Serviço 710 da CPTM será encerrado com concessão da Linha 7-Rubi e muda integração a partir de julho
A CPTM confirmou oficialmente que o Serviço 710, criado em maio de 2021 para integrar as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem necessidade de troca de trem, será encerrado no segundo semestre de 2025. A medida está diretamente vinculada à concessão da Linha 7-Rubi, que será operada pela TIC Trens, empresa privada responsável pelo trecho entre Jundiaí e Palmeiras-Barra Funda. A previsão é de que o serviço termine já em julho, embora a data exata ainda não tenha sido divulgada pela companhia.
Pontos Principais:
- Serviço 710 da CPTM será encerrado no segundo semestre de 2025, com possível término em julho.
- A medida está ligada à concessão da Linha 7-Rubi para a empresa privada TIC Trens.
- Usuários precisarão realizar duas baldeações entre Linhas 7 e 10, em Luz e Barra Funda.
- Expresso Aeroporto e extensão da Linha 11-Coral são alternativas sugeridas.
- A mudança impacta diretamente passageiros de regiões como Caieiras, Jundiaí e Rio Grande da Serra.
O impacto será sentido principalmente pelos passageiros que realizam trajetos mais longos, como os que conectam a cidade de Caieiras à região do ABC paulista, passando pela capital. Atualmente, esses deslocamentos são feitos de forma direta, sem interrupções, beneficiando diariamente milhares de pessoas que utilizam a malha ferroviária como principal meio de transporte.
Com o encerramento da integração, será necessário fazer pelo menos duas baldeações: uma na estação Luz e outra na estação Palmeiras-Barra Funda. A mudança trará reflexos significativos no tempo total de viagem e na rotina dos usuários, exigindo maior planejamento e paciência, especialmente em horários de pico e em situações de sobrecarga.
A concessão da Linha 7 implica que a linha deixará de chegar até a estação Luz, operando apenas até a Barra Funda. Já a Linha 10 continuará sob responsabilidade da CPTM, atendendo entre Rio Grande da Serra e Luz. Isso rompe a conexão direta que o Serviço 710 oferecia, criando uma nova logística de circulação no sistema.
Como alternativa, os passageiros poderão recorrer ao Expresso Aeroporto, que realiza o trajeto entre Luz e Barra Funda, ou utilizar os trens da Linha 11-Coral, que passará a ter atendimento estendido até a Barra Funda. Apesar dessas possibilidades, nenhuma delas elimina a necessidade de transferências, o que pode resultar em um serviço menos eficiente do que o oferecido atualmente.
O Serviço 710 foi concebido como uma solução prática para evitar a troca de trens na estação Brás, promovendo integração plena entre duas importantes linhas da CPTM. Nos primeiros meses de operação, a companhia estimou que mais de 165 mil passageiros foram diretamente beneficiados. Desde então, a demanda manteve-se significativa, evidenciando a utilidade da iniciativa para quem precisa percorrer grandes distâncias pela Região Metropolitana.
Em nota enviada ao Diário dos Trilhos, a CPTM afirmou que o Serviço 710 permanecerá em operação até o início do novo contrato da TIC Trens. A empresa garantiu que a continuidade até lá visa assegurar estabilidade durante a transição, mas não apresentou alternativas definitivas para substituir a experiência oferecida atualmente.
A reformulação faz parte de um plano mais amplo do governo estadual, que busca modernizar a infraestrutura ferroviária paulista com apoio da iniciativa privada. No entanto, a mudança suscita questionamentos sobre a qualidade do atendimento aos passageiros e o equilíbrio entre modernização e acesso universal a um transporte público funcional.
Com a extinção do Serviço 710, a mobilidade entre regiões periféricas e centrais da Grande São Paulo será redefinida. Se, por um lado, o novo modelo promete melhorias futuras, por outro, impõe desafios imediatos que recaem justamente sobre quem depende dos trilhos todos os dias para trabalhar, estudar ou buscar serviços essenciais.
Por Bia Ludymila MTB 0081969/SP.
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