Acesso ao eSocial agora requer contas Gov.br de níveis prata ou ouro
Essa transição, iniciada em dezembro do ano passado, foi concluída recentemente.
Desde a última segunda-feira (12), o acesso ao sistema eletrônico eSocial, que unifica informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de empregadores e empregados, só poderá ser feito através de contas Gov.br, utilizadas no Portal Único de Serviços do Governo Federal, nos níveis prata ou ouro.
Tanto pessoas físicas como empresas precisam se adequar às novas regras. O login tradicional, realizado por meio de códigos de acesso, começou a ser descontinuado em dezembro, sendo substituído pelo acesso via conta gov.br. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pelo eSocial, essa mudança traz maior segurança tanto para empregadores quanto para trabalhadores.
A partir de agora, apenas usuários com login Gov.br poderão elaborar e fechar a folha de pagamentos de junho, cujo prazo de vencimento é em 7 de julho.
As contas Gov.br possuem três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. O nível bronze é atribuído às contas cadastradas apenas com informações do CPF ou do INSS, assim como às contas cadastradas presencialmente nas unidades do INSS ou do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Já as contas de nível prata passam por validações adicionais, como a biometria facial da carteira de motorista, cadastro Sigepe para servidores públicos ou dados bancários de um dos sete bancos conveniados ao Portal Gov.br.
Por fim, as contas de nível ouro são validadas por biometria facial da Justiça Eleitoral ou por certificado digital compatível com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Aqueles que possuem contas de nível bronze podem elevar o nível de segurança realizando as validações necessárias para obter níveis superiores. Para mais informações sobre o procedimento, acesse o link disponibilizado.
*Com informações de Agencia Brasil.