SP descarta retomar obrigatoriedade da máscara; alerta é apenas uma “recomendação”
A Covid-19 voltou a preocupar em razão da alta internações em alguns estado do País. Em São Paulo, segundo Centro de Controle da doença, foi registrado um aumento de 56%. Com essa situação, voltou à tona sobre usar ou não a máscara.
Durante o anúncio dos números feitos na quinta-feira, 10, também foi recomendado à população voltar a usar o acessório em locais fechados, especialmente as pessoas portadoras de comorbidades.
Na manhã desta sexta-feira, 11, no entanto, o governador Rodrigo Garcia, anunciou que ainda não vê a necessidade do retorno do uso obrigatório do acessório no estado, apesar do aumento das internações em UTIs de pacientes com a Covid-19 no estado.
Para Garcia, que acompanha os números de perto da doença, o alerta do governo paulista é apenas uma “recomendação”.
“Por enquanto é uma recomendação e o governo de São Paulo vai ficar atento ao nosso Comitê Científico, para avaliar a evolução dos casos de Covid. Nós temos uma evolução rápida, mas ainda muito pequena perto dos momentos que a gente viveu [na pandemia]”, completou.
Em contrapartida, o governador paulista lembrou o fato de muitas pessoas não terem tomado a terceira e a quarta doses de reforço contra a Covid no estado de São Paulo e reforçou a necessidade da vacinação.
Nos cálculos da Secretaria da Saúde, pelo menos 16 milhões de pessoas no estado ainda não completaram o esquema vacinal com as doses de reforço (terceira e quarta doses).
5ª dose da vacina
No evento no HC, o secretário-executivo da Secretaria Estadual da Saúde de SP, Eduardo Ribeiro Adriano, disse que a ampliação da aplicação da terceira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 (5ª dose geral) no estado ainda depende do cronograma do Ministério da Saúde.
Com informações do Portal G1