A jornada de Donald Trump pelo sistema de justiça criminal dos Estados Unidos começa

A primeira audiência criminal do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como réu, será realizada na terça-feira (4/4), diante do juiz Juan Merchan, em um tribunal de Manhattan. A acusação contra Trump decorre de uma denúncia do grand jury de Nova York, que o acusa de violar as regras de financiamento eleitoral durante sua campanha presidencial de 2016.

Notícias
Publicado por Bianca Ludymila em 2/04/2023
A jornada de Donald Trump pelo sistema de justiça criminal dos Estados Unidos começa

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e atual réu, enfrenta acusações de violação das regras de financiamento eleitoral durante sua campanha presidencial em 2016, incluindo o pagamento de suborno à atriz pornô Stephanie Clifford, também conhecida como Stormy Daniels, para que ela não revelasse sua relação sexual com ele enquanto era casado com a ex-primeira-dama Melania Trump. Nesta terça-feira (4/4), ele terá sua primeira audiência perante o juiz Juan Merchan em um tribunal de Manhattan, chamada “arraignment”, que incluirá a leitura formal das mais de 30 acusações apresentadas contra ele.

A lista de acusações ainda não foi divulgada, mas é suposto que inclua a acusação de que Trump pagou um suborno à ex-modelo da Playboy Karen McDougal para mantê-la em silêncio. Outra acusação é o pagamento feito a atriz pornô Stormy Daniels para impedir que ela revelasse um caso extraconjugal com Trump, quando ele era casado com a ex-primeira-dama Melania Trump.

Michael Cohen, ex-advogado de Trump, confessou ter feito o pagamento a Daniels e ter sido reembolsado por Trump como honorários advocatícios.

Em Nova York, falsificar registros empresariais é normalmente uma contravenção penal, mas pode se tornar um crime se a falsificação tiver sido realizada para ocultar outro crime, como a violação das regras de financiamento eleitoral.

Durante a audiência de arraignment, o juiz discute com o réu seus direitos, perguntando se ele entendeu todas as acusações contra ele, independentemente de concordar ou não com elas, e se possui um advogado (caso contrário, o juiz pode nomear um advogado dativo).

Após as formalidades iniciais, o juiz solicita que o réu declare sua posição em relação às acusações (pleas), ou seja, se ele se declara culpado, não culpado ou “no contest” (ou “nolo contendere”), o que significa que ele não admite ter cometido um crime, mas pode aceitar uma condenação, de acordo com o FindLaw.

Em seguida, o juiz decide se o réu será liberado mediante uma promessa de comparecer em juízo nas datas marcadas (release on own recognizance), ou se será necessário fixar uma fiança.

Por fim, o juiz anuncia as datas para a audiência preliminar, na qual será decidido se há provas suficientes para manter a ação penal contra o réu, para a apresentação de petições das partes e para o julgamento.

A defesa de Trump provavelmente solicitará a extinção do processo, com base em alegações como a de que ele não cometeu nenhum crime, de que se trata de uma perseguição política por parte de um promotor democrata, de que a ação penal é uma interferência indevida no processo eleitoral, já que Trump é candidato para as eleições de 2024, entre outras.

A defesa pode seguir a estratégia utilizada no caso semelhante do ex-senador John Edwards, que em 2008 foi acusado do mesmo crime e contestou a acusação alegando que tentou ocultar seu caso de infidelidade conjugal de sua mulher, e não dos eleitores. O julgamento terminou com a absolvição de uma acusação e o júri indeciso nas demais, e o Departamento de Justiça desistiu das acusações.

Próxima fase

Trump, que se tornou o primeiro ex-presidente (e presidente) a ser formalmente acusado de um crime na justiça, enfrentará provavelmente outras três denúncias enquanto faz campanha para a eleição presidencial de 2024.

Duas dessas denúncias surgem de investigações em andamento pelo Departamento de Justiça (DoJ). Uma delas pode acusá-lo de incitar seus seguidores a invadir o Congresso em 6 de janeiro de 2021, na tentativa de obstruir a certificação da vitória do presidente Joe Biden nas eleições de 2020.

Na outra, o DoJ está preparando uma denúncia contra Trump por remover documentos governamentais da Casa Branca, muitos deles sigilosos ou secretos, e por obstruir a justiça ao mantê-los em seu resort particular em Mar-a-Lago, na Flórida, por mais de um ano, após autoridades governamentais pedirem sua devolução.

A terceira investigação que pode resultar em uma denúncia está em andamento em Atlanta, Geórgia, onde os promotores podem acusar o ex-presidente de tentar convencer, em telefonemas gravados, autoridades estaduais a reverter o resultado das eleições de 2020 no estado, para que ele fosse declarado vencedor, em vez de Joe Biden.

