Definidos os Primeiros Pares: Conheça Alguns dos Possíveis Candidatos a Prefeito de Caieiras 2024

Estariam Definidas as Duplas dos Candidatos que Disputarão as Eleições a Prefeito(a) em Caieiras? Por Bia Ludymila (MTB 0081969/SP).

Política
Publicado por Bianca Ludymila em 21/05/2024
Definidos os Primeiros Pares: Conheça Alguns dos Possíveis Candidatos a Prefeito de Caieiras 2024

Conheça os três grupos políticos que possivelmente concorrerão ao cargo de prefeito em Caieiras nas eleições de outubro.

Nos bastidores da política caieirense, já estão pré-definidos os três grupos primeiros políticos que disputarão as eleições em outubro. Com candidatos conhecidos pela população, a disputa promete ser acirrada. Entre eles estão Gilmar Lagoinha e Luiz Aragão, Josie Dartora e Adriano Sopó, e Dr. Roberto Hamamoto e Dr. Cleber Furlan. Vamos conhecer mais sobre esses candidatos e suas trajetórias.

Gilmar Lagoinha e Luiz Aragão

O compromisso de Lagoinha é ser a voz daqueles que vivem nas localidades mais afastadas e que precisam de representação forte para enfrentar os desafios do dia a dia. (Foto: reprodução)
O compromisso de Lagoinha é ser a voz daqueles que vivem nas localidades mais afastadas e que precisam de representação forte para enfrentar os desafios do dia a dia. (Foto: reprodução)

Gilmar Soares Vicente, mais conhecido como ‘Lagoinha‘, nasceu em 2 de maio de 1983, gêmeo do Lagoinha Josi atualmente também vereador no município, em Caieiras. Aos 40 anos, solteiro, Lagoinha herdou o apelido do pai, José Vicente Filho, o ‘Lagoa’. Sua primeira tentativa política foi em 2008, mas os 860 votos não foram suficientes para conquistar uma vaga na Câmara Municipal. Em 2012, conseguiu 1.710 votos e foi eleito vereador pelo partido CIDADANIA. Reeleito em 2016 com 2.559 votos, Lagoinha representou o legislativo de 2017 a 2020.

Lagoinha tem um trabalho voltado para as localidades mais afastadas do centro de Caieiras, sendo visto como um porta-voz daqueles que enfrentam problemas diários e precisam de uma voz forte para representá-los. Sua atuação política é marcada pela proximidade com a população, buscando sempre atender às necessidades daqueles que mais precisam.

Dr. Roberto Hamamoto e Dr. Cleber

Dr. Roberto Hamamoto está pronto para continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Caieiras e pela melhoria da qualidade de vida da população, com base em sua experiência. (Foto: reprodução)
Dr. Roberto Hamamoto está pronto para continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Caieiras e pela melhoria da qualidade de vida da população, com base em sua experiência. (Foto: reprodução)

Roberto Hamamoto nasceu em 10 de janeiro de 1958, em Marília, SP. Casado e com formação superior completa em Medicina, Dr. Hamamoto tem uma majestosa carreira política. Foi eleito prefeito de Caieiras em 2008 e reeleito em 2012, sempre com votações expressivas. Também atuou como vereador e foi suplente de deputado estadual em 2006. Filiado ao PSD, sua atuação política é marcada por coligações com diversos partidos, como PDT, PTB, PMDB, PR, DEM, entre outros.

Durante sua gestão como prefeito, Dr. Hamamoto se destacou por suas iniciativas voltadas ao desenvolvimento da cidade e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Seu retorno à política local promete trazer experiência e continuidade aos projetos iniciados em seus mandatos anteriores.

Josie Dartora e Adriano Sopó

Josie acredita que a educação é a base para uma sociedade mais justa e sua missão é lutar por uma Caieiras onde todos tenham oportunidades iguais, desde a primeira infância. (Foto: reprodução)
Josie acredita que a educação é a base para uma sociedade mais justa e sua missão é lutar por uma Caieiras onde todos tenham oportunidades iguais, desde a primeira infância. (Foto: reprodução)

Josie Cristine Aranha Dartora, conhecida carinhosamente como Prô Josie, nasceu em 12 de julho de 1983. Vereadora, professora e mãe de dois filhos, Mateo e Antonio, Prô Josie tem mais de 14 anos de experiência como professora de Educação Infantil. Eleita vereadora pelo partido DEM, ela está em seu terceiro mandato, tendo sido a mulher mais jovem a ocupar esse cargo na história de Caieiras, atualmente no Partido Verde e com possível apoio dos Deputados Kiko Celeguim (Deputado Federal – PT e ex-prefeito de Franco da Rocha) e Mário Maurici de Lima Morais (Deputado Estadual – PT, ex-prefeito de Franco da Rocha e Pai de Kiko Celeguim citado anteriormente).

