China e Coreia do Sul Fortalecem Laços e Resistem à Interferência, Anuncia o Primeiro-Ministro Chinês
Jacarta, 7 de setembro (Xinhua) – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, declarou nesta quinta-feira que a China está pronta para colaborar com a Coreia do Sul no aprimoramento de seus laços, resistindo à interferência externa e promovendo relações bilaterais que reflitam às mudanças dos tempos.
Li fez essas observações durante uma reunião com o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, à margem das reuniões de líderes sobre cooperação no Leste Asiático, realizadas em Jacarta. As reuniões incluíram a 26ª Cúpula China-ASEAN, a 26ª Cúpula ASEAN Mais Três e a 18ª Cúpula do Leste Asiático.
Li destacou que durante a Cúpula do Grupo dos 20 (G20) em Bali, no ano passado, o presidente Xi Jinping e o presidente Yoon Suk-yeol tiveram discussões profundas sobre as relações bilaterais.
O primeiro-ministro chinês também instou ambos os lados a implementarem o importante consenso alcançado pelos líderes de seus respectivos países, a manterem a intenção original de estabelecer relações diplomáticas sólidas e a fortalecer a confiança política mútua. Isso, segundo ele, beneficiaria ambos os povos e promoveria a paz, a estabilidade, o desenvolvimento e a prosperidade na região.
Li enfatizou a importância de seguir a orientação geral de boa vizinhança e amizade, de aprofundar os intercâmbios e a cooperação em várias áreas e de enfrentar juntos desafios e dificuldades.
Ele também mencionou a necessidade de expandir os interesses comuns, acelerar as negociações da segunda fase do acordo de livre comércio China-Coreia do Sul e explorar a colaboração em novas áreas de crescimento, como indústrias de alta tecnologia, verdes e de baixo carbono.
Além disso, Li incentivou ambos os países a manterem a operação estável e suave das cadeias industriais e de abastecimento, visando a aumentar os benefícios mútuos e alcançar resultados de ganhos recíprocos.
Li também destacou a importância de respeitar os interesses fundamentais e as principais preocupações de cada nação, bem como de salvaguardar os interesses gerais das relações bilaterais.
O primeiro-ministro chinês enfatizou o apoio contínuo da China à reconciliação e à cooperação entre as duas Coreias, bem como à manutenção da paz e estabilidade na península coreana.
O presidente sul-coreano desejou sucesso aos Jogos Asiáticos de Hangzhou e enfatizou os significativos avanços nas relações bilaterais nos últimos 30 anos. Ele expressou a disposição da Coreia do Sul de colaborar com a China em várias áreas, incluindo economia, comércio e cultura, e de promover o desenvolvimento estável e sólido das relações bilaterais.
Yoon também demonstrou interesse em fortalecer a coordenação entre a Coreia do Sul, a China e o Japão.
A reunião contou com a presença de Wu Zhenglong, entre outros líderes.