Nova onda de Covid pode fazer número de mortes chegar a 700 mil
Quem acha que o Brasil caminhava para se livrar da Covid-19 deve rever seus conceitos. A transmissão voltou a chamar atenção e o aumento no número de casos de internações demanda cuidados.
De acordo com a última atualização do Conass, Conselho Nacional de Secretarias de Saúde, o país registrou 13.501 novos casos e 26 mortes durante 24 horas no último sábado, 26. Como aos finais de semana há subnotificação, o número atual provavelmente é ainda maior. Por enquanto, a média móvel dos últimos 7 dias está em 22.256 casos e 78 óbitos. Só na última sexta-feira, 25, de acordo com o Conass, foram 101 mortes e 44.830 novos casos.
Até agora, desde o início da pandemia em 2020, segundo o Ministério da Saúde, já são 35 milhões de casos confirmados e quase 690 mil mortes no total.
Leia também: Uso de máscara voltou a ser obrigatório no transporte público em São Paulo
Para frear esses números, as autoridades de saúde têm tomado medidas. Uma delas é ampliar a divulgação em relação a vacina. A Anvisa retomou a obrigatoriedade do uso de máscara em aeroportos e aviões e as secretarias estaduais de saúde também retomaram a obrigatoriedade no transporte público.
Em São Paulo, a prefeitura tem distribuído 1 milhão de máscaras descartáveis para a população nos 32 terminais de ônibus como uma forma de conscientizar a população.
Em Franco da Rocha, a partir desta segunda-feira, 28 de novembro, passa a ser obrigatório o uso de máscara de proteção individual no transporte público coletivo de passageiros, bem como nos locais de acesso, embarque e desembarque. A medida segue o Decreto Municipal nº 3.306/2022.