Filha de Caieiras, Josie Dártora é a terceira da família a ocupar um cargo público eletivo, precedida pelos ex-prefeitos Névio e Gino Dártora e seu avô Olindo Dártora, vereador da 1ª Legislatura do município. Em suas principais lutas estão a defesa da primeira infância, a educação como pilar de uma sociedade justa, os direitos das mulheres e o desenvolvimento econômico de Caieiras. Josie promete continuar o trabalho de seu pai, Névio, que dedicou 28 anos ao município, e defende os interesses dos moradores de Caieiras na Câmara Municipal.

A eleição em Caieiras promete ser acirrada com três grupos políticos fortes concorrendo ao cargo de prefeito. Gilmar Lagoinha, com sua proximidade com as comunidades afastadas, Josie Dartora, com sua forte ligação com a educação e a defesa dos direitos das mulheres, e Dr. Roberto Hamamoto, com sua vasta experiência administrativa, apresentam propostas e trajetórias distintas.

A escolha do próximo administrador de Caieiras dependerá da identificação dos eleitores com as propostas e a confiança na capacidade de cada candidato em atender às necessidades da população. A eleição será uma oportunidade para a população decidir o futuro da cidade pelos próximos quatro anos.

Eleições Municipais de 2024: Confira as Principais Datas e Prazos

Normas Estabelecem Prazos para Partidos, Candidatos e Eleitores nas Eleições Municipais de 2024. As eleições municipais de 2024 se aproximam e o calendário eleitoral já está disponível. Conheça os principais prazos e normas que regulam o processo eleitoral deste ano.

Preparação para as Eleições

As Eleições Municipais de 2024 ocorrerão em todo o país, com exceção do Distrito Federal e do arquipélago de Fernando de Noronha. O 1º turno está marcado para 6 de outubro e, se necessário, o 2º turno será em 27 de outubro em municípios com mais de 200 mil eleitores. A votação começará às 8h e terminará às 17h, seguindo o horário de Brasília. A diplomação dos eleitos deve ocorrer até 19 de dezembro.

Desfiliação e Filiação Partidária

Os vereadores que desejam mudar de legenda ou concorrer ao cargo de prefeito devem se desfilarem entre 7 de março e 5 de abril. A filiação partidária, por sua vez, deve ser feita até 6 de abril, respeitando o prazo de seis meses antes das eleições.

Registro de Partidos e Domicílio Eleitoral

Os partidos políticos e federações que pretendem participar das eleições devem registrar seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 6 de abril. Além disso, aqueles que desejam se candidatar precisam estar com o domicílio eleitoral registrado no município onde pretendem concorrer até essa mesma data.

Alistamento Eleitoral e Transferência de Domicílio

Os eleitores que ainda não possuem cadastro biométrico devem solicitar alistamento, transferência ou revisão até 8 de abril pelo serviço de Autoatendimento Eleitoral na internet. Quem já tem cadastro biométrico pode realizar esses serviços até 8 de maio, tanto online quanto nas unidades da Justiça Eleitoral.

Fechamento do Cadastro Eleitoral

De 9 de maio a 5 de novembro, o cadastro eleitoral estará fechado para novas solicitações de alistamento, transferência e revisão.

Teste de Confirmação do TPS

Entre 15 e 17 de maio, será realizado o Teste de Confirmação para verificar as correções apontadas durante o Teste Público de Segurança da Urna (TPS), realizado em novembro e dezembro de 2023.

Financiamento Coletivo e Campanha Eleitoral

A partir de 15 de maio, os pré-candidatos podem iniciar a arrecadação de recursos através de financiamento coletivo, desde que respeitem as regras de propaganda eleitoral na internet. Em 20 de julho, partidos e candidatos devem informar à Justiça Eleitoral sobre os recursos recebidos para financiamento de campanha, com um prazo de 72 horas para divulgação na internet. Os partidos que decidirem renunciar ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) têm até 3 de junho para comunicar a decisão ao TSE.

Convenções Partidárias e Registro de Candidaturas

As convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatos ocorrerão de 20 de julho a 5 de agosto. Os partidos têm até 15 de agosto para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral.

Candidaturas Femininas e de Pessoas Negras

Até 20 de agosto, o TSE deve divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a distribuição dos recursos do Fundo Partidário e do FEFC, baseados no total de candidaturas registradas.

Propaganda Eleitoral e Horário Eleitoral Gratuito

A propaganda eleitoral oficial começa em 16 de agosto, após o prazo de registro das candidaturas. A propaganda no rádio e na TV será exibida de 30 de agosto a 3 de outubro. Em caso de 2º turno, a propaganda eleitoral no rádio e na TV ocorrerá de 11 a 25 de outubro.

