Praça Pro-Pólo: Caieiras é palco de manifestação juvenil

A ação, promovida pela Juventude em Movimento, contou com a movimentação de jovens e alunos que fizeram cartazes e participaram de uma roda de conversa para discutir as implicações da reforma nas disciplinas, no Enem e no vestibular.

Notícias
Publicado por Bianca Ludymila em 30/03/2023
Praça Pro-Pólo: Caieiras é palco de manifestação juvenil

Os manifestantes argumentam que a reforma prejudica os alunos da rede pública de ensino que desejam ingressar em uma universidade, e reivindicam um ensino público que valorize as disciplinas necessárias para um futuro digno.

Os protestantes alegam que a reforma prejudica os estudantes da rede pública de ensino que têm o objetivo de ingressar em uma universidade e exigem um sistema de ensino público que dê importância às disciplinas essenciais para um futuro digno. (Foto: reprodução redes sociais)
Os protestantes alegam que a reforma prejudica os estudantes da rede pública de ensino que têm o objetivo de ingressar em uma universidade e exigem um sistema de ensino público que dê importância às disciplinas essenciais para um futuro digno. (Foto: reprodução redes sociais)

A ação foi pacífica, informativa e organizada pelos próprios jovens e alunos presentes, sem apoio de qualquer entidade ou partido. Durante o encontro, houve debates, troca de informações, poesia e rima.

É importante destacar que a reforma do ensino médio foi implementada em 2017, pelo governo Michel Temer, e prevê mudanças significativas na estrutura curricular e na organização das disciplinas. Desde então, a reforma tem sido alvo de críticas e controvérsias em todo o país.

Os manifestantes argumentam que a reforma prejudica os alunos da rede pública de ensino que desejam ingressar em uma universidade, e reivindicam um ensino público que valorize as disciplinas necessárias para um futuro digno. (Foto: reprodução redes sociais)
Os manifestantes argumentam que a reforma prejudica os alunos da rede pública de ensino que desejam ingressar em uma universidade, e reivindicam um ensino público que valorize as disciplinas necessárias para um futuro digno. (Foto: reprodução redes sociais)

Sobre a reforma estudantil

A Reforma do Ensino Médio foi uma mudança significativa na estrutura curricular e na organização das disciplinas do ensino médio brasileiro, implementada em 2017 pelo governo Michel Temer.

Antes da mudança, o currículo do ensino médio era dividido em disciplinas obrigatórias e optativas, e as matérias eram distribuídas de maneira uniforme para todos os alunos. Com a reforma, o currículo passou a ser mais flexível, permitindo que os alunos escolham parte das disciplinas que irão estudar, de acordo com seus interesses e projetos de vida.

Além disso, a reforma prevê a criação de cinco áreas de conhecimento, nas quais as disciplinas serão agrupadas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Formação Técnica e Profissional. Os alunos terão que cursar obrigatoriamente apenas as disciplinas das áreas de Linguagens e Matemática, enquanto as outras áreas serão optativas.

Outra mudança importante foi a ampliação da carga horária mínima do ensino médio, de 800 horas para 1.000 horas anuais. A reforma também estabeleceu que os estudantes devem ter uma formação técnica e profissional, oferecida tanto dentro das escolas como em instituições parceiras.

A Reforma do Ensino Médio foi alvo de críticas e controvérsias, principalmente por ter sido implementada sem uma ampla discussão com a sociedade civil e com os profissionais da educação.

Local onde os estudantes se reuniram em nome de uma sociedade melhor, mais estudada e mais justa. (Foto: reprodução google maps)
Local onde os estudantes se reuniram em nome de uma sociedade melhor, mais estudada e mais justa. (Foto: reprodução google maps)

Alguns críticos argumentam que a reforma pode aprofundar as desigualdades educacionais, já que as escolas mais vulneráveis podem ter dificuldades para oferecer as disciplinas optativas e a formação técnica e profissional. Outros apontam que a reforma pode afetar a qualidade do ensino, uma vez que a redução da carga horária de algumas disciplinas pode comprometer a formação geral dos estudantes.

