Bancos digitais sofrerão grande evolução, desde pioneiros a adaptados

Bancos digitais prometem ser uma revolução, mas pioneirismo e surgimento de novas ideias não garantem o sucesso e a sustentabilidade do negócio, por existir uma grande ideia, ela pode também estar fadada ao fracasso, por mais que ela pareça promissora.

Brasil
Publicado por Bianca Ludymila em 27/11/2022
Bancos digitais sofrerão grande evolução, desde pioneiros a adaptados

O cenário dos bancos digitais têm mostrado que os pioneiros das ofertas digitais podem não ganhar espaço que figurava nos seus BPs originais. Ultimamente entrou uma enxurrada de concorrentes novos e quebrou todo o padrão das planilhas financeiras, além de possuírem a agilidade e adaptação dos grandes grupos tradicionais.

Cerca de 70 bancos digitais ativos no Brasil, tendo alguns mais sobressaídos, promoveram atendimentos com menos burocracia, mais agilidade, praticidade e comodidade ao cliente.

O objetivo claro dos bancos digitais atualmente, é proporcionar 100% de eficiência, fazendo com que todos os problemas a serem solucionados, abertura de contas, dúvidas e informações possam ser realizadas pelo seu smartphone, sem precisar que necessariamente compareça à uma agência.

Possuindo tecnologias mais baratas como cloud computing, IA, APIs, Mmachine learning entre outras, os bancos digitais ocuparam um grande espaço nessa nova realidade, fazendo com que os incumbentes tentassem entender e planejar algo para reagirem a essa tecnologia.

Apesar disso, ainda não houve uma evolução do padrão bancário tão impactante que impedisse os incumbentes de proporcionar uma reação.

O processo deverá demorar um pouco para evoluir o que conhecemos atualmente.
O processo deverá demorar um pouco para evoluir o que conhecemos atualmente.

Segundo a pesquisa mais recente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os gastos desses pequenos bancos com a tecnologia somaram R$ 19,6 bilhões no ano de 2018, correspondente a um crescimento de 3% comparado ao ano anterior.

Totalizando, R$ 10 bilhões foram aplicados para a software, para reforçar o foco no desenvolvimento de novos recursos e funcionalidades.

Não se aparenta muita diferença de preço, oferta e experiência em relação aos bancos nativos digitais, mostrando também que os consumidores ainda apresentam uma reserva em ter uma conta exclusivamente digital, devido aos costumes, hábitos e até a idade, pois pessoas mais idosas, tem dificuldade em incluir-se nessa nova Era.

De acordo com a pesquisa da Cantarino Brasileiro, lançada recentemente no CIAB, apontam que, 20% dos Brasileiros abririam uma conta em um banco digital, segundo aplicações, 3% dos Brasileiros têm conta somente em bancos digitais, 82% em bancos tradicionais e 15% em ambos (tradicional e digital).

Esse feedback deu como a iniciativa de reação dos bancos tradicionais, promovendo mudanças e reajustes em ofertas, serviços, atendimentos, tarifas, entre outros. Isso fez com que eles aumentassem a barreira de entrada dos bancos digitais e impedissem que seus clientes trocassem de banco.

Atendimentos mais funcionais e menos burocráticos tendem a ser o futuro bancário.
Atendimentos mais funcionais e menos burocráticos tendem a ser o futuro bancário.

No momento, os bancos grandes têm muito mais a ganhar do que os pequenos têm a perder, a mudança revolucionária desse padrão ainda não aconteceu como aconteceu no transporte, como por exemplo: a implementação do Uber, o fato de poder se locomover por um preço baixo e poder chamar o motorista de onde você estiver, tendo o aplicativo, fez uma mudança revolucionária, evidenciando que parte da população das grandes cidades nunca entraram em um táxi.

No cenário bancário o raciocínio é o mesmo, grande parte da população nunca teve uma conta digital, mas isso não significa que é em um nativo digital.

Todavia, é aparente uma grande mudança nesse cenário, o consumidor está tendo um acesso ilimitado a campanha de marketing de grandes investidores, que mostram possibilidades e eduquem os consumidores através de vídeos e experiências. Isso faz com que o cliente, exija mais do seu banco, sendo ele digital ou tradicional, alimentando a competição com mais desafios no mercado.