Prestação de Contas

Os candidatos e partidos devem enviar a prestação parcial de contas à Justiça Eleitoral de 9 a 13 de setembro, e a divulgação dessas informações será feita em 15 de setembro. A prestação final de contas referente ao 1º turno deve ser enviada até 5 de novembro, e para o 2º turno até 16 de novembro.

Justificativa Eleitoral

Os eleitores que não votarem no 1º turno e não justificarem no dia da eleição devem apresentar justificativa até 5 de dezembro. Para o 2º turno, a justificativa deve ser feita até 7 de janeiro de 2025.

O calendário eleitoral das Eleições Municipais de 2024 estabelece normas claras e prazos importantes para garantir a organização e a transparência do processo eleitoral. Acompanhar essas datas é crucial para partidos, candidatos e eleitores.

*Com informações de TSE, seade.gov e Câmara dos Deputados.

Leia mais em Política

Entrevista de Lula no UOL com Leonardo Sakamoto foi reveladora
Política
O presidente Lula participou de uma entrevista no canal UOL no YouTube, onde discutiu diversos temas importantes com a editora-chefe de Brasília, Carla Araújo, e o colunista...
Deputada Federal Silvia Waiãpi Cassada por Uso Indevido de Fundos de Campanha
Política
Silvia Waiãpi, deputada federal pelo Amapá, teve seu mandato cassado por usar R$ 9 mil de recursos da campanha de 2022 para pagar um procedimento estético. A decisão do TRE-AP...
Médica Ludhmila Hajj que atendeu Bolsonaro Desmente Teorias da Facada: “Pura Maldade”
Política
Ludhmila Hajjar, médica que cuidou de Bolsonaro após o atentado de 2018, criticou teorias conspiratórias sobre a facada, chamando-as de "maldade" e destacando a seriedade do...
Lula Critica Projeto de Lei sobre Aborto: Entenda a Polêmica
Política
Durante a Cúpula do G7, Lula criticou o Projeto de Lei 1.904/24, que propõe classificar o aborto realizado após 22 semanas como homicídio, inclusive em casos de estupro,...
PF Indicia Ministro Juscelino Filho por Corrupção e Fraude em Licitações
Política
Polícia Federal indicia o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, por corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa. O relatório da Polícia...
TSE Proíbe Uso de Inteligência Artificial para Criar e Propagar Conteúdos Falsos nas Eleições
Política
O TSE regulamentou o uso de IA nas Eleições Municipais de 2024, proibindo deepfakes e exigindo transparência na propaganda eleitoral. As novas regras visam combater a...

Últimas novidades

Corpo de Mulher é Encontrado em Córrego de Francisco Morato
Francisco Morato
Na manhã de sexta, corpo de mulher é encontrado em córrego de Francisco Morato. Moradores acionaram autoridades. Polícia e Bombeiros aguardam perícia para...
Bianca Ludymila Peres Corrêa – Trajetória Profissional
Caieiras
Cada etapa dessa jornada me proporcionou um aprendizado valioso, moldando-me na profissional que sou hoje: resiliente, inovadora e apaixonada pelo que faço. Acredito que o...
Pedágios Aumentam Novamente em Julho de 2024
São Paulo
Os pedágios de São Paulo terão reajustes a partir de 1º de julho de 2024. Artesp oficializou aumentos de até 4,4%, com base nos índices IGPM e IPCA. Concessionárias...
Projeto que prevê multa de R$ 17 mil a quem doar comida a moradores de rua foi aprovada pela Câmara de SP
São Paulo
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou um projeto de lei que impõe multa de R$ 17 mil para quem doar alimentos a moradores de rua sem seguir regras específicas. ONGs criticam...
Usuários Reclamam de Problemas no Filtro de Conteúdo Político do Instagram e Threads
Tecnologia
O filtro da Meta para limitar recomendações de conteúdo político no Instagram e Threads está causando problemas técnicos. Usuários relatam que o filtro continua ativado...
Ex-CEO e ex-diretora das Americanas são incluídos na lista de procurados da Interpol
Economia
A Polícia Federal iniciou a Operação Disclosure, investigando 14 ex-executivos das Lojas Americanas por fraudes contábeis de R$ 25 bilhões. Entre os investigados, Anna...

Jornal Fala Regional

Nosso objetivo é levar conteúdo de forma clara, sem amarras e de forma independente a todos. Atendemos pelo jornal impresso as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar, toda sexta-feira nas bancas. Pela internet o acesso é gratuito e disponível a todos a qualquer momento, do mundo inteiro.

Vamos Bater um Papo?