Operação do Governo de SP traz primeiro trem da Linha 17-Ouro até a capital
Uma operação especial realizada pelo Governo de São Paulo trouxe o primeiro trem da futura Linha 17-Ouro do Metrô até a capital. O trem, fabricado na China, foi transportado do porto de Santos para o Pátio Água Espraiada, na zona sul de São Paulo, em uma operação que mobilizou mais de 40 pessoas e oito veículos de grande porte. O comboio, que incluiu carretas e caminhões, percorreu um trajeto de 70 quilômetros ao longo da madrugada de sábado (7) para domingo (8), com o objetivo de minimizar os impactos no tráfego.
O governador Tarcísio de Freitas acompanhou de perto a chegada do trem e ressaltou a importância do evento para a mobilidade urbana da cidade. Ele destacou que a retomada das obras da Linha 17-Ouro, paralisadas há 12 anos, é um marco importante para seu governo, que busca concretizar projetos estagnados. O trem faz parte de uma frota de 14 composições que serão utilizadas na linha, conectando o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda.
Cinco carretas foram utilizadas para transportar a estrutura do monotrilho, enquanto três caminhões trouxeram os gangways, as estruturas de conexão entre os vagões. O percurso contou com o apoio da concessionária responsável pela rodovia dos Imigrantes e dos órgãos municipais de tráfego ao passar por Diadema e São Paulo. O comboio somou 150 metros, o equivalente a mais de dois quarteirões de extensão, e foi cuidadosamente planejado para garantir que o transporte ocorresse sem grandes transtornos.
A montagem do trem deve levar até 30 dias no Pátio Água Espraiada, onde os testes estáticos e dinâmicos serão realizados nas vias já construídas. Esses testes são essenciais para a obtenção do certificado de segurança e a liberação da operação da linha. De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, a previsão é que a Linha 17-Ouro transporte mais de 90 mil passageiros por dia em suas oito estações.
Os trens da Linha 17-Ouro foram adquiridos da empresa chinesa BYD e possuem tecnologia avançada de operação automática (UTO). Utilizando o sistema de sinalização CBTC, os trens podem se comunicar por meio de rádio digital, permitindo maior proximidade entre as composições e redução do intervalo entre as viagens. Cada trem é composto por cinco carros, com um total de 114 assentos e capacidade para transportar até 616 passageiros, incluindo áreas para pessoas com deficiência.
A operação do monotrilho será realizada sobre uma viga de concreto de 800mm de largura, e a composição terá uma velocidade máxima de 80 km/h. O sistema de tração dos trens é alimentado por baterias, que garantem o deslocamento seguro para a estação mais próxima em caso de falha de energia. O projeto também contempla normas de acessibilidade e segurança, com portas de 1,6 metros de largura, janelas panorâmicas e sistemas de comunicação audiovisual a bordo.
Essa primeira composição é a única a chegar ao Brasil em 2024, com o restante da frota programada para ser entregue ao longo de 2025. O trem navegou por 40 dias desde o porto de Zhangjiagang, na China, até chegar a Santos. A expectativa é que a conclusão dos testes e a liberação para operação aconteçam nos próximos meses, marcando um importante passo para a melhoria da mobilidade urbana em São Paulo.
Fonte: Governo-SP.