Luta mais velha que cidade de São Paulo, no Pico do Jaraguá. Será?

O que você aprendeu na história do Brasil apresentada na sua época de escola? Uma luta antiga por busca de terras, índios e guerras… Pois é, uma história que acontece aqui, no quintal da nossa casa.

Brasil
Publicado por Bianca Ludymila em 26/01/2023
Luta mais velha que cidade de São Paulo, no Pico do Jaraguá. Será?

São várias as vezes em que o assunto é trazido a tona, é de discussão recorrente o tema de que os indígenas necessitam de mais respeito e uma terra pra chamar de sua. Soa até engraçado dizer que esse povo precisa de uma terra para chamar de sua, afinal, quem invadiu e roubou quem? Recentemente, mais uma vez foi pauta falar dos Yanomami, que tem passado por problemas de saúde na tribo ganhando proporção nas grandes mídias.

A tribo tem sofrido com a falta de respeito, falta de saneamento básico, falta de alimentação adequada e falta de sua terra sagrada que até o Fernando Collor entendeu sobre a importância da tribo, a importância de respeita-los. Ja imaginou um “Índio” morrer de fome? Imagina a gravidade desta informação, um “Índio” morrer de desnutrição, de fome! É constrangedor para qualquer um que tenha o mínimo de educação, afinal a terra era toda deles. Quem são os invasores afinal?

O território indígena Yanomami é a maior do país, em extensão territorial, convive com ameaças constantes (foto: reprodução)
O território indígena Yanomami é a maior do país, em extensão territorial, convive com ameaças constantes (Foto: Ricardo Stuckert/Palácio do Planalto)

O Ministério da Saúde declarou emergência de saúde, no território da tribo Yanomami. Uma região muito rica pe ouro, fauna e flora exclusivas por ter sido mantida o mais próximo possível de terra virgem.

Uma enorme crise sanitária está assustando o Brasil, milhares de crianças estão sofrendo em território Yanomami, Roraima, por isso o governo resolveu declarar emergência em saúde na região.

Essa discussão da tribo é recente, começou a ser levantado nesta segunda-feira (16). A região tem mais de 30,4 mil habitantes e o presidente Lula esteve pessoalmente nas terras para mensurar o tamanho do problema na última sexta-feira (20).

“O grupo se deparou com crianças e idosos em estado grave de saúde, com desnutrição grave, além de muitos casos de malária, infecção respiratória aguda (IRA) e outros agravos”, afirma a matéria.

Você sabia que pode mudar a realidade desses nativos? Não… E, se olhasse apenas para o lado? Pois é, temos tribos aqui pela região.

A Midia Ninja entre outros, trouxeram a tona o tema a pauta clássica, Índio Brasileiro, como a beleza da terra, aqui, no Pico do Jaraguá.

Jaraguá é Guarani! Contra marco temporal e pelas demarcações • 30/08/2017 • São Paulo Ato da Comissão Guarani Yvyrupa – CGY, conjuntamente com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB em defesa da demarcação das terras indígenas e contra o marco temporal. (fonte: Midia Ninja)
Jaraguá é Guarani! Contra marco temporal e pelas demarcações • 30/08/2017 • São Paulo Ato da Comissão Guarani Yvyrupa – CGY, conjuntamente com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB em defesa da demarcação das terras indígenas e contra o marco temporal. (Foto: Eduardo Figueiredo / Mídia NINJA)

Tribos do Jaraguá

A matéria traz muitas fotos e fala sobre tribos paulistas e paulistanas usando o termo megalópole para referenciar o local.

Talvez esteja se perguntando, mas tem “índios” no Pico do Jaraguá? A resposta é: sim. Somam-se cinco aldeias numa área de 1,7 hectare.

  • Ita Wera,
  • Ita Endy,
  • Tekoa Pyau,
  • Tekoa Ytu,
  • Itakupe.

Estas aldeias são, das comunidades indígenas no Brasil, com menor quantidade de terra por número de habitantes. Brasileiros que convivem com problemas graves de saneamento básico, margeando a pobreza. Os turistas e visitantes conseguem notar com facilidade esta realidade dos moradores.

Jaraguá é Guarani! Contra marco temporal e pelas demarcações • 30/08/2017 • São Paulo Ato da Comissão Guarani Yvyrupa – CGY, conjuntamente com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB em defesa da demarcação das terras indígenas e contra o marco temporal. (fonte: Midia Ninja)
Manifestação indígena demonstra descontentamento com a condição dos nativos. (Foto: Eduardo Figueiredo / Mídia NINJA)

Eles também tem problemas como abandono de animais na Terra Indígena (TI). Porém eles não tem suporte, nem infraestrutura para garantir uma vida saudável para os animais abandonados, aumentando os riscos de doenças e contaminações aos moradores da comunidade, especialmente nas crianças que acabam adotando os bichinhos e brincando com eles, podendo gerar um caos na saúde dos familiares e outros moradores.

Estas terras indígenas que estão no bairro do Jaraguá, em São Paulo, enfrentam uma realidade de resistência e luta, em que seu povo Guarani M’bya, há décadas, brigam por seu território.

Segundo a matéria, as aldeias, crianças e jovens crescem para tornarem-se xondaros e xondarias (guerreiros e guerreiras), divididos entre a cultura tradicional e as muitas solicitações do mundo exterior. A cultura e identidade não são fixas, mas sujeitas a mudanças e redefinições contínuas.

