Governo de SP Inova em Sustentabilidade com Parceria da ONU
São Paulo é o único governo subnacional do mundo a integrar a Rede de Soluções Sustentáveis em Água e Energia da ONU. A parceria, firmada com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, dá visibilidade às práticas sustentáveis do estado e promove uma abordagem integrada com soluções internacionais.
A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, representou São Paulo no painel “Ecossistemas aquáticos e terrestres” no II Simpósio Global sobre Soluções Sustentáveis de Água e Energia, realizado em Madri. Natália Resende apresentou o Plano Estadual do Meio Ambiente, destacando ações em mitigação, adaptação e resiliência climática.
O programa Finaclima SP foi um dos projetos apresentados, com o objetivo de captar recursos privados e internacionais para financiar projetos ambientais estratégicos. Natália ressaltou a importância da troca de informações com parceiros da rede para aumentar as chances de captar novos recursos.
Na próxima segunda-feira, em Londres, Natália Resende assinará um acordo com a University College London (UCL) e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). O acordo visa criar o Observatório Social de Infraestrutura Sustentável, que irá analisar o impacto social da infraestrutura nos projetos do estado.
O Observatório tem como objetivo avaliar como os projetos de infraestrutura afetam diferentes comunidades e garantir que as políticas considerem os impactos em populações vulneráveis. Essa colaboração busca promover práticas que equilibram crescimento econômico, justiça social e proteção ambiental.
A inclusão de São Paulo na Rede de Soluções Sustentáveis em Água e Energia da ONU coloca o estado em destaque no cenário internacional. A parceria amplia as possibilidades de financiamento e colaboração para o desenvolvimento sustentável.
*Fonte: Governo-SP.