Alunos da USP Exibem Arte Eletrônica na Avenida Paulista durante Festival File
O Festival de Linguagem Eletrônica (File) está movimentando a Avenida Paulista, em São Paulo, com uma atração inovadora: o File Led Show.
Em parceria com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o painel de mais de 100 mil lâmpadas de LED exibe animações criadas por alunos do curso de Artes Visuais da universidade, além de trabalhos de outros artistas nacionais e internacionais. A exposição acontece diariamente, das 19 às 6 horas, e faz parte da programação do File, que vai até 27 de agosto.
A temática da edição de 2023 do Festival é “Singularidades Interativas”, reunindo instalações interativas, oficinas, workshops e performances. A proposta é investigar a relação entre as inteligências artificial e humana, explorando como essa interação possibilita novas formas de arte.
O Brasil é considerado um polo importante de produção de arte eletrônica na América Latina e no mundo, e o File LED Show é uma oportunidade para os alunos da ECA mostrarem seu talento e criatividade. Com o tema “Cotidianos Imperceptíveis”, os trabalhos dos estudantes revelam como o automatismo da vida moderna pode fazer com que certos acontecimentos e ações passem despercebidos no dia a dia.
Entre as animações exibidas, há um semáforo gigante que quebra a expectativa convencional, e rostos que se transformam através de técnicas de fotografia, modelagem 3D e inteligência artificial, trazendo a discussão sobre a pós-verdade e a relação entre humanos e tecnologia.
Para os alunos, a experiência de ver suas criações em um espaço tão importante e prestigiado é única e valiosa, ampliando seus portfólios e oportunidades no circuito artístico. A participação no File também permite explorar espaços expositivos não convencionais e interagir com a cidade e a sociedade.
O File Led Show pode ser conferido até 27 de agosto, das 19 às 6 horas, na fachada do edifício da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, com entrada gratuita. As demais atrações do Festival acontecem no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp, das 10 às 20 horas. Mais informações estão disponíveis no site do File.
*Com informações de Jornal da USP.