Fabiano de Cristo – Minhas atitudes falam por mim

Por Hospital Fabiano de Cristo: Psicóloga Ligia Guilhermina da Silva – CRP 06/125146 – Responsável Técnica. Atendimento gratuito de retaguarda para pessoas com câncer. A necessidade de falar demasiadamente pode estar relacionada ao desejo de validação particular de cada pessoa, dentre outras características.

Saúde e Bem-Estar
Publicado por Bianca Ludymila em 31/08/2023
Fabiano de Cristo – Minhas atitudes falam por mim

Demonstrar carência de ser validado pelas pessoas que nos cercam, envolve medo de ausência de aceitação do outro ou até mesmo uma rejeição social, comportamento esse que podemos identificar com maior frequência nos adolescentes que se encontram em processo de desenvolvimento humano na busca pela sua própria identidade e acabam sentindo o receio de não serem aceitos no meio social em que vivem pelos seus colegas, amigos e até mesmo familiares.

Em contrapartida a esse fato, pode também existir esse determinado comportamento em adultos, onde podemos identificar a dificuldade que ele viveu no passado de superação e de conquista dessa etapa de desenvolvimento humano da adolescência e juventude, a qual todos arrastamos para a vida adulta alguns traumas que muitas vezes influenciam em diversas situações do cotidiano, aspectos que deveriam ter sido resolvidos no passado.

Não podemos generalizar essa característica da reflexão suposta, porque sabemos que o desenvolvimento humano do indivíduo é influenciado por diversas situações, vivências e pessoas de variados lados, como ambiente que vive, família, aspectos pessoais e situações e experiências adversas no decorrer da vida. Além disso, cada pessoa é única e tem sua maneira e seu tempo de crescer em maturidade e personalidade, estamos refletindo sobre apenas um ponto e aspecto que acontece com frequência no comportamento humano.

Portanto, uma das conhecidas frases do senso comum tem bastante sentido ao descrever que:

“As palavras podem passar, mas as atitudes permanecem porque podem falar muito mais de nós. ”

Palavra da redação do Jornal Fala Regional: O Significado por Trás do Excesso de Palavras

O anseio por validação pessoal pode muitas vezes desencadear uma tendência excessiva à comunicação. Tal comportamento pode estar enraizado na busca por aprovação, entre outras motivações individuais. A necessidade de ser validado pelos outros pode revelar um temor profundo da rejeição social ou da falta de aceitação por parte dos nossos pares.

O desejo de aprovação pode levar a falar demais, enraizado na busca por aceitação e medo de rejeição, especialmente visível entre os adolescentes na busca por identidade. (Foto: reprodução)
O desejo de aprovação pode levar a falar demais, enraizado na busca por aceitação e medo de rejeição, especialmente visível entre os adolescentes na busca por identidade. (Foto: reprodução)

Esse padrão comportamental é especialmente evidente entre os adolescentes, que atravessam uma fase crucial de desenvolvimento e frequentemente enfrentam o dilema de forjar uma identidade própria, acompanhado pela angústia de não se encaixarem nas normas sociais, sejam elas estabelecidas pelos colegas, amigos ou até mesmo familiares.

Contudo, esse fenômeno não é restrito à juventude. Adultos também podem manifestar essa necessidade excessiva de se expressar, muitas vezes enraizada em dificuldades não superadas da adolescência e da juventude. Traumas mal resolvidos desse período crucial podem se projetar no contexto adulto, influenciando comportamentos em diversas situações do dia a dia.

É crucial ressaltar que essa reflexão não deve ser generalizada. O desenvolvimento humano é um emaranhado complexo, influenciado por uma gama de fatores, como ambiente familiar, situações adversas, experiências de vida e traços pessoais. Cada indivíduo é singular, com seu próprio ritmo de crescimento em termos de maturidade e personalidade. O foco aqui repousa em um aspecto recorrente do comportamento humano.

Sendo assim, a sabedoria popular resume com precisão ao afirmar que “as palavras podem se dissipar, mas as atitudes permanecem, revelando muito sobre nós.” Nesse contexto, a atitude de buscar uma compreensão profunda e autoconsciente de nossas motivações pode, de fato, dizer mais sobre nossa essência do que uma torrente de palavras.

Veja mais artigos do hospital.

Mãe é devoção, é amor eterno – Por Hospital Fabiano de Cristo: Bia Ludymila – Jornalista (MTB 0081969/SP). O amor que transcende, o amor que transforma, o amor de uma mãe…

Arterapia é vida! – Por Hospital Fabiano de Cristo: Bonna Graziela Straccialini – Arteterapeuta do HEFC. A arte dá forma a pensamentos, emoções e ideias, não só do artista mas…

Sobre o Hospital

A missão do Hospital Espírita Fabiano de Cristo é ampliar a visão de saúde, doença e morte no cuidad’ integral da pessoa portadora da doença do câncer, levando em conta os aspectos físico, espiritual, social, cultural e ecológico. Seu objetivo é tornar-se um centro de referência internacional nessa área.

Os valores que guiam o trabalho do hospital são o amor, a integridade, a saúde, a evolução e a espiritualidade. A ideia surgiu quando um grupo de pessoas do Núcleo Espírita Cristão (NEC) realizava o serviço assistencial domiciliar para enfermos em convalescença e carência social. Eles perceberam que esses pacientes enfrentavam grandes dificuldades para se recuperar, principalmente devido às condições socioeconômicas em que viviam.

Sob orientação espiritual do mentor Dr. Romano, por intermédio do médium Sérgio Eduardo Miranda, assistido por Carlos Alberto Drago, o grupo teve a inspiração de criar um espaço para abrigar e cuidar dessas pessoas. Em 17 de outubro de 1992, foi criado o Hospital Espírita Fabiano de Cristo.

