Linha 7-Rubi ampliada sem paralisação de trens e cargas: Trem Intercidades desafia a engenharia: governo confirma obra com quatro trilhos entre SP e Campinas

O traçado férreo entre São Paulo e Campinas está prestes a entrar para a história da engenharia ferroviária nacional. O governo estadual confirmou que o Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte será implantado em um dos trechos mais desafiadores do sistema: a linha 7-Rubi, da CPTM, que hoje já comporta trens de carga e passageiros. O plano é ampliar a via de dois para quatro trilhos, mantendo a circulação ativa durante as obras — um feito de precisão técnica e grande impacto logístico.

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Publicado por Bianca Ludymila em 31/07/2025

Pontos Principais:

  • Projeto do Trem Intercidades prevê construção de quatro trilhos entre SP e Campinas.
  • Obras ocorrerão em trecho urbano da Linha 7-Rubi sem interromper o tráfego atual.
  • TIC Trens já iniciou capacitação técnica dos novos profissionais para operar a linha.
  • Desvios operacionais e túneis em Botujuru farão parte das soluções técnicas aplicadas.
  • Transição da operação da CPTM para TIC Trens será concluída até novembro de 2025.
  • Obras físicas da nova linha expressa estão previstas para começar em 2026.

A TIC Trens, empresa que será responsável pela operação do TIC e também pela administração da Linha 7-Rubi, já iniciou os primeiros movimentos para tornar esse desafio possível. Com treinamentos em duas fases, sendo a primeira já concluída, os novos operadores estão sendo preparados para assumir uma estrutura complexa. Eles serão os primeiros a conduzir, de maneira autônoma, a nova operação da linha, prevista para novembro deste ano.

O trecho urbano entre a capital paulista e Campinas envolve zonas densamente povoadas, como Jundiaí, Vinhedo e Valinhos, o que exige planejamento minucioso e soluções sofisticadas para evitar paralisações. Entre elas, estão os chamados sidings, ou pontos de ultrapassagem, que permitirão a passagem simultânea de composições em horários de pico e durante a operação normal. Na região de Botujuru, serão construídos túneis para adequação do traçado.

A estrutura da nova ferrovia deverá integrar diferentes tipos de tráfego: o trem metropolitano atual, o trem de cargas pesadas e a futura linha expressa entre Campinas e a estação Água Branca, em São Paulo. O cruzamento desses fluxos será possível por meio de desvios táticos, que fazem parte de uma engenharia operacional que alia experiência técnica e visão de longo prazo para a mobilidade.

Os treinamentos realizados pela TIC Trens incluíram visitas técnicas aos sistemas operados pela CPTM. Nessa fase, os novos contratados puderam absorver informações específicas sobre as características do trecho, os sistemas de controle e a segurança operacional. Mais de 150 profissionais já estão sendo capacitados para trabalhar na nova configuração da linha férrea.

Além da absorção do conhecimento técnico, a transição de gestão exige um processo contínuo de confiança entre as instituições envolvidas. A CPTM tem contribuído para que a transferência ocorra sem ruídos, permitindo que a nova operadora atue com total domínio do sistema. Trata-se de um movimento histórico de mudança no transporte ferroviário paulista, que exige mais do que investimento: demanda expertise e compromisso com a segurança.

A TIC Trens planeja iniciar as obras físicas da linha expressa no ano de 2026. A meta é conectar os dois polos regionais com uma linha eficiente, rápida e compatível com as demandas contemporâneas de deslocamento. A escolha por iniciar os trabalhos sem interromper o serviço atual reforça o compromisso com o passageiro e impõe à engenharia um jogo de cintura raro em obras de grande escala.

No centro dessa revolução logística está a Linha 7-Rubi, eixo tradicional da malha metropolitana e agora palco de uma transformação que pretende remodelar os rumos da mobilidade entre interior e capital. A estrutura urbana, antes obstáculo, torna-se o laboratório para testar novas soluções em infraestrutura ferroviária em tempo real.

Enquanto o canteiro de obras ainda está em planejamento, os bastidores já estão em plena atividade. A preparação dos colaboradores, os testes operacionais, o levantamento técnico e o cronograma de execução compõem o pano de fundo de um projeto que, ao sair do papel, promete redefinir o eixo logístico do estado. O Trem Intercidades não é apenas uma nova linha: é um novo capítulo no transporte de massas do Brasil.

Mais informações em CPTM.

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