Perguntam-se usuários após tantos transtornos: Caieiras terá mudanças ou melhorias reais nas linhas de ônibus?

Viação Cidade de Caieiras vence licitação, assina contrato com prefeitura por mais 15 anos e usuários reclamam e duvidam dos serviços.

Caieiras
Publicado por Bianca Ludymila em 22/06/2023
Perguntam-se usuários após tantos transtornos: Caieiras terá mudanças ou melhorias reais nas linhas de ônibus?

Com opiniões divididas, empresa prestadora de serviços no transporte público municipal há mais de tês décadas, vence o novo processo licitatório e prorroga prestação de serviços por mais uma década e meia, segundo a prefeitura, com alterações válidas no contrato. Vamos acompanhar o que está acontecendo e o que a prefeitura diz, por um lado e outro lado, os munícipes.

No dia 21 de junho, foi assinado um novo edital para o transporte público de Caieiras, trazendo uma série de melhorias e mudanças significativas para o serviço. A empresa Viação Caieiras foi anunciada como a vencedora do processo licitatório, que envolveu um extenso processo com 16 audiências públicas e estudos detalhados.

Oficializada a assinatura do contrato para o novo modelo de transporte público em Caieiras, a empresa ja é atualmente responsável pelo serviço e foi vencedora do processo de licitação. Reassumirá a operação dos ônibus pelos próximos anos. Decisão que tem gerado controvérsias e muita polêmica, uma vez que a empresa tem enfrentado críticas constantes por parte da população ao longo dos anos.

Vale ressaltar que essa medida contraria o compromisso assumido pelo prefeito Gilmar Soares Vicente, popularmente conhecido como Lagoinha, durante sua campanha eleitoral, quando afirmou que não renovaria o contrato com a mencionada empresa.

Entre as principais mudanças introduzidas pelo novo modelo está o aumento da frota de ônibus, que passará de 37 para 50 veículos. Além disso, será implementada a integração gratuita unidirecional dentro do município, permitindo que os passageiros realizem conexões entre diferentes linhas sem custo adicional dentro de um período de uma hora e meia.

Outra novidade relevante é a opção de carregamento online dos cartões de transporte, proporcionando maior conveniência e agilidade aos usuários. O novo edital também prevê a aplicação de penalidades e multas à empresa em caso de atrasos ou descumprimento das obrigações contratuais.

Mudanças

O principal objetivo dessas mudanças é encurtar o tempo de viagem e reduzir o período de espera nos pontos de ônibus e nas estações de transporte público. Nos últimos 30 anos, o serviço de transporte em Caieiras não passou por alterações significativas, tornando essa renovação uma conquista importante para a população.

A implementação do novo modelo está programada para o dia 1º de julho deste ano. Além das melhorias mencionadas, o edital também estabelece a obrigação de renovar a frota anualmente, com a substituição de 5 ônibus antigos por veículos novos. Além disso, os veículos serão monitorados por GPS, o que contribuirá para um melhor controle e eficiência do serviço.

O contrato firmado entre a Viação Caieiras e a prefeitura terá duração de 15 anos, representando uma redução de 50% em relação ao contrato anterior, que era válido por 30 anos. Essa diminuição busca trazer mais dinamismo ao serviço de transporte público, possibilitando ajustes e melhorias ao longo do tempo.

“Parabenizamos a Viação Caieiras por ter conquistado a licitação do transporte público e esperamos que essa vitória resulte em um serviço de qualidade para todos os moradores de Caieiras, oferecendo deslocamentos mais eficientes e confortáveis”, declara a Prefeitura de Caieiras em suas redes sociais.

Opinião dos usuários é diferente, é negativa sobre a Viação Cidade de Caieiras: serviço ruim

Já os munícipes que fazem uso dos serviços não estão convencidos de que a prestação de serviços será de qualidade, ainda menos terá melhorias reais. Vamos acompanhar algumas opiniões:

Denúncia feita por imprensa local. (Foto: redes sociais)
Denúncia feita por imprensa local. (Foto: redes sociais)

A opinião dos usuários sobre a qualidade do serviço prestado pelo transporte público tem sido crítica, gerando polêmica e discussões acaloradas.

Diversos posicionamentos têm surgido, questionando a acessibilidade do contrato para a população. Alguns usuários argumentam que, após décadas de monopólio da empresa responsável pelo transporte público, a renovação do contrato por mais 15 anos levanta questionamentos.

Eles ressaltam a falta de um planejamento de mobilidade eficiente e urgente, especialmente levando em consideração o trânsito caótico enfrentado pelos moradores ao sair da cidade todas as manhãs, inclusive aos finais de semana.

Além disso, apontam a ausência de viabilidade para novas rotas e a falta de integração entre os bairros. Questionam se estão equivocados em suas observações e expressam descontentamento com a falta de retorno por parte da empresa em relação ao desenvolvimento social, esportivo e cultural da cidade.

O desenrolar dessa história desperta curiosidade e preocupação sobre o futuro da população, pois as ações tomadas hoje terão implicações no amanhã. A munícipe que se manifestou demonstrou indignação diante da situação, afirmando que não há ônibus adequados nas linhas.

Ela relata uma experiência em que esperou 1 hora e 30 minutos no ponto de ônibus, sendo obrigada a recorrer a um serviço de transporte particular, o Uber, e ter um custo adicional de 15 reais para cumprir um compromisso. Considera isso uma palhaçada e afirma que a viação responsável pelo transporte, além de ser cara para o trajeto do bairro ao centro, trata com descaso o público que depende do serviço.

