Bandeirantes é liberada pela PM após manifestação de indígenas do Jaraguá
Por volta das 9h desta terça-feira (30), a Polícia Militar (PM) utilizou bombas de gás e jatos de água para dispersar a manifestação dos indígenas Guaranis, que bloqueavam completamente a Rodovia dos Bandeirantes, no sentido São Paulo, próximo ao quilômetro (km) 20. A ação policial resultou na liberação da via para o tráfego de veículos.
Os indígenas, residentes no Pico do Jaraguá, em São Paulo, protestavam contra a votação do Projeto de Lei (PL) 490/2007, em pauta no plenário da Câmara dos Deputados no mesmo dia. Esse projeto busca estabelecer um marco temporal para a demarcação de terras indígenas.
Para as lideranças indígenas, essa proposta representa uma grave ameaça à sua vida e, por esse motivo, eles se mostram dispostos a lutar e resistir contra a sua aprovação. No dia anterior (29), os Guaranis de São Paulo realizaram atos no Largo São Francisco, na região central da cidade, e iniciaram uma grande vigília na Terra Indígena Jaraguá durante o final da tarde. Segundo eles, novas manifestações serão realizadas em todo o país com o intuito de impedir a aprovação dessa lei.
*Com informações da Agência Brasil e Fusne.