Acesso Rápido à Saúde: Como Agendar Exames de Saúde pelo Poupatempo Digital
O Governo de São Paulo anunciou uma medida que promete facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. A partir de agora, informações sobre exames e programas de saúde podem ser acessadas pelo aplicativo e site do Poupatempo. Esta integração visa melhorar a eficiência dos atendimentos e proporcionar mais comodidade aos cidadãos.
Um dos principais serviços disponíveis é o programa “Mulheres de Peito”, que oferece mamografias gratuitas para mulheres a partir dos 35 anos. Pelo aplicativo, é possível consultar o itinerário das carretas de mamografia, que percorrem diversas cidades do estado. Para verificar a localização da carreta mais próxima, basta acessar a aba “Saúde” no aplicativo, selecionar “Mulheres de Peito” e consultar o itinerário.
Além disso, o programa facilita o agendamento de mamografias para mulheres entre 50 e 69 anos, que não precisam de pedido médico para marcar o exame. Este agendamento pode ser feito diretamente pelo aplicativo ou pelo telefone 0800-779-0000, da Central de Regulação de Oferta de Serviços (Cross).
Outro programa importante é o “Filho que Ama, Leva o Pai ao AME”, que incentiva homens a partir dos 50 anos a realizarem exames preventivos nas áreas de cardiologia e urologia. Estes exames são oferecidos aos sábados nos AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e visam detectar precocemente doenças como o câncer de próstata.
Maria Cristina Balestrin, coordenadora de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, destacou que a inclusão desses serviços no Poupatempo tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, utilizando a transformação digital para integrar informações de saúde das pessoas.
Além dos programas mencionados, a Secretaria de Estado da Saúde planeja incluir outros serviços no Poupatempo em breve. Entre eles, informações sobre a posição dos pacientes na lista de espera da Central de Transplantes, check-list do programa Vida sem Nicotina e a localização de hospitais, farmácias e hemocentros.
Essa iniciativa representa um avanço significativo na forma como os serviços de saúde são oferecidos à população de São Paulo, proporcionando mais praticidade e eficiência no atendimento.
Fonte: Governo-SP.