A mudança no Ensino Médio foi significativa para o país de modo geral, que buscou tornar o currículo mais flexível e adaptado às necessidades dos estudantes. No entanto, a reforma ainda é alvo de críticas e discussões, especialmente em relação à sua implementação e aos seus impactos na qualidade e na equidade do ensino.

*Com informações de Rádio tv regional

Leia mais em Notícias

STF valida presença de símbolos religiosos em prédios públicos
Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que símbolos religiosos podem permanecer em prédios públicos brasileiros, desde que estejam alinhados à manifestação de tradições...
Raul Seixas é homenageado com Google Doodle e gera curiosidade sobre sua trajetória
Tecnologia
Google celebra os 79 anos do cantor Raul Seixas com um Doodle especial. Embora a data não corresponda ao aniversário real do artista, a homenagem destaca sua importância no...
Seguros e Sustentabilidade: O Desafio da Proteção em Meio à Transformação Social e Ambiental em Caieiras
Artigo
Os desafios enfrentados pelo setor de seguros, diante das pressões ambientais, sociais e econômicas, exigem uma constante adaptação. A Renova Seguros, atuando na região de...
Ballet aos 60: Transformando Sonhos em Movimento
Curiosidades
Lu Fernandez começou a dançar ballet aos 60, criando o projeto “Aulão do Bem.” Com mais de 200 participantes, promove saúde, inclusão e sustentabilidade em espaços...
Janja ofende Elon Musk e provoca tensão diplomática entre Lula e Trump
Internacional
Janja ofendeu Elon Musk durante o G20, gerando reações de Musk e diplomatas, que apontam prejuízos à relação Brasil-EUA sob Trump. Lula criticou ofensas, enquanto...
Desligue o Micro-ondas da Tomada Agora! Especialistas Revelam o Que Você Precisa Saber para Proteger Sua Casa
Curiosidades
Manter o micro-ondas desconectado da tomada quando fora de uso pode trazer vantagens para a segurança e economia doméstica. Evitar picos de energia e reduzir o consumo...

Últimas novidades

Mais de 300 delegados são distribuídos para todas as regiões de SP; confira
Cidades
O Governo de São Paulo distribuiu mais de 300 delegados recém-formados para diferentes regiões do estado, com o objetivo de reforçar a Polícia Civil. A distribuição foi...
Confiança: Corretora de Seguros em Caieiras, conheça a Renova Seguros
Guia
A Renova Seguros é uma corretora localizada em Caieiras, oferecendo uma ampla gama de serviços de seguros personalizados, como seguros de vida, saúde, veículos e empresariais....
Caravana do Caminhão Coca-Cola vai passar por Jundiaí em 20/11
Jundiaí
A Caravana de Natal da Coca-Cola passará por Jundiaí em 20 de novembro, trazendo toda a magia do Natal com um show de luzes e efeitos sensoriais. A ação, realizada em parceria...
Governo de SP abre vagas para curso gratuito em inteligência artificial em parceria com Google Cloud
São Paulo
O Governo de São Paulo, em parceria com o Google Cloud e a Fundação de Apoio à Tecnologia (Fat), está oferecendo 3,5 mil vagas para um curso on-line gratuito sobre...
Turismo em São Roque: História, Enoturismo e Rota do Vinho Próximos a São Paulo
São Roque
São Roque, a 60 km de São Paulo, oferece turismo histórico, enogastronômico e natural. Conhecida pela Rota do Vinho, a cidade conta com vinícolas tradicionais e atrativos...
Incêndio atinge shopping de comércio popular no Brás, em São Paulo
São Paulo
Um incêndio de grandes proporções atingiu o Shopping 25 de Março, localizado na Rua Barão de Ladário, no Brás, região central de São Paulo, na manhã desta quarta-feira...

Jornal Fala Regional

Nosso objetivo é levar conteúdo de forma clara, sem amarras e de forma independente a todos. Atendemos pelo jornal impresso as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar, toda sexta-feira nas bancas. Pela internet o acesso é gratuito e disponível a todos a qualquer momento, do mundo inteiro.

Vamos Bater um Papo?