A fabricação e venda de alimentos da marca Fugini foram suspensas pela Anvisa

A Anvisa tomou a medida de suspender a fabricação e venda de alimentos da marca Fugini devido ao uso de matéria-prima vencida na produção da maionese. A empresa informou que está realizando um recall dos produtos.

Notícias
Publicado por Bianca Ludymila em 31/03/2023
A fabricação e venda de alimentos da marca Fugini foram suspensas pela Anvisa

A Anvisa ordenou o recolhimento de todas as variações da maionese da marca Fugini com prazo de validade em janeiro, fevereiro ou março de 2024, de acordo com a resolução publicada no Diário Oficial da União em 30 de março.

A proibição é específica para lotes fabricados na fábrica de Monte Alto, São Paulo, entre 20/12/2022 e 21/3/2023 e também para todos os lotes com data de vencimento em dezembro de 2023, começando com o número 354. A Anvisa justificou a medida devido ao uso de matéria-prima vencida na produção da maionese.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são impróprios para consumo e sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. A empresa Fugini Alimentos Ltda. providenciou um recall e informou que um lote de produtos foi fabricado com adição de um ingrediente, urucum, que representa 0,003% da fórmula e estava fora de sua data de validade, devido a um erro operacional.

“Assim, o recolhimento dos alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor. Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem os lotes da maionese citados na resolução não devem utilizá-los e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda., que deverá realizar seu recolhimento”, diz a Anvisa em nota.

“Por um erro operacional, esse lote de produtos foi fabricado com adição do ingrediente urucum (agente natural para dar cor ao produto) que representa 0,003% da formulação que estava fora da sua data de validade”, Fugini expõe o ocorrido.

Embargo

Todos os alimentos da marca Fugini produzidos na fábrica foram suspensos preventivamente pela Anvisa na quarta-feira (29), incluindo molhos de tomate, conservas vegetais, maioneses e mostardas.

A medida foi tomada após uma inspeção sanitária conjunta realizada pela agência em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e a Vigilância Sanitária municipal de Monte Alto, que identificou falhas graves nas boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade, segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade, entre outras.

Segundo a Anvisa, as falhas podem afetar a qualidade e a segurança do produto final. A produção pode ser retomada assim que a empresa se adequar às boas práticas de fabricação. Em resposta, a Fugini afirmou que não há nenhum lote com recall, que a comercialização e consumo dos produtos continuam normalmente nos pontos de venda do varejo e que os produtos são seguros.

A importância das boas práticas de fabricação na produção de alimentos

As empresas que produzem alimentos, medicamentos, cosméticos e outros produtos devem seguir as boas práticas de fabricação, um conjunto de normas e procedimentos técnicos para garantir a qualidade e segurança dos produtos, além de minimizar riscos.

Estamos direcionando toda nossa energia para recuperar o tempo perdido e adaptar nossa fábrica às exigências do órgão fiscalizador. (Foto: reprodução redes sociais)
Estamos direcionando toda nossa energia para recuperar o tempo perdido e adaptar nossa fábrica às exigências do órgão fiscalizador. (Foto: reprodução redes sociais)

As boas práticas de fabricação são essenciais para garantir a qualidade sanitária dos produtos e englobam desde as condições físicas e higiênico-sanitárias das instalações até o controle de qualidade das matérias-primas e do produto final.

Isso inclui também a seleção e armazenamento adequado das matérias-primas, produção, embalagem, armazenamento e transporte dos produtos acabados, bem como higiene, limpeza, controle de pragas, rastreabilidade e monitoramento constante dos processos e produtos. As boas práticas de fabricação são fundamentais para proteger a saúde dos consumidores e assegurar a conformidade dos produtos com as normas e regulamentações vigentes.

Resumo da Nota da Fugini

A empresa Fugini Alimentos, com 25 anos de atuação no mercado nacional e internacional, passou por uma auditoria em sua planta de Monte Alto, resultando em ordem para alteração de alguns processos e procedimentos.

Reiteramos que toda nossa linha de produtos segue sendo comercializada normalmente nos pontos de varejo, com a qualidade de sempre. (Foto: reprodução redes sociais)
Reiteramos que toda nossa linha de produtos segue sendo comercializada normalmente nos pontos de varejo, com a qualidade de sempre. (Foto: reprodução redes sociais)

A empresa respeitou e alterou os pontos indicados, direcionando energia para adaptar a fábrica às exigências do órgão fiscalizador. A linha de produtos segue sendo comercializada normalmente, com qualidade.

