Projeto 3º Sinal recebe reconhecimento e acumula prêmios em festivais
O Projeto 3º Sinal, que tem como objetivo promover a cultura local e difundir a arte para aqueles que não têm acesso, tem sido destaque em diversos eventos.
O espetáculo “Fantasminha Pluft”, dirigido por Cesar Santos e estreado em fevereiro, foi selecionado para participar da 13ª Mostra de Artes Cênicas da cidade de Quadra e do III Festival de Teatro Dago Menezes em Itu, onde recebeu 1 Menção Honrosa, 4 Indicações e 9 Prêmios.
O Projeto 3º Sinal iniciou suas atividades em 2015, oferecendo aulas de jogos teatrais e incentivando jovens e adultos a se envolverem com o teatro. Em 2019, tornou-se um Grupo Experimental, realizando montagens tanto presenciais como em formato de vídeo durante a pandemia.
Em 2022, o projeto chegou a Caieiras com o apoio da Prefeitura e da Secretaria da Ação Cultural e Turismo, passando a realizar encontros na Estação Cidadania no Jardim dos Eucaliptos.
“Desde o início, tínhamos a intenção de apresentar um espetáculo e, após algumas leituras, o grupo escolheu este texto da grandiosa Maria Clara Machado, um texto que traz pureza, reflexão e momentos de alegria que encantam crianças e adultos por onde passa”, conta o diretor, emocionado com a equipe que possui.
Após 10 apresentações e um público total de quase 2 mil pessoas, o Projeto decidiu alçar voos mais altos e inscreveu-se em dois Festivais de Teatro, onde foi premiado em ambos. No dia 28 de maio, o Grupo esteve na cidade de Quadra, a 167 km de Caieiras, para participar da 13ª Mostra de Artes Cênicas. Na mostra, Cesar Santos recebeu indicações de Melhor Cenografia, e Luiza Bispo foi indicada como Atriz Coadjuvante.
Além disso, o Projeto conquistou os Prêmios de Melhor Maquiagem, Ator Revelação, Melhor Interpretação e Ator Coadjuvante, com Giselle Santos, Giovana Martines, Vick Mercúrio e Maranhão Mamede, respectivamente.
Em 2 de junho, foi a vez de viajar mais 90 km até Itu para participar do III Festival de Teatro Dago Menezes, onde o Projeto recebeu inicialmente uma Menção Honrosa pelo Conjunto de Cena dos Atores Pablo Dassero e Maranhão Mamede, que interpretam os piratas vilões da história neste espetáculo.
Em Itu, o Projeto também recebeu indicações para Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante, pelas performances de Maranhão Mamede e Luiza Bispo, respectivamente.
Além disso, o Projeto foi premiado em outras categorias, como Atriz Revelação para Duda Vasconcelos, Melhor Cenário, Melhor Figurino, Melhor Caracterização e pela primeira vez, Melhor Direção para Cesar Santos
CONFIRA todas as atrações que concorreram na 13ª Mostra de Artes Cênicas:
- “O Trevo da Sorte” (Porto Feliz-SP)
- “A Sopa de Pedra” (Porto Feliz-SP)
- “Paixão de Cristo” (Piraju-SP)
- “O Aniversário Surpresa do Coelhinho Bilu” (Quadra-SP)
- “A Vaca Lelé” (Quadra-SP)
- “Um Assalto Inusitado” (Boituva-SP)
- “Ouroboros” (Amparo-SP)
- “Eu Não Posso Morrer” (São Paulo-SP)
- “Cores do Sertão” (Cesário Lange-SP)
- “O Mágico de Oz” (Itapetininga-SP)
- “Furta Cor” (Itapevi-SP)
- “O Fantasminha Pluft” (Caieiras-SP)
- “O Muro” (Diadema-SP)
- “O Casamento da Dona Baratinha?” (Quadra-SP)
- “Panos e Lendas” (Itapetininga-SP)
- “Trend Numero 6” (Itapetininga-SP)
- “Pluft, O Fantasminha do Sertão Nordestino” (Pilar do Sul-SP)
- “Simplesmente Tistu” (Salto de Pirapora-SP)
- “A Mãe do Patinho Feio” (Cesário Lange-SP)
Atrações que disputaram o reconhecimento durante a mostra, demonstrando a diversidade e qualidade dos espetáculos apresentados. Parabenizamos a todos os grupos e os ganhadores.