A devoção a Nossa Senhora do Bom Sucesso – Parte 1

Por Sr. Roberto Kasuo – Arautos do Evangelho

Artigo
Publicado em 7/12/2023
A devoção a Nossa Senhora do Bom Sucesso – Parte 1

Em quase todas as casas dos Arautos do Evangelho podemos encontrar uma cópia da imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso, de Quito, Equador.

Qual a razão de se ter na associação esta devoção tão arraigada?

Primeiramente, vamos conhecer a história desta milagrosa imagem

A origem da imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso foi assim: era madrugada do dia 2 de fevereiro de 1594, quando na capela do Mosteiro Real da Imaculada Conceição, de Quito, a jovem priora Madre Mariana de Jesus Torres orava pela situação da Igreja e do próprio convento.

Sou Maria do Bom Sucesso, a Rainha do Céu e da terra Orava com fervor, quando uma doce voz interrompeu sua prece, chamando-a pelo nome:
— Mariana, minha filha!

Levantou-se logo e viu diante de si uma belíssima Senhora, resplendente de luz, que sustinha no braço esquerdo o Menino Jesus e empunhava na mão direita um báculo de ouro, adornado de pedras preciosas.

— Formosa Senhora, quem sois e o que desejais? – perguntou ela, transbordante de felicidade.
— Sou Maria do Bom Sucesso, a Rainha do Céu e da terra. Vim consolar teu coração aflito. Empunho no braço direito o báculo, pois quero Eu mesma governar este meu mosteiro, como Priora e Madre.

Durou cerca de duas horas o colóquio da humilde freira com a celestial Visitante. Quando esta Se retirou, apenas a bruxuleante luz da candeia iluminava a capela, mas Madre Mariana sentia-se tão fortalecida quanto desejosa de lutar e sofrer por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo.

Imagem minha

“Meu Filho quer que mandes fazer uma imagem minha” E não lhe faltaram sofrimentos nem provações! Cinco anos depois, na madrugada de 16 de janeiro de 1599, apareceu-lhe de novo a Virgem Santíssima para reconfortá-la. Comunicou-lhe os desígnios de Deus sobre aquele mosteiro, fez proféticas revelações a respeito do futuro do Equador e das perseguições que ali sofreriam as comunidades religiosas, e acrescentou:

— Por isto quer meu Filho Santíssimo que mandes executar uma imagem minha, tal como Me vês, e a disponhas sobre a estala da priora, para daí Eu governar meu mosteiro. Colocarás em minha mão direita o báculo e as chaves da clausura, em sinal de propriedade e autoridade; na esquerda porás o Menino Jesus: primeiro, a fim de que os mortais entendam o quanto sou poderosa para aplacar a justiça divina e alcançar perdão para todo pecador que a Mim recorra com coração contrito; em segundo lugar, para minhas filhas compreenderem que lhes mostro e apresento meu Filho Santíssimo como modelo de perfeição religiosa. Venham elas a Mim, Eu as conduzirei a Ele.

“Nenhum outro escultor será digno desta graça” A religiosa ponderou com timidez:

— Linda Senhora, vossa formosura me encanta. Oh, se me fosse dado deixar a desditosa terra e elevar-me convosco ao Céu! Mas permita-me dizer que nenhuma pessoa humana, mesmo a mais entendida na arte da escultura, poderá esculpir em madeira vossa encantadora imagem, tal como me pedis. Enviai para isto o meu Seráfico Pai, para ele executar essa obra em madeira seleta, tendo como oficiais os Anjos do Céu, pois eu não saberei me explicar, e menos ainda saberei informar vossa estatura. — Nada te atemorize, minha filha – replicou a Virgem Santa –, atenderei ao teu pedido.

Quanto à minha altura, mede-a tu mesma com o seráfico cordão que trazes à cintura. A jovem priora fez uma reverente objeção:

— Formosa Senhora, minha Mãe querida, como me atreveria eu a tocar vossa fronte divina, quando nem os espíritos angélicos podem fazê-lo?

Vós sois a Arca viva da Aliança entre os pobres mortais e Deus; e se Oza caiu morto só pelo fato de ter sustentado a Arca santa para evitar que ela tombasse ao solo (cf. II Sm 6, 6-7), quanto mais eu, pobre e débil mulher!…

— Alegra-Me teu humilde temor e vejo teu ardente amor à tua Mãe do Céu. Traze e põe em minha mão direita o teu cordão e toca em meus pés a outra extremidade.

Cheia de júbilo, amor e reverência, Madre Mariana fez o que lhe ordenava Maria Santíssima, e esta prosseguiu:

— Aí está, minha filha, a medida de tua Mãe do Céu. Entrega-a ao meu servo Francisco del Castillo, explicando-lhe minhas feições e minha postura; ele trabalhará exteriormente minha imagem, pois tem consciência delicada e observa com exatidão os Mandamentos de Deus e da Igreja.