Ela ainda compara a situação atual com a época em que estudava, em que os ônibus passavam em intervalos de 30 minutos, enquanto hoje precisam esperar horas no ponto. A munícipe acredita que a prefeitura deveria ter ouvido as demandas da população antes de renovar o contrato com uma empresa que não demonstra interesse em melhorar o serviço.

Há uma variedade de opiniões surgindo em relação à acessibilidade do contrato para a população. Diversos usuários estão questionando o fato de que, após décadas de monopólio da empresa responsável pelo transporte público, a renovação do contrato por mais 15 anos está gerando dúvidas e preocupações. (Foto: redes sociais)
Há uma variedade de opiniões surgindo em relação à acessibilidade do contrato para a população. Diversos usuários estão questionando o fato de que, após décadas de monopólio da empresa responsável pelo transporte público, a renovação do contrato por mais 15 anos está gerando dúvidas e preocupações. (Foto: redes sociais)

Em resposta às críticas, a prefeitura lamenta os transtornos ocorridos e afirma que, a partir do dia 1º de julho, a frota de ônibus e a qualidade do transporte público irão melhorar. Salienta que houve ampla discussão e debate até a elaboração do edital, que inclui diversas garantias, como a aplicação de multas caso a empresa vencedora descumpra suas obrigações.

Entre opiniões: “Teve redução de tarifa? Algum benefício ao consumidor Caieirense? Ônibus com ar condicionado? Pq pagamos o mesmo valor que os ônibus de cidades grandes e não temo ônibus novos”, indaga usuário ainda sem respostas até o fechamento desta matéria.

A prefeitura busca tranquilizar os usuários e reforça seu compromisso em aprimorar o serviço oferecido pela viação contratada.

Vamos acompanhar e cobrar as melhorias que estão sendo diariamente reafirmadas!

Leia mais em Caieiras

Helicóptero cai na região de Caieiras; duas pessoas morrem, uma criança e o piloto são resgatados com vida
Caieiras
Na noite de quinta-feira (16), um helicóptero caiu em uma área de mata fechada em Caieiras, na Grande São Paulo, resultando em duas mortes e dois sobreviventes. A aeronave...
Caieiras celebra 66 anos: das raízes históricas ao futuro promissor
Caieiras
Caieiras celebra hoje 66 anos de emancipação política! Parabéns a todos os caieirenses que constroem diariamente uma cidade melhor. Que o futuro traga ainda mais...
Recadastramento obrigatório de aposentados em Caieiras
Caieiras
Aposentados e pensionistas de Caieiras devem se recadastrar até 25/10. O recadastramento pode ser online ou presencial. Desafios sociais, econômicos e digitais afetam o...
Biblioteca de Caieiras encerra Viagem Literária com Cristovão Tezza
Caieiras
Cristovão Tezza encerra o projeto Viagem Literária na Biblioteca Municipal de Caieiras, conectando jovens leitores à literatura e promovendo a inclusão social e cultural na...
Homem Belga é detido pela GCM em Caieiras
Caieiras
Um homem belga foi detido pela GCM em Caieiras nesta sexta-feira, 11 de outubro, por suposta violência doméstica. A ocorrência está em andamento na delegacia, onde o suspeito...
Veículo furtado em Franco da Rocha é recuperado pela GCM em ação rápida
Caieiras
Na tarde de quarta-feira, um carro foi furtado no estacionamento do Ricoy, em Franco da Rocha. O dono acionou a GCM de Caieiras, que localizou o veículo em menos de uma hora, na...

Últimas novidades

Em formatura da GCM, secretário de Nunes diz: “Que chore a mãe do criminoso”
São Paulo
Orlando Morando, secretário de Segurança Urbana de São Paulo, afirmou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) deve agir com firmeza e utilizar equipamentos de ponta, como fuzis,...
Influenciador e empresário morre após anestesia para fazer tatuagem
Saúde e Bem-Estar
Empresário e influenciador Ricardo Godoi faleceu durante a aplicação de anestesia geral em um hospital de Itapema, SC, para realização de uma tatuagem. A Polícia Civil...
Donald Trump assume como 47º presidente dos Estados Unidos
Internacional
Com planos de enviar astronautas a Marte e expandir o território, Trump prometeu fortalecer a soberania americana, priorizando uma nação próspera e livre, pronta para novos...
Jornalista esportivo Léo Batista morre aos 92 anos no Rio de Janeiro
Cotidiano
Léo Batista, renomado jornalista esportivo e locutor, faleceu no Rio de Janeiro aos 92 anos. Ele era conhecido por sua longa carreira na TV Globo e sua voz marcante. Enfrentava...
Sisu 2025 abre consulta para 261 mil vagas em universidades públicas de todo o Brasil
Notícias
O Sisu 2025 disponibiliza 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação em instituições públicas. Com inscrições de 17 a 21 de janeiro, o sistema inclui programas como...
STF: Alexandre de Moraes recusa devolução do passaporte de Bolsonaro por risco de fuga
Política
O Supremo Tribunal Federal negou o pedido de Jair Bolsonaro para a devolução de seu passaporte. A decisão se baseou no risco de fuga e na falta de comprovação oficial de um...

Jornal Fala Regional

Nosso objetivo é levar conteúdo de forma clara, sem amarras e de forma independente a todos. Atendemos pelo jornal impresso as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar, toda sexta-feira nas bancas. Pela internet o acesso é gratuito e disponível a todos a qualquer momento, do mundo inteiro.

Vamos Bater um Papo?