs nova tensão institucional ao ligar violação de tornozeleira, risco de fuga e uso político de atos públicos, reforçando o peso...

Últimas novidades

Previsão do Tempo em Caieiras-SP: fim de semana terá chuva forte e risco de temporais
Caieiras
Fim de semana em Caieiras (SP) será de tempo instável, com calor, alta umidade e risco de tempestades, raios e alagamentos, principalmente à tarde e...
Presunto cancerígeno? Embutido está no mesmo grupo do cigarro, mas não pelo motivo que você imagina
Saúde e Bem-Estar
OMS classifica presunto e outros embutidos no grupo 1 de câncer, junto do cigarro, mas médicos explicam que a lista mede evidência científica, não risco...
Sisu 2026: estudantes de Caieiras, Franco da Rocha e região já podem conferir o resultado do Enem 2025; simulador do Sisu mostra em quais cursos você pode passar
Educação
Inep libera notas do Enem 2025 e abre caminho para o Sisu 2026, que estreia regra usando a melhor média das três últimas edições e deve elevar a...
Regis Bittencourt agora: Rodovia é liberada após 16 horas e deixa rastro de quase 50 km de congestionamento
São Paulo
Rodovia Regis Bittencourt foi liberada às 9h10 após 16h de interdição por alagamento em Itapecerica da Serra, que gerou quase 50 km de...
Horóscopo de hoje, dia 16 de janeiro: Lua minguante em Capricórnio e foco total em decisões, rotina e limites hoje
Entretenimento
Fechamento de ciclo com planilha aberta: a Lua minguante (cerca de 5% de iluminação) entra em Capricórnio, em contagem regressiva para a Lua Nova (18/01). E o céu insiste no...
Atenção aposentados de Caieiras, Franco da Rocha, Jundiaí e região: prazo para contestar descontos indevidos do INSS acaba em um mês
Cidades
Aposentados de Francisco Morato, Cajamar, Mairiporã, São Paulo e região precisam ficar atentos. Prazo vai ate 14 de fevereiro para contestar descontos ilegais do INSS e entrar...

Jornal Fala Regional

Nosso objetivo é levar conteúdo de forma clara, sem amarras e de forma independente a todos. Atendemos pelo jornal impresso as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar, toda sexta-feira nas bancas. Pela internet o acesso é gratuito e disponível a todos a qualquer momento, do mundo inteiro.

Vamos Bater um Papo?