Estudo revela que 70% das pessoas alteraram seu comportamento para se protegerem contra golpes
De acordo com o head de cibersegurança do C6 Bank, José Luis Santana, uma pesquisa realizada pela instituição financeira sugere que o letramento digital no Brasil está avançando.
A pesquisa, realizada entre os dias 7 e 16 de fevereiro deste ano, entrevistou 2 mil pessoas e constatou que 7 em cada 10 entrevistados mudaram o comportamento para se proteger mais contra golpes na internet. A principal mudança identificada foi a de não clicar em qualquer link recebido por SMS, e-mail e WhatsApp.
No que se refere às transações financeiras, entre os entrevistados que mudaram o comportamento, 40% passaram a configurar limites para transações bancárias, como Pix em horários noturnos.
“Houve um aumento de pessoas que se preocupam em configurar o limite diário de transações no aplicativo”, disse ele. O especialista ressalta que a compreensão da importância de cuidar das senhas é o primeiro passo para se blindar de golpes digitais, já que elas representam a primeira camada de proteção das informações pessoais e financeiras.
Segundo Santana, os resultados da pesquisa sugerem que os brasileiros estão mais atentos às senhas, colocando senhas mais fortes e protegendo suas credenciais, além de não compartilhá-las com outras pessoas.
*Com informações de JP.