Posicionamento do Juiz Juan Merchan

De acordo com a NBC News, o juiz Juan Merchan, nomeado para presidir o julgamento de Trump, é um experiente jurista que possui a reputação de ser rigoroso, mas compassivo. Ron Kuby, um advogado criminalista de Manhattan, afirmou à emissora que Merchan é conhecido por não elevar a voz para advogados e promotores, sendo direto, simples e sempre mantendo o controle da sala de julgamento.

Barry Kamins, um ex-juiz que agora atua como advogado criminalista, disse que Merchan, seu ex-colega de tribunal, é um juiz íntegro, com sólido conhecimento da lei e um excelente temperamento, mesmo nos casos mais difíceis que preside.

Por outro lado, Trump escreveu em sua plataforma de mídia social, Social Truth, na manhã de sexta-feira, que Merchan o odeia e que ele foi “escolhido a dedo” pelo procurador do Distrito de Manhattan, Alvin Bragg, um democrata.

A CNN informou que as ofensas de Trump podem levar o juiz a expedir uma “gag order”, ou seja, proibir advogados, promotores, réus e testemunhas de comentar o caso em público.

*Com informações de CNN, Conjur e NBC News

Leia mais em Notícias

Papa Francisco deixa hospital após 38 dias internado e retorna ao Vaticano
Internacional
O Papa Francisco deixou o hospital Gemelli, em Roma, após 38 dias internado para tratar uma pneumonia bilateral. Aos 88 anos, ele apareceu na sacada do hospital antes de sair e...
George Foreman, ex-campeão mundial de boxe, morre aos 76 anos
Cotidiano
Aos 76 anos, George Foreman faleceu em Houston. Medalhista olímpico e bicampeão mundial, venceu 76 lutas, 68 por nocaute. Lutou contra Ali em 1974 e se tornou o campeão mais...
Imposto de Renda 2025: Receita libera programa para declaração
Economia
No dia 13 de março, a Receita Federal liberou o programa para a declaração do Imposto de Renda 2025. O prazo de envio começa em 17 de março e vai até 30 de maio. Quem não...
Anac suspende operações da Voepass por questões de segurança e impõe novas exigências
Brasil
A Anac suspendeu os voos da Voepass por falhas na segurança operacional. Auditorias apontaram reincidência de irregularidades e descumprimento de exigências. A empresa afirma...
Rosas de Ouro vence o Carnaval de São Paulo 2025 e conquista oitavo título
Entretenimento
Rosas de Ouro venceu o Carnaval de São Paulo de 2025 após 15 anos sem títulos. Com o enredo sobre a história dos jogos, conquistou 269,8 pontos e superou a Acadêmicos do...
Ícone do samba, Neguinho da Beija-Flor brilha em despedida do Carnaval
Entretenimento
Neguinho da Beija-Flor fez seu último desfile competitivo no carnaval 2025, após 50 anos como intérprete da escola. A Beija-Flor homenageou Laíla em seu enredo. O evento...

Últimas novidades

Corpo de Vitória Sousa é encontrado com sinais de violência, e polícia apura crime de vingança em Cajamar
Cajamar
A adolescente Vitória Regina Sousa, de 17 anos, foi encontrada morta em Cajamar após uma semana desaparecida. O corpo tinha sinais de violência, cabelo raspado e estava sem...
Defesa Civil alerta para altas temperaturas em São Paulo nos próximos dias
Cidades
O calor extremo se aproxima e a Defesa Civil de São Paulo alerta: entre 16 e 19 de fevereiro, as temperaturas podem chegar a 38°C. A recomendação é evitar exposição ao sol,...
Cacau Park promete transformar o turismo em Itu com parque temático de R$ 2 bilhões
Cidades
Era só chocolate, até que virou um parque. A Cacau Show investe R$ 2 bilhões no Cacau Park, com a maior montanha-russa da América Latina e 100 atrações. Inspirado no...
Como observar a chuva de meteoros Alfa Centaurídeos neste fim de semana
Cidades
No silêncio da madrugada, fragmentos espaciais riscam o céu do Hemisfério Sul. A chuva de meteoros Alfa Centaurídeos atinge seu pico em 9 de fevereiro, com até 10 meteoros...
Duas pessoas morrem após queda de avião de pequeno porte em São Paulo
São Paulo
Aeronave caiu sobre um ônibus na Avenida Marquês de São Vicente, na região da Barra Funda. Acidente deixou dois mortos e dois feridos. Autoridades investigam as...
Tradição do bolo do Bixiga celebra 471 anos de São Paulo
São Paulo
Em um sábado marcado por tradições e desafios, São Paulo celebrou seus 471 anos com o emblemático Bolo do Bixiga, que completa 40 anos de história. Enquanto moradores...

Jornal Fala Regional

Nosso objetivo é levar conteúdo de forma clara, sem amarras e de forma independente a todos. Atendemos pelo jornal impresso as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar, toda sexta-feira nas bancas. Pela internet o acesso é gratuito e disponível a todos a qualquer momento, do mundo inteiro.

Vamos Bater um Papo?