Fabiano de Cristo: Pessoas Doentes Podem Adoecer Pessoas
Por Hospital Fabiano de Cristo: Psicóloga Ligia Guilhermina da Silva – CRP 06/125146 – Responsável Técnica. Atendimento gratuito de retaguarda para pessoas com câncer.
Sabemos que a doença poder ser tanto física como emocional.
O texto de hoje vem nos fazer refletir sobre isso para aprendermos a identificar nosso real estado de saúde. Então a partir dai aceitar a realidade e correr para a ação do autocuidado em busca de ajuda.
Todas as nossas ações e escolhas possuem consequências, a maneira que enfrentamos o mundo e convivemos com o outro diz muito de como se encontra o nível de nossa saúde, principalmente emocional. Partindo do princípio que as doenças físicas e emocionais estão ligadas, nosso modo de ser sempre irá direcionar para nossa realidade atual e o nosso corpo é quem responde às ações, por isso vem algumas dores e limitações.
Estar vigilante é sempre estar olhando para dentro de nós com sinceridade e aceitação, sem se enganar. Perceber o que realmente está se passando bem no fundo de nossos pensamentos, não ter vergonha ou medo de pedir ajuda.
Umas das maiores consequências de nossa ausência de aceitação e recusa em pedir ajuda é de uma maneira indireta ou um medo inconsciente de transferir as nossas dores para as pessoas que estão do nosso lado e isso resulta em comportamentos frustrados.
Diante desse fato, quando eu recebo constantemente a dor do outro acabo ficando com algo que não é meu e consequentemente adoeço.
Assim, nos conscientizamos de que devemos pedir ajuda aos profissionais adequados, preparados para nos ouvir e nos direcionar, de acordo com nossas dificuldades e necessidades individuais e únicas. Uma pessoa de fora que não está dentro dos nossos problemas que não faz parte da nossa vida diária sempre tem uma visão diferente.
Ninguém está sozinho, então peça ajuda!
Palavra da redação do Jornal Fala Regional
De fato, a saúde não é apenas um estado físico, mas também emocional. Quando falamos em adoecer, imediatamente nos lembramos de gripes, feridas ou outras doenças físicas. Negligenciamos frequentemente a relevância do bem-estar emocional.
As consequências das nossas ações, os traumas não resolvidos e a forma como vemos o mundo, tudo isso impacta nosso estado de saúde mental.
Cada um de nós possui uma jornada singular, e é evidente que os desafios emocionais que enfrentamos refletem em nosso comportamento e interações diárias. As doenças físicas, muitas vezes, são apenas manifestações de problemas emocionais não resolvidos.
Nossa atitude perante a vida, e os demais, é um reflexo direto do que sentimos interiormente. Ignorar as dores internas pode não apenas prejudicar a nós mesmos, mas também a quem está à nossa volta. Quando não lidamos com nossas questões internas, existe o risco de projetá-las nos outros, causando dor e confusão.
A importância de uma autorreflexão sincera não pode ser subestimada. Se nos permitirmos olhar internamente, com honestidade e sem julgamentos, poderemos identificar e tratar essas feridas emocionais antes que se transformem em algo mais grave. No entanto, essa jornada não precisa ser solitária.
É essencial reconhecer quando precisamos de ajuda e buscá-la sem hesitação.
Profissionais treinados estão disponíveis para nos guiar através de nossas lutas internas. Eles podem oferecer uma perspectiva externa, desprovida dos emaranhados de nossa vida cotidiana, e nos ajudar a enxergar soluções que antes pareciam inatingíveis.
Lembre-se: pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de força e autoconhecimento. Ninguém deve enfrentar seus demônios internos sozinho. A busca por ajuda é um ato corajoso e necessário.
Veja mais artigos do hospital.
Sobre o Hospital
A missão do Hospital Espírita Fabiano de Cristo é ampliar a visão de saúde, doença e morte no cuidad’ integral da pessoa portadora da doença do câncer, levando em conta os aspectos físico, espiritual, social, cultural e ecológico. Seu objetivo é tornar-se um centro de referência internacional nessa área.
Os valores que guiam o trabalho do hospital são o amor, a integridade, a saúde, a evolução e a espiritualidade. A ideia surgiu quando um grupo de pessoas do Núcleo Espírita Cristão (NEC) realizava o serviço assistencial domiciliar para enfermos em convalescença e carência social. Eles perceberam que esses pacientes enfrentavam grandes dificuldades para se recuperar, principalmente devido às condições socioeconômicas em que viviam.
Sob orientação espiritual do mentor Dr. Romano, por intermédio do médium Sérgio Eduardo Miranda, assistido por Carlos Alberto Drago, o grupo teve a inspiração de criar um espaço para abrigar e cuidar dessas pessoas. Em 17 de outubro de 1992, foi criado o Hospital Espírita Fabiano de Cristo.
Localizado em Caieiras, o hospital aproveita a área geográfica com grande potencial energético e vibracional, com propriedades minerais que atendem as necessidades de recuperação, refazimento e reabilitação de pessoas portadoras de doenças degenerativas como o câncer. Em 17 de outubro de 1996, foi lançada a pedra fundamental no espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Caieiras para concessão de uso.
Em 10 de fevereiro de 2001, o Ambulatório Fabiano de Cristo foi inaugurado, oferecendo atendimento ambulatorial em diversas especialidades. Acima do ambulatório, encontra-se o Espaço Cultural Fabiano de Cristo, utilizado para a promoção de encontros, palestras, oficinas, shows e diversas outras ações.
O projeto do HEFC está em expansão. Além da manutenção dos atendimentos no Ambulatório, a construção do hospital permitirá ampliar os atendimentos, bem como oferecer opções de internação de acordo com a necessidade dos assistidos. Como parte do projeto de ampliação dos atendimentos, outros seis chalés serão construídos, cada um com seis leitos, permitindo um convívio familiar entre os pacientes de cada unidade.
Como chegar Hospital Fabiano de Cristo Caieiras – endereço e telefone
Endereço: Rua Canário, 600, Laranjeiras – Caieiras (SP)
Tel.: (11) 4441-3031 | (11) 94297-2924
E-mail: relacionamento@hefc.org.br