Atriz Elizângela morreu aos 68 anos
Nesta sexta-feira, 3 de novembro, a renomada atriz Elizângela do Amaral Vergueiro, reconhecida pelo nome artístico Elizângela, veio a falecer aos 68 anos de idade. De acordo com a Prefeitura de Guapimirim (RJ), ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital Municipal José Rabello de Mello após sofrer uma parada cardiorrespiratória, porém, não resistiu apesar dos esforços de reanimação.
A trajetória da artista teve início aos 7 anos de idade na TV Excelsior, e logo aos 10 anos, ela começou a apresentar o programa de auditório “Essa Gente Inocente”, que dava espaço para crianças demonstrarem seus talentos.
“A Prefeitura Municipal de Guapimirim lamenta a morte da consagrada atriz. Esta é a segunda vez que o sistema de saúde do município atendeu Elizangela. Na primeira, Elizangela deu entrada na unidade com graves problemas respiratórios, e depois de algumas semanas, teve alta da unidade”, registra nota divulgada pelo município.
Elizângela teve uma carreira notável na Rede Globo, participando de novelas icônicas como “Pecado Capital” (1975), “Jogo da Vida” (1981), “Roque Santeiro” (1985), “Pedra sobre Pedra” (1992), “O Clone” (2002), e, mais recentemente, “Força do Querer” (2017) e “A Dona do Pedaço” (2019). Além disso, ela fez incursões na TV Manchete e na Rede Record. Sua versatilidade também se estendeu ao teatro e ao cinema, sendo premiada como Melhor Atriz Revelação no Festival de Cinema de Santos por sua estreia no filme “Quelé do Pajeú” (1969).
Em 1978, ela lançou um disco intitulado “Elizângela”, no qual a música “Pertinho de Você” ganhou destaque, tornando-se uma das mais tocadas no Brasil na época. A atriz, no entanto, manifestou publicamente sua oposição à vacinação, mesmo diante das evidências científicas dos benefícios das vacinas.
Nas redes sociais, fãs e colegas de trabalho expressaram pesar e prestaram homenagens à atriz, ressaltando sua inteligência, talento e dedicação às suas personagens. A escritora Glória Perez compartilhou uma emocionante mensagem, enquanto o usuário Felipe Duarte destacou a marcante presença de Elizângela em cada um de seus papéis, afirmando ser uma perda irrecuperável para a teledramaturgia nacional.
*Com informações da Agência Brasil.