A transformação e pesquisas de inovações devem se manter constante em todo âmbito bancário, os pequenos inovadores fizeram e continuam fazendo muito para promover grandes mudanças significativas, isso serve tanto para os bancos digitais quanto para os bancos tradicionais, o espirito de competitividade trará muito impacto e novo desafios no mercado.

Com o andamento do regulatório do open banking no Brasil, a competitividade e inovações propostas de cada um, será posta à prova e questionadas para melhores desempenhos.

A liderança inovadora exige muita resiliência, coisa que os bancos têm de sobra, pois conseguem de reinventar mediante crises e grandes mudanças, a todos os bancos (tendo a maioria como digital), devem se sobressair e trabalhar duro para promover grandes melhorias na vida do consumidor.

*Com informações do Cantarino Brasileiro e Febraban.

Leia mais em Brasil

STF valida presença de símbolos religiosos em prédios públicos
Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que símbolos religiosos podem permanecer em prédios públicos brasileiros, desde que estejam alinhados à manifestação de tradições...
Janja ofende Elon Musk e provoca tensão diplomática entre Lula e Trump
Internacional
Janja ofendeu Elon Musk durante o G20, gerando reações de Musk e diplomatas, que apontam prejuízos à relação Brasil-EUA sob Trump. Lula criticou ofensas, enquanto...
Corpo é encontrado próximo ao STF após explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Brasil
A Praça dos Três Poderes em Brasília foi palco de explosões na noite de quarta-feira (13), com uma morte confirmada e evacuação de pessoas na área do Supremo Tribunal...
Proclamação da República: É feriado nacional dia 15 de novembro?
Brasil
A Proclamação da República, celebrada em 15 de novembro, é um feriado nacional no Brasil e representa o fim da monarquia e a instituição de um regime republicano liderado...
População em Favelas no Brasil Atinge 16,4 Milhões, Indica Censo do IBGE
Brasil
O Censo 2022 do IBGE aponta que 16,39 milhões de brasileiros, ou 8,1% da população, vivem em 12.348 favelas, com maior concentração no Sudeste. São Paulo, Rio de Janeiro e...
Assassinos de Marielle Franco são condenados pelo Tribunal do Júri no Rio de Janeiro
Brasil
Ronnie Lessa e Élcio Queiroz foram condenados pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Lessa, apontado como autor dos disparos, recebeu pena...

Últimas novidades

Raul Seixas é homenageado com Google Doodle e gera curiosidade sobre sua trajetória
Tecnologia
Google celebra os 79 anos do cantor Raul Seixas com um Doodle especial. Embora a data não corresponda ao aniversário real do artista, a homenagem destaca sua importância no...
Seguros e Sustentabilidade: O Desafio da Proteção em Meio à Transformação Social e Ambiental em Caieiras
Artigo
Os desafios enfrentados pelo setor de seguros, diante das pressões ambientais, sociais e econômicas, exigem uma constante adaptação. A Renova Seguros, atuando na região de...
Ballet aos 60: Transformando Sonhos em Movimento
Curiosidades
Lu Fernandez começou a dançar ballet aos 60, criando o projeto “Aulão do Bem.” Com mais de 200 participantes, promove saúde, inclusão e sustentabilidade em espaços...
Mais de 300 delegados são distribuídos para todas as regiões de SP; confira
Cidades
O Governo de São Paulo distribuiu mais de 300 delegados recém-formados para diferentes regiões do estado, com o objetivo de reforçar a Polícia Civil. A distribuição foi...
Desligue o Micro-ondas da Tomada Agora! Especialistas Revelam o Que Você Precisa Saber para Proteger Sua Casa
Curiosidades
Manter o micro-ondas desconectado da tomada quando fora de uso pode trazer vantagens para a segurança e economia doméstica. Evitar picos de energia e reduzir o consumo...
Confiança: Corretora de Seguros em Caieiras, conheça a Renova Seguros
Guia
A Renova Seguros é uma corretora localizada em Caieiras, oferecendo uma ampla gama de serviços de seguros personalizados, como seguros de vida, saúde, veículos e empresariais....

Jornal Fala Regional

Nosso objetivo é levar conteúdo de forma clara, sem amarras e de forma independente a todos. Atendemos pelo jornal impresso as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar, toda sexta-feira nas bancas. Pela internet o acesso é gratuito e disponível a todos a qualquer momento, do mundo inteiro.

Vamos Bater um Papo?