Houve um recall apenas da linha de maioneses, produzida com adição de urucum fora da data de validade. A empresa reitera seu compromisso com suas obrigações sociais, legais, trabalhistas, fiscais e tributárias e conta com o apoio da sociedade em geral.

Leia mais em Notícias

INSS libera devolução de descontos ilegais a 9 milhões de segurados a partir desta quarta-feira
Brasil
Neide Maria é uma entre milhões de aposentados surpreendidos com notificações de descontos irregulares em seus benefícios. A partir de 14 de maio, o INSS autorizou pedidos de...
Entenda porque remoções na Favela do Moinho causam protestos, afetam trens da CPTM impactando moradores de Caieiras e região
Notícias
Trens parados, fogo nos trilhos e tensão no centro de São Paulo marcaram a tarde de segunda-feira (12), quando moradores da Favela do Moinho protestaram contra a remoção de...
Receita Federal fará leilão eletrônico com celulares, notebooks e veículos em SP no dia 28 de maio
Notícias
Uma nova chance de arrematar produtos apreendidos pela Receita Federal em São Paulo está marcada para 28 de maio. Itens como iPhones, notebooks, videogames, scooters, carros e...
Etecs abrem inscrições para Vestibulinho do segundo semestre em Caieiras e região
Educação
Mais de 36 mil vagas estão disponíveis em cursos técnicos presenciais, semipresenciais e EAD nas Etecs de todo o estado de São Paulo. O Vestibulinho, com taxa de R$ 30, exige...
Francisco Rohrer na Alesp 2025: A arte que desarma o olhar e convoca à memória
Entretenimento
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe a exposição do artista plástico Francisco Rohrer. Com traços vibrantes que dialogam com o Cubismo e a Neo Pop Art, a...
Relógio do Google deve ganhar novo visual com Material 3 Expressive e mudanças nos alarmes
Tecnologia
Vazamento revela que o app Relógio do Google será reformulado com o Material Design 3 Expressive. As imagens divulgadas mostram mudanças visuais, como substituição de ícones...

Últimas novidades

Patos ficam azuis após acidente químico em parque de Jundiaí; Cetesb investiga contaminação ambiental
Jundiaí
No interior de São Paulo, um caminhão tombado liberou corante químico que se espalhou por um córrego e tingiu de azul o lago de um parque. Patos e gansos foram resgatados e...
Concurso de Francisco Morato tem vagas para todos os níveis e salários de até R$ 7 mil
Francisco Morato
Na Grande São Paulo, Francisco Morato anuncia novo concurso com 28 vagas e cadastro reserva. Com provas marcadas para junho e inscrições até 12 de maio, há oportunidades em...
Curso gratuito ensina como aplicar Inteligência Artificial nos negócios com segurança e estratégia
Caieiras
Empresários de Caieiras terão a chance de dominar os conceitos iniciais da Inteligência Artificial em um curso gratuito oferecido pelo SEBRAE em parceria com a Prefeitura. A...
Jaguatirica atropelada em Mairiporã morre após resgate; caso expõe riscos à fauna da Serra da Cantareira
Mairiporã
No meio da madrugada, uma jaguatirica fêmea foi atropelada na Avenida Ver. Belarmino Pereira de Carvalho, em Mairiporã. Equipes de resgate agiram rapidamente, mas o animal...
Prefeitura de Mairiporã afasta servidora após denúncia envolvendo aluno autista e inicia apuração rigorosa
Mairiporã
Após denúncia envolvendo uma servidora da rede municipal de ensino de Mairiporã e um aluno com autismo, a prefeitura agiu rapidamente, afastando a profissional e instaurando...
Viaduto próximo ao Velódromo de Caieiras será interditado para obras nesta quinta-feira, das 9h às 15h
Caieiras
A quinta-feira será de mudanças no trânsito em Caieiras. O Viaduto José Carlos da Silva Júnior, perto do Velódromo Municipal, terá interdição parcial no sentido Franco da...

Jornal Fala Regional

Nosso objetivo é levar conteúdo de forma clara, sem amarras e de forma independente a todos. Atendemos pelo jornal impresso as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar, toda sexta-feira nas bancas. Pela internet o acesso é gratuito e disponível a todos a qualquer momento, do mundo inteiro.

Vamos Bater um Papo?