Localizado em Caieiras, o hospital aproveita a área geográfica com grande potencial energético e vibracional, com propriedades minerais que atendem as necessidades de recuperação, refazimento e reabilitação de pessoas portadoras de doenças degenerativas como o câncer. Em 17 de outubro de 1996, foi lançada a pedra fundamental no espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Caieiras para concessão de uso.

Em 10 de fevereiro de 2001, o Ambulatório Fabiano de Cristo foi inaugurado, oferecendo atendimento ambulatorial em diversas especialidades. Acima do ambulatório, encontra-se o Espaço Cultural Fabiano de Cristo, utilizado para a promoção de encontros, palestras, oficinas, shows e diversas outras ações.

O projeto do HEFC está em expansão. Além da manutenção dos atendimentos no Ambulatório, a construção do hospital permitirá ampliar os atendimentos, bem como oferecer opções de internação de acordo com a necessidade dos assistidos. Como parte do projeto de ampliação dos atendimentos, outros seis chalés serão construídos, cada um com seis leitos, permitindo um convívio familiar entre os pacientes de cada unidade.

Acesse o site ho Hospital.

Como chegar Hospital Fabiano de Cristo Caieiras – endereço e telefone

Endereço: Rua Canário, 600, Laranjeiras – Caieiras (SP)
Tel.: (11) 4441-3031 | (11) 94297-2924
E-mail: relacionamento@hefc.org.br

Leia mais em Saúde e Bem-Estar

Presunto cancerígeno? Embutido está no mesmo grupo do cigarro, mas não pelo motivo que você imagina
Saúde e Bem-Estar
OMS classifica presunto e outros embutidos no grupo 1 de câncer, junto do cigarro, mas médicos explicam que a lista mede evidência científica, não risco...
Nestlé tem venda de fórmulas infantis suspensa após alerta da Anvisa
Saúde e Bem-Estar
Anvisa proibiu venda e uso de lotes de fórmulas infantis da Nestlé após risco de contaminação por bactéria, com recall iniciado no Brasil e orientação para suspender...
Francisco Morato: Igreja Quadrangular fará coleta de sangue em 5 de janeiro
Saúde e Bem-Estar
Com agenda marcada, voluntários entram e saem da Rua Tupi, 152, no Belém Estação, entre 10h e 16h, em uma coleta externa organizada pela Igreja do Evangelho Quadrangular. O...
Caieiras na rota da ‘gripe K’? OMS alerta 2026 e Pará já detecta H3N2 variante K no Brasil
Saúde e Bem-Estar
Em dezembro, um informe de vigilância citou amostras do Pará com a variante genética K do influenza A(H3N2). A OMS, ao monitorar sequenciamentos desde agosto, classificou a...
Vespa do DF vira arma contra Alzheimer: UnB testa peptídeo e mira Anvisa, mas falta dinheiro
Tecnologia
A equipe da UnB diz ter ajustado a octovespina, testou versões com melhora de memória em modelos animais e agora tenta levar o composto ao cérebro por vias menos invasivas,...
Ressaca sem mito: o que médicos e nutricionista dizem para aliviar após festas e buscar socorro cedo
Saúde e Bem-Estar
Depois de uma noite de brindes, o relógio do corpo cobra com juros: acetaldeído, desidratação e inflamação viram dor de cabeça, náusea e irritação. A nutricionista...

Últimas novidades

Horóscopo do dia quarta-feira, 21/01/2026: Sol em Aquário e Lua rumo a Peixes — leitura prática signo a signo, sem ruído
Entretenimento
O céu de hoje inaugura um contraste produtivo: o Sol em Aquário coloca a mente no futuro — redes, decisões racionais, coragem de fazer diferente — enquanto a Lua, ao sair...
Juquery por Novas Lentes lança websérie e curso gratuito no MAOC em janeiro SP
Franco da Rocha
Entre janeiro e fevereiro, o projeto Juquery por Novas Lentes coloca o MAOC, em Franco da Rocha, no centro de uma conversa pública sobre arte, memória e saúde mental. São...
Mega-Sena 2962, Lotofácil 3592, Quina 6932, Timemania 2345 e Dia de Sorte 1166 tiveram números sorteados nesta terça, 20/01, pela Caixa em São Paulo
Cotidiano
Lotofácil, Quina, Mega-Sena, Timemania e Dia de Sorte revelaram as dezenas dos concursos desta terça-feira, com prêmios milionários em...
Tela Brasil: plataforma de filmes gratuita para brasileiros deve concorrer com a Netflix ainda esse ano
Entretenimento
Plataforma pública Tela Brasil chega em 2026 e promete acesso fácil e sem custo ao cinema nacional por meio do login...
CIC Jundiaí abre 110 vagas com Seara e Total Express em seleções nos dias 21 e 22 de janeiro
Jundiaí
O CIC Jundiaí realiza nos dias 21 e 22 de janeiro processos seletivos com a Seara e a Total Express, oferecendo 110 vagas para atendente e auxiliar de operações na...
Carnaval 2026: Bloco do Renatão confirma desfile em Caieiras SP no dia 7 de fevereiro
Caieiras
O Bloco do Renatão desfila em Caieiras no dia 7 de fevereiro, a partir das 14h, reunindo foliões de todas as idades no tradicional carnaval de rua da...

Jornal Fala Regional

Nosso objetivo é levar conteúdo de forma clara, sem amarras e de forma independente a todos. Atendemos pelo jornal impresso as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar, toda sexta-feira nas bancas. Pela internet o acesso é gratuito e disponível a todos a qualquer momento, do mundo inteiro.

Vamos Bater um Papo?