Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400: conheça a fábrica da Bajaj no Brasil

A Bajaj inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, localizada em Manaus, no dia 25 de junho de 2024. Esta planta industrial tem capacidade para produzir até 20 mil motocicletas por ano e emprega diretamente e indiretamente 150 pessoas. Esta é a primeira fábrica da Bajaj fora da Índia, destacando a importância do mercado brasileiro para a empresa.

Automóveis
Publicado por Bianca Ludymila em 29/06/2024
Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400: conheça a fábrica da Bajaj no Brasil

A operação da fábrica segue o regime CKD, no qual os componentes das motocicletas são importados desmontados e montados localmente. Com a nova planta em funcionamento, a Bajaj espera produzir inicialmente 1.5 mil motocicletas por mês, com a meta de alcançar 9 mil unidades até o final de 2024.

A Bajaj inaugurou sua primeira fábrica fora da Índia em Manaus. A planta tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e emprega diretamente e indiretamente 150 pessoas.
A Bajaj inaugurou sua primeira fábrica fora da Índia em Manaus. A planta tem capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e emprega diretamente e indiretamente 150 pessoas.

Os modelos produzidos na fábrica de Manaus incluem a Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400. A Dominar 400, modelo principal da Bajaj no Brasil, vendeu 1.891 unidades entre janeiro e maio de 2024, de acordo com dados da Fenabrave. Os preços dos modelos variam de R$ 16.900 a R$ 24.990.

A presença da Bajaj no Brasil é estratégica, dada a alta demanda por motocicletas no país. Segundo o Pew Research Center, o Brasil tem uma relação de moto por habitante de 29%, superior a de países como Argentina e Japão. A Bajaj busca aproveitar essa demanda crescente para se consolidar no mercado brasileiro.

De acordo com Waldyr Ferreira, diretor da Bajaj no Brasil, a empresa planeja expandir sua linha de produtos e aumentar a produção local. A meta é alcançar uma produção anual de 20 mil motocicletas até 2025. A Bajaj também está de olho nas metas ambientais e de nacionalização do novo marco regulatório do Governo Federal, o Mover.

A operação segue o regime CKD, onde componentes são importados desmontados e montados localmente. A produção inicial é de 1.5 mil motos por mês, com meta de 9 mil unidades em 2024.
A operação segue o regime CKD, onde componentes são importados desmontados e montados localmente. A produção inicial é de 1.5 mil motos por mês, com meta de 9 mil unidades em 2024.

A entrada da Bajaj no mercado brasileiro pode trazer benefícios para os consumidores, como melhores preços e mais opções de motocicletas. A competição entre as fabricantes tende a melhorar a qualidade dos produtos e os serviços de pós-venda e assistência técnica. A Bajaj aposta na qualidade e no preço competitivo de suas motocicletas para ganhar a confiança dos consumidores brasileiros.

Desde sua entrada no Brasil em dezembro de 2022, a Bajaj já comercializou mais de 7.5 mil motocicletas. A fábrica em Manaus permitirá à empresa aumentar significativamente sua presença no mercado e oferecer produtos mais competitivos e adaptados às necessidades dos consumidores brasileiros.

Com planos ambiciosos para o futuro, a Bajaj espera consolidar sua marca no Brasil, expandindo sua rede de distribuição e introduzindo novos modelos no mercado. A empresa acredita que a operação local contribuirá para o desenvolvimento da mão de obra e a criação de uma rede de fornecedores, essenciais para o sucesso da operação no país.

Fonte: Carro.Blog.Br e Bajaj.

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