Lula passa por cirurgia para a retirada de uma lesão na garganta
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito nas eleições de outubro deste ano, foi internado na manhã do domingo, 20, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a retirada de uma lesão (leucoplasia) benigna da prega vocal esquerda.
O procedimento, segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da unidade de saúde, ocorreu bem e o petista teve alta no mesmo dia.
Tão logo chegou ao Brasil, após voltar de viagem da Europa e se encontrar com o presidente e o primeiro-ministro de Portugal, no sábado, 19, Lula passou por exames prévios. Antes de ir a terras portuguesas, o político esteve no Egito, onde participou, e discursou, na COP27, conferência do clima da ONU, Organização das Nações Unidas.
A voz desgastada durante a campanha eleitoral, entrevistas e debates na televisão geraram boatos sobre a saúde de Lula. Há mais de 10 anos, o presidente eleito pela terceira vez, já teve um câncer na laringe e precisou passar por quimioterapia.
O que é leucoplasia?
A leucoplasia é uma lesão de placas ou manchas brancas que pode se desenvolver na região da laringe, como o caso de Lula, na língua, no interior das bochechas e nas gengivas.
Essa é uma resposta das células da região por conta de várias “agressões”, que podem ser desencadeadas pelo:
Tabaco;
Consumo frequente de álcool;
Refluxo gastrosofágico.
O principal sintoma da leucoplasia é a rouquidão.