Lula promete duas novas universidades federais em São Paulo
De acordo com o político Lula, duas novas universidades federais serão estabelecidas em São Paulo, uma na Zona Leste da capital e outra na cidade de Osasco, até 2026.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (1º de maio de 2023) a intenção de construir duas novas universidades federais em São Paulo, nas regiões da Zona Leste da capital e em Osasco. O anúncio foi feito durante um evento no Vale do Anhangabaú, em comemoração ao Dia do Trabalhador, em que Lula também afirmou que não irá tentar a reeleição quando seu mandato atual chegar ao fim, em 2026.
O terreno para a construção de uma das instituições, na Zona Leste de São Paulo, foi doado em 2013 pelo então prefeito da cidade, Fernando Haddad (PT), que atualmente é o ministro da Fazenda. Segundo Lula, o local ainda não teve as obras iniciadas. Em 2016, a Unifesp inaugurou uma sede na Zona Leste da cidade, com a presença de Haddad.
O presidente afirmou que pretende inaugurar a universidade da Zona Leste antes de deixar o cargo. Ele não deixou claro se as novas unidades serão ligadas a universidades já existentes ou se serão novas instituições de ensino.
Lula também prometeu finalizar a construção da sede da Universidade Federal do ABC (UFABC) em São Bernardo do Campo. Nos últimos anos, as universidades públicas têm enfrentado redução de investimentos. No dia 19 de abril, Lula anunciou a recomposição de R$ 2,44 bilhões no orçamento do ensino superior, destacando a importância do fomento do setor para a redução das desigualdades sociais.
Em janeiro, Lula se reuniu com reitores e prometeu retomar o envio de recursos às universidades públicas. “Estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, declarou na ocasião.