Grêmio e Inter estréiam em 2023 a partir das 20h no Gauchão
O grande clássico Grenal tem primeiro jogo de Suárez e retorno de Luiz Adriano este ano.
O jogo entre Grêmio e Internacional neste domingo (5), às 20h (horário de Brasília), na Arena do Grêmio em Porto Alegre, será um grande desafio para as equipes no Campeonato Gaúcho de 2023. Ambos os times estão invictos e avançaram facilmente para as semifinais do Estadual. O Grêmio, pentacampeão atual, lidera a competição com 25 pontos, enquanto o Internacional está seis pontos atrás.
No Grêmio, há uma possibilidade de o volante Felipe Carballo retornar após ter ficado de fora da vitória por 2 a 0 sobre o Campinense na última quarta-feira (1º) pela Copa do Brasil devido a fadiga muscular. Se não jogar, Mathías Villasanti é uma opção. O técnico Renato Portaluppi provavelmente escalará o Tricolor com Adryel, João Pedro, Bruno Alves, Walter Kannemann e Reinaldo; Felipe Carballo (ou Mathías Villasanti), Pepê e Bitello; Franco Cristaldo, Vina e Luiz Suárez.
Falando em Suárez, o atacante de 36 anos vai disputar o seu primeiro Grenal, tendo um histórico impressionante de gols em clássicos. Ele jogou 40 clássicos ao longo de sua carreira em times uruguaios (Nacional), holandeses (Ajax), ingleses (Liverpool) e espanhóis (Barcelona e Atlético de Madrid), marcando 26 gols e dando 11 assistências, uma participação quase constante em gol por partida.
Enquanto o Grêmio conta com Suarez, o Internacional tem Luiz Adriano. O atacante retornou ao Beira-Rio após 16 anos e foi apresentado na terça-feira passada (28), treinou durante a semana e pode fazer sua reestreia pelo Colorado exatamente em um Grenal – um clássico que ele disputou apenas uma vez na carreira, e venceu. Luiz Adriano é um produto da base do Internacional e conquistou o título mundial com o clube em 2006. Ele não joga desde 4 de fevereiro, quando se despediu do Antalyaspor (Turquia). Nesta temporada, ele fez seis partidas, começando em cinco e marcando dois gols.
Mano Menezes tem todo o elenco à disposição, mas é provável que Luiz Adriano comece a partida no banco. A expectativa é que o técnico escale o Inter com Keiller; Fabricio Bustos, Vitão, Gabriel Mercado e Renê; Gabriel Baralhas, Carlos de Pena e Alan Patrick; Mauricio, Wanderson e Pedro Henrique.
No Campeonato Gaúcho, os quatro melhores times ao final da primeira fase avançam para as semifinais. O Grêmio pode ser alcançado pelo Inter na classificação, mas permanecerá à frente do rival, mesmo que ambos empatem em pontos, devido ao número de vitórias. O Inter já está classificado, mas ainda precisa garantir o segundo lugar, em disputa contra o Ypiranga-RS, seu principal adversário.
A partida deste domingo (5) será a 438ª na história do Grenal, o principal clássico do Rio Grande do Sul. O Inter lidera a estatística com 160 vitórias, enquanto o Grêmio possui 139 vitórias e houve outros 138 empates. O último confronto foi em 23 de março do ano passado, na semifinal do Gauchão, com vitória do Inter por 1 a 0 fora de casa. Apesar do resultado, o Grêmio foi classificado para a final por ter vencido o primeiro jogo por 3 a 0 no Beira-Rio, também em Porto Alegre.
Com informações da Agência Brasil.