Durante as festividades e comemorações da tribo, adultos e crianças se pintaram com genipapo (preto) e urucum (vermelho), vestem as tradicionais peças de roupas junto a seus adereços e acessórios da cultura Guarani, o que resgata e ajuda a divulgar os traços culturais da tribo de modo que todo o entorno seja comovido por tanta história e cultura brasileira.

Tribo do pico do Jaraguá é Guarani se manifesta e grita por socorro e espaço! (fonte: Midia Ninja)
Tribo contesta abuso do povo, falta de terras. (Foto: Eduardo Figueiredo / Mídia NINJA)

Para exemplificar, estas festas, ou ensaios, são vários os retratos dos membros da comunidade da terra indígena do Jaraguá. A mensagem que fica desta pauta é sobre o desafio de manter os traços culturais genuínos deste grupo histórico.

O povo indígena do Jaraguá carrega uma luta de mais de meio centenário. É importante entender a realidade deles e seus usos e costumes, afinal, é uma cultura muito rica e que precisa ser passada de geração em geração.

Em Jaraguá os Povos Indígenas sofrem como no restante do território brasileiro. (fonte: Midia Ninja)
Em Jaraguá os Povos Indígenas sofrem como no restante do território brasileiro. (fonte: Midia Ninja)

Onde fica o Pico do Jaraguá

Assista uma das matérias que nossa redação considerou relevante para o seu conhecimento no canal do Youtube da TV Cultura.

Leia mais em Brasil

Explosão em fábrica da Enaex Brasil em Quatro Barras deixa feridos e desaparecidos
Notícias
Um estrondo rompeu a madrugada de Quatro Barras e cidades vizinhas nesta terça-feira (12). A explosão na fábrica da Enaex Brasil deixou 15 vítimas, sete delas desaparecidas, e...
Bilhete comprado em Passo Fundo leva R$ 500 mil no resultado Loteria Federal 5990; veja os demais prêmios
Notícias
No sorteio da Loteria Federal 5990, realizado neste sábado (9) no Espaço da Sorte, em São Paulo, o bilhete 067133, adquirido em Passo Fundo/RS, garantiu o prêmio principal de...
Tragédia na BR-163 em Lucas do Rio Verde deixa 11 mortos e dezenas de feridos após colisão grave
Notícias
O silêncio da madrugada em Lucas do Rio Verde foi rompido por uma colisão de grandes proporções entre um ônibus interestadual e uma carreta na BR-163, resultando em 11 mortos...
Dia dos Pais no Brasil: de campanha publicitária em 1953 à tradição nacional de agosto
Entretenimento
Muito antes de entrar no calendário, o Dia dos Pais brasileiro nasceu em 1953, criado por Sylvio Bhering, de “O Globo” e Rádio Globo, inspirado no Dia das Mães. A primeira...
Lula sanciona lei que reconhece fibromialgia como deficiência e garante direitos em 2026
Saúde e Bem-Estar
A nova Lei 15.176/2025, sancionada por Lula, oficializa o reconhecimento da fibromialgia como deficiência física a partir de janeiro de 2026. A medida assegura benefícios como...
Trem pneumático gratuito ligará CPTM ao Aeroporto de Guarulhos em 31 de agosto
São Paulo
Depois de anos de espera e sucessivos adiamentos, o acesso ferroviário direto ao Aeroporto Internacional de Guarulhos será realidade a partir de 31 de agosto. O trem pneumático...

Últimas novidades

Calor extremo bate recordes globais e preocupa cientistas com futuro climático
Saúde e Bem-Estar
Enquanto turistas ainda buscam praias e fontes em dias escaldantes, cientistas soam o alarme: ondas de calor estão mais frequentes, mortais e ligadas ao aquecimento global....
Horóscopo de 19 de agosto de 2025: alinhamento entre Sol, Lua e Marte redefine energia dos signos
Cotidiano
No dia 19 de agosto de 2025, os astros se alinham — ou se tensionam — com uma dança de contrastes: emoções expandidas e afetivas (Lua + Júpiter em Câncer), encontros...
Horóscopo de hoje: revisão de 18 de agosto revela efeitos do alinhamento planetário raro em amor, carreira e relações pessoais
Cotidiano
Um raro alinhamento planetário movimenta o dia e redefine decisões em amor, finanças e carreira para cada signo do...
Resumo da novela Vale Tudo: de 18 a 23 de agosto; a queda de Ivan, a ruína da Paladar e os segredos de Maria de Fátima
Entretenimento
Intrigas e traições movimentam Vale Tudo: Ivan cai em armadilha de Odete, a Paladar fecha as portas e Maria de Fátima vê sua vida ruir. A semana em Vale Tudo mostra o jogo de...
Resumo da novela Dona de Mim: de 18 a 23 de agosto; Jaques assume a Boaz, Tânia busca vingança e Rosa revive lembranças em baile nostálgico
Entretenimento
Os capítulos de Dona de Mim desta semana trazem reviravoltas na Boaz, vingança de Tânia, um baile nostálgico organizado por Rosa e a formação de novos romances, como Samuel...
Resumo da novela Êta Mundo Bom!: de 18 a 23 de agosto; Candinho enfrenta Celso e Dita disputa o título de rainha do rádio
Entretenimento
A semana de Êta Mundo Bom! traz revelações, intrigas e reencontros: Candinho desafia Celso, Dita luta no concurso do rádio e Cunegundes causa confusão em São...

Jornal Fala Regional

Nosso objetivo é levar conteúdo de forma clara, sem amarras e de forma independente a todos. Atendemos pelo jornal impresso as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar, toda sexta-feira nas bancas. Pela internet o acesso é gratuito e disponível a todos a qualquer momento, do mundo inteiro.

Vamos Bater um Papo?