Pesquisa da USP Revela como Emoções Humanas Afetam Comportamento dos Cães
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) conduziram um estudo para investigar a relação entre as emoções humanas e o comportamento dos cães.
Os resultados indicaram que os cães são capazes de distinguir expressões faciais humanas e reagem de forma diferente diante delas.
A relação entre humanos e cães é antiga e complexa, e esses animais desenvolveram habilidades sociais ao longo do processo evolutivo compartilhado. O estudo, liderado pela pesquisadora Natália de Souza Albuquerque, do Instituto de Psicologia (IP) da USP, analisou como os cães reagem a expressões faciais positivas e negativas das pessoas.
Os experimentos mostraram que os cães mudam seus comportamentos físicos, como explorar o ambiente e a posição do rabo, em resposta a expressões faciais humanas. Em situações onde as expressões faciais eram positivas, os cães se aproximavam mais das pessoas e exibiam comportamentos associados à busca de informações do ambiente. Por outro lado, diante de expressões negativas, os cães se mantinham mais afastados e demonstravam menor interesse pelo ambiente.
Os pesquisadores também observaram que, em situações neutras, onde as expressões faciais eram neutras, os cães apresentavam comportamentos relacionados ao contato físico, como pular nas pessoas. Isso sugere que, nessas situações, os cães não tinham informações claras sobre como se comportar.
A pesquisa reforça a ideia de que os cães são sensíveis às emoções humanas e utilizam essas informações para interpretar o ambiente em que estão inseridos. A relação próxima entre humanos e cães é marcada por trocas emocionais, e essas descobertas proporcionam uma melhor compreensão sobre como as emoções humanas podem influenciar o comportamento desses animais.
Estudo Científico Busca Desvendar a Vida Emocional dos Cães e Suas Reações às Emoções Humanas
Natália Albuquerque e Paulo Souza lideram uma pesquisa pioneira que busca compreender a vida emocional dos cães e como eles reagem às ações e emoções humanas. Reconhecendo a dificuldade em entender completamente o universo emocional desses animais, os pesquisadores acreditam que esse estudo é o primeiro passo para decifrar, de forma científica, as indicações de postura corporal, comportamento e emoções caninas.
Além de ser um avanço teórico no campo da etologia animal, esse conhecimento também tem aplicação prática e relevante no cotidiano dos tutores de cães. Ao compreender melhor as emoções dos animais e suas reações às nossas expressões e comportamentos, é possível garantir o bem-estar dos cães e construir relações mais harmoniosas e positivas entre humanos e seus fiéis companheiros.
*Com informações de jornal da USP.