Agricultura urbana: uma solução sustentável para a alimentação nas escolas públicas?
Por que é crucial investir em projetos de horta escolar para combater a obesidade infantil?
Na última quarta-feira (26), a Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu mais uma edição do projeto Semeia Cajamar, com a inauguração da horta na EMEB Prof. Marcelo Antônio Ricomini Pascoal, localizada em Jordanésia. Com o objetivo de fomentar a proteção ao meio ambiente e a segurança alimentar, o projeto busca criar hortas em escolas municipais, além de incentivar hábitos alimentares saudáveis e fornecer legumes e vegetais naturais para a merenda escolar.
A iniciativa visa ainda promover a integração dos alunos, professores e pais em atividades que visam cuidar do meio ambiente por meio da alimentação saudável.
Durante as atividades práticas, as crianças da escola tiveram a oportunidade de plantar mudas e entrar em contato com a terra, aprendendo na prática sobre o cultivo de alimentos.
A horta inaugurada é a terceira escola a receber o projeto e a Secretaria do Meio Ambiente continuará com o Semeia Cajamar atendendo novas escolas municipais ao longo do ano, com a proposta de estender o projeto para mais escolas e instituições do município nos próximos meses. Com a iniciativa, acredita-se que o projeto possa contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis com o meio ambiente e sua alimentação, além de melhorar a qualidade da merenda escolar.