Fabiano de Cristo: A Construção da Paz
Por Hospital Fabiano de Cristo: Psicóloga Ligia Guilhermina da Silva – CRP 06/125146 – Responsável Técnica. Atendimento gratuito de retaguarda para pessoas com câncer.
Quando falamos na palavra paz, talvez possa remeter a nosso entendimento e memória algo tranquilo com a ausência de todo conflito ou sofrimento, mas a nossa realidade é outra. Pode ser que diante da vida real quando nos deparamos com algo totalmente ao contrário do que imaginamos gera interiormente o desânimo e o cansaço de continuar a lutar.
Diante disso é preciso se voltar para a realidade da vida deixando a emoção de lado, para assim realizar a reflexão que a paz parte de fora para dentro.
Refletindo sobre esse tema, se referindo muito mais do que vem de dentro, todas as coisas que direcionam nossa vida, nada mais que nossas crenças e modo de ver o mundo. Quando olhamos para a pessoa que está ao nosso lado, o outro sempre ficará imóvel no que se refere em mudanças, porque todos nós somente realizamos algum movimento de mudança quando realmente queremos e não por causa de alguma força ou vontade exterior.
A Paz desejada, sonhada ou construída podemos verificar claramente que depende de nós, a partir do momento que começamos a dar prioridade às coisas que são essenciais em nossa vida e deixar as pequenas de lado até mesmo quando parecerem grandes, porque o que se torna algo grande é a importância que atribuímos ao fato ou acontecimento.
A Construção da Paz: Um Chamado à Reflexão Profunda e Empática
Quando abordamos o conceito de paz, muitas vezes imaginamos um estado de tranquilidade, a ausência de conflitos e sofrimentos. No entanto, a realidade que enfrentamos nem sempre condiz com essa idealização. Diante dos desafios da vida real, é comum nos depararmos com situações que vão além do que inicialmente imaginávamos, e isso pode gerar desânimo e cansaço em nossa jornada.
Nesse contexto, é essencial que busquemos uma compreensão mais profunda da paz, uma que transcende a mera ausência de conflitos externos e mergulhe nas profundezas de nosso ser. A paz, em sua verdadeira essência, começa de dentro para fora.
Ao refletirmos sobre esse tema, compreendemos que a paz está intrinsecamente ligada às nossas crenças e à nossa perspectiva de mundo. Quando olhamos para as pessoas ao nosso redor, percebemos que o outro não pode ser compelido a mudar; as mudanças ocorrem somente quando há um desejo genuíno de transformação, não por imposições externas.
A paz que tanto desejamos, sonhamos e almejamos está, portanto, sob nossa responsabilidade. Começa no momento em que priorizamos as coisas que são verdadeiramente essenciais em nossas vidas, deixando de lado as preocupações menores, mesmo que pareçam enormes à primeira vista. O que torna algo grande ou pequeno é a importância que atribuímos a ele.
Convidamos você a refletir profundamente sobre a construção da paz, ela não é apenas a ausência de conflito, mas sim um estado de equilíbrio interior que se reflete em nossas ações e escolhas. Ao adotarmos uma perspectiva mais empática e compreensiva em relação aos outros, podemos contribuir para a construção de um mundo mais pacífico e harmonioso, começando por nós mesmos. A paz verdadeira começa dentro de cada um de nós e se propaga para além de nossas fronteiras pessoais, abraçando o coletivo com empatia e amor.
Veja mais artigos do hospital.
Sobre o Hospital
A missão do Hospital Espírita Fabiano de Cristo é ampliar a visão de saúde, doença e morte no cuidad’ integral da pessoa portadora da doença do câncer, levando em conta os aspectos físico, espiritual, social, cultural e ecológico. Seu objetivo é tornar-se um centro de referência internacional nessa área.
Os valores que guiam o trabalho do hospital são o amor, a integridade, a saúde, a evolução e a espiritualidade. A ideia surgiu quando um grupo de pessoas do Núcleo Espírita Cristão (NEC) realizava o serviço assistencial domiciliar para enfermos em convalescença e carência social. Eles perceberam que esses pacientes enfrentavam grandes dificuldades para se recuperar, principalmente devido às condições socioeconômicas em que viviam.
Sob orientação espiritual do mentor Dr. Romano, por intermédio do médium Sérgio Eduardo Miranda, assistido por Carlos Alberto Drago, o grupo teve a inspiração de criar um espaço para abrigar e cuidar dessas pessoas. Em 17 de outubro de 1992, foi criado o Hospital Espírita Fabiano de Cristo.
Localizado em Caieiras, o hospital aproveita a área geográfica com grande potencial energético e vibracional, com propriedades minerais que atendem as necessidades de recuperação, refazimento e reabilitação de pessoas portadoras de doenças degenerativas como o câncer. Em 17 de outubro de 1996, foi lançada a pedra fundamental no espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Caieiras para concessão de uso.
Em 10 de fevereiro de 2001, o Ambulatório Fabiano de Cristo foi inaugurado, oferecendo atendimento ambulatorial em diversas especialidades. Acima do ambulatório, encontra-se o Espaço Cultural Fabiano de Cristo, utilizado para a promoção de encontros, palestras, oficinas, shows e diversas outras ações.
O projeto do HEFC está em expansão. Além da manutenção dos atendimentos no Ambulatório, a construção do hospital permitirá ampliar os atendimentos, bem como oferecer opções de internação de acordo com a necessidade dos assistidos. Como parte do projeto de ampliação dos atendimentos, outros seis chalés serão construídos, cada um com seis leitos, permitindo um convívio familiar entre os pacientes de cada unidade.
Como chegar Hospital Fabiano de Cristo Caieiras – endereço e telefone
Endereço: Rua Canário, 600, Laranjeiras – Caieiras (SP)
Tel.: (11) 4441-3031 | (11) 94297-2924
E-mail: relacionamento@hefc.org.br