Chuteira para Todas: doação vale entrada gratuita no Museu do Futebol em SP
Já começou a terceira edição da campanha de arrecadação de chuteiras do Museu do Futebol, instituição vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Dessa vez, o foco está no futebol de mulheres: a iniciativa “Chuteira para Todas” tem como objetivo coletar chuteiras usadas em bom estado para beneficiar dois projetos sociais e um time de várzea que atuam com mulheres na periferia de São Paulo. Além disso, os visitantes que contribuírem com a doação de um par de chuteiras ganharão entrada gratuita no Museu.
Nos anos anteriores, a campanha já arrecadou cerca de 300 chuteiras, que foram distribuídas para projetos sociais e times amadores em várias regiões do país, incluindo aldeias indígenas. Neste ano, a iniciativa assume ainda mais relevância, considerando a realização da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino na Austrália e Nova Zelândia, que teve início também na quinta-feira (20). O Museu do Futebol, alinhado com a competição mundial, busca contribuir para a divulgação e valorização do futebol feminino por meio dessa ação.
A exposição temporária “Rainhas de Copas”, em cartaz no museu, é mais uma das atrações que evidenciam a importância das mulheres no cenário futebolístico, contando a história dos mundiais de futebol feminino, com especial destaque para a Seleção Brasileira.
As chuteiras arrecadadas durante a campanha serão destinadas aos projetos sociais FutVida e Garota 7 Campos, que atuam com crianças e mulheres, e ao time de várzea Chelsea Feminino. O Museu receberá doações de chuteiras de todos os tamanhos e para qualquer tipo de piso, como salão, campo ou society, desde que estejam limpas e em bom estado. Para participar da campanha, basta comparecer ao Museu do Futebol com o calçado a ser doado e entregá-lo na bilheteria para garantir a entrada gratuita. É importante lembrar que às terças-feiras o ingresso já é gratuito para todos os visitantes.
A campanha “Chuteira para Todas” estará em vigor até o fim de agosto, proporcionando uma oportunidade para que a sociedade possa contribuir com o desenvolvimento do futebol feminino e promover a inclusão de mulheres por meio desse esporte tão querido pelos brasileiros.
*Com informações do Governo-SP.