“Recorrendo a Mim, elas aplacarão a ira divina” Em outra aparição, na mesma hora das anteriores, isto é, pouco após a meia- noite, a Virgem Mãe de Deus prenunciou uma época calamitosa para a Igreja no Equador, tempos nos quais quase não se encontraria inocência nas crianças, nem pudor nas mulheres, e acrescentou:

— Com isto sofrerão tuas sucessoras; elas aplacarão a ira divina, recorrendo a Mim sob a invocação do Bom Sucesso, cuja imagem te peço e ordeno que mandes executar para consolo e sustento de meu mosteiro e dos fiéis daqueles tempos.

Esta devoção será o para-raio colocado entre a justiça divina e o mundo prevaricador. Hoje mesmo, quando amanhecer, irás ter com o Bispo e lhe dirás que Eu te pedi e mandei fazer esculpir minha imagem para ser colocada à testa de minha comunidade, a fim de tomar posse completa daquilo que a tantos títulos Me pertence. Ele deverá consagrá-la com o óleo sagrado e por-lhe o nome de Maria do Bom Sucesso da Purificação ou Candelária. No próximo artigo concluiremos esta bela história da misericórdia da Mãe de Deus.

Veja a parte 2

Leia mais em Artigo

Fabiano de Cristo: Família, Rede de apoio Existencial
Artigo
No universo caótico em que vivemos, repleto de incertezas e desafios incessantes, muitas vezes nos encontramos à deriva, buscando por um porto seguro onde possamos atracar...
Fabiano de Cristo: Jornada Espiritual – O Caminho Interior
Artigo
Em um mundo cada vez mais acelerado e materialista, a busca pela espiritualidade surge como um refúgio necessário, um chamado para explorarmos os recantos mais profundos de...
Fabiano de Cristo: Cuidados Paliativos em Oncologia
Artigo
A integração dos cuidados paliativos nas estratégias de tratamento do câncer é uma demonstração de empatia e respeito pela condição humana. Não é apenas uma questão de...
Hospital Fabiano de Cristo – A Busca do Sentido em Meio ao Sofrimento
Artigo
Em nossas vidas, o sofrimento se manifesta como uma inevitabilidade sombria, uma sombra que acompanha os contornos da existência humana. Desde a dor física até o turbilhão...
4 dicas para fazer 2024 funcionar pra você
Artigo
Estabelecer metas alinhadas aos nossos próprios desejos e necessidades é essencial para evitar sentimentos de fracasso e frustração. Todos os anos, nos comprometemos com uma...
Fabiano de Cristo: A Importância da Família no Desenvolvimento da Personalidade do Homem
Artigo
A comunicação dentro da família também é fundamental para o desenvolvimento da personalidade. Conversas abertas e honestas permitem que os membros da família expressem seus...

Últimas novidades

Várzea Paulista Registra Primeira Morte por Dengue em 2024
Cidades
Várzea Paulista confirmou a primeira morte por dengue em 2024, vítima foi um idoso de 87 anos com comorbidades. A cidade já registrou 2.304 casos da doença neste ano. A dengue...
4 Maus Hábitos que Afetam a Memória da Terceira Idade: Reduza Seu Risco de Demência
Saúde e Bem-Estar
À medida que envelhecemos, a memória pode se deteriorar. O professor Charan Ranganath da Universidade da Califórnia explica como evitar quatro maus hábitos que afetam nossa...
Taipastur Reforça Frota com Novos Ônibus El Buss FT da Busscar
Cotidiano
A Taipastur Transportes Turísticos, sediada em São Paulo, adquiriu três novos ônibus modelo El Buss FT da Busscar em maio de 2024. Os veículos, com chassi Volkswagen 17.230,...
Edição 79 do Jornal Fala Regional: Caieiras Transforma Educadores em Professores sem Concurso?
Edição da Semana
A Edição 79 do Fala Regional aborda temas essenciais como a segurança nas escolas estaduais, a polêmica transformação de educadores em professores sem concurso em Caieiras e...
Horóscopo Semanal de 17 a 24 de maio de 2024
Cotidiano
Os horóscopos são ferramentas que muitos usam para obter orientação e reflexões sobre suas vidas com base nas influências astrais. Eles podem ajudar a identificar...
Convergência entre Psicologia e Arteterapia
Saúde e Bem-Estar
Manicômios, apesar de obsoletos, continuam sendo uma necessidade temporária enquanto alternativas como Residências Terapêuticas não estão plenamente estabelecidas. No dia a...

Jornal Fala Regional

Nosso objetivo é levar conteúdo de forma clara, sem amarras e de forma independente a todos. Atendemos pelo jornal impresso as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar, toda sexta-feira nas bancas. Pela internet o acesso é gratuito e disponível a todos a qualquer momento, do mundo inteiro.

Vamos Bater um Papo?