Foto: Reprodução / Governo de SP
Ainda no sábado, a Linha 11-Coral passará por operação assistida entre 11h e meia-noite, com mudanças nos intervalos ao longo do dia. Entre 21h e meia-noite, os trens circularão exclusivamente pela plataforma 1 nas estações Antonio Gianetti Neto e Ferraz de Vasconcelos. Técnicos da CPTM estarão envolvidos em trabalhos de reconstrução da via, soldagens, limpeza da faixa de trilhos, alívio de tensão e correções geométricas na malha ferroviária.
As mudanças se estendem também à Linha 12-Safira, que terá o embarque e desembarque centralizado na plataforma 1 das estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista, entre 23h e meia-noite do sábado. O objetivo é realizar ajustes na rede de energia aérea, garantindo maior estabilidade e segurança ao sistema.
No domingo (27), a interrupção mais impactante ocorrerá na Linha 11-Coral, com o bloqueio completo do trecho entre as estações Guaianases e Ferraz de Vasconcelos durante todo o horário de funcionamento. Para suprir a demanda, o sistema Paese será acionado, oferecendo transporte por ônibus entre as estações afetadas, com embarque autorizado mediante distribuição de senhas. A integração gratuita será realizada nas estações Guaianases, Ferraz de Vasconcelos e Antonio Gianetti Neto, garantindo o retorno ao sistema ferroviário sem custo adicional.
Os pontos de embarque para os ônibus do Paese foram organizados estrategicamente: na Estação Guaianases, os veículos sairão do Terminal Sul (Rua Salvador Gianetti); em Ferraz de Vasconcelos, a parada será na Rua Vereador Diomar Novaes; e em Antonio Gianetti Neto, na Avenida Governador Jânio Quadros, número 1200.
O serviço 710 também terá novas alterações no domingo. Das 4h às 6h, as composições que seguem para Rio Grande da Serra continuarão sem parada na Estação Piqueri, obrigando os usuários a fazerem baldeação nas estações Lapa e Pirituba. Já entre 8h e 18h, o cenário se inverte: os trens rumo à Estação Jundiaí não atenderão a Piqueri, exigindo dos passageiros uma mesma lógica de deslocamento reverso.
Além dos trechos e horários com suspensão de parada, também haverá alterações nos acessos às plataformas: a Estação Capuava operará exclusivamente pela plataforma 1, e a Estação Mauá utilizará a plataforma central 3 durante todo o domingo.
Outro destaque é o serviço Expresso Aeroporto, que excepcionalmente, das 5h às 19h do domingo, terá como ponto de chegada e partida a Estação da Luz — em substituição ao terminal habitual. A mudança visa garantir fluidez à operação, diante do volume de ajustes nas demais linhas.
As alterações, ainda que necessárias para garantir melhorias estruturais e operacionais, colocam à prova a logística dos passageiros que já enfrentam, em dias comuns, lotações e atrasos. A orientação da CPTM é que os usuários acompanhem em tempo real as atualizações pelos canais oficiais, planejem rotas alternativas e considerem antecipar ou reorganizar seus horários de deslocamento.