6º Acampamento de Caieiras – Paróquia Santa Rita de Cássia

“O Meu Coração Deseja Te Encontrar” – A maioria das pessoas nunca pararam para pensar no impacto que cinco dias de uma experiência profunda de oração e comunhão pode fazer nela e com ela por toda a vida.

Entretenimento
Publicado por Bianca Ludymila em 26/02/2023
6º Acampamento de Caieiras – Paróquia Santa Rita de Cássia

Enquanto muitas pessoas deixaram de sonhar porque se encontraram presas nas limitações, ou ofuscadas pelas circunstancias da vida, o Acampamento foi a cartada final em suas vidas, foi resposta de Deus, abraço e ombro de consolo, foi o ponto de partida para onde todas as pessoas que passam por esta experiência de fé e vida chegar. O acampamento fez renascer os sonhos, apesar das dores e vicissitudes do tempo.

O Acampamento de Caieiras nos oferece dias que moldam e ressignificam toda a nossa maneira de pensar, agir e ser.
O Acampamento de Caieiras nos oferece dias que moldam e ressignificam toda a nossa maneira de pensar, agir e ser.

Assim como as nações contemplaram e se admiraram com o poderio e Senhorio do Deus de Abraão, Isaac e Jacó quando o povo de Israel foi liberto do cativeiro babilônico conforme o salmo 125, proclamamos sobre os telhados a alegria do encontro com Deus no Acampamento de Caieiras. As pessoas que desejavam ser libertas, amadas, refrigério da alma, voltar a sorrir e encontrar o sentido da vida.

Era tempo de dar um basta a uma vida de conformidade e a um caminho marginal. Eis o lugar da cura! É preciso sublinhar que no Acampamento de Caieiras a Voz de Deus se fez ouvir e nosso coração e alma testificaram. Naquele lugar de presença real do Divino, a vida de cada pessoa estava nas mãos do Senhor, e Ele manteve o controle sobre tudo, desde as coisas invisíveis até às visíveis e palpáveis. Quem subiu ao lugar da promessa contemplou o milagre do Deus que age e nada nem ninguém o impede e agir (cf. Isa 43,13). A vivência de cada momento é determinante para os dias que seguirão em nossa história.

Na terra do Acampamento, o céu toca a terra, uma nuvem de glória envolve o lugar, o perfume celestial esparge em todos os homens e mulheres, copiosas e abundantes graças são derramadas na medida em que cada encontrista-campista se abre à Vida da Trindade, o amor é transbordado em profusão como torrentes numa terra árida, ressequida e muitas vezes sem vida, fazendo surgir oásis de vida, flores de esperança, frutos de bondade e vidas renascidas.

Somos plantados para crescer e florir na terra de nossa vida. É tempo de florescer! Para o povo de Deus de Caieiras e adjacências, a experiência do Acampamento é um despontar da misericórdia Divina a envolver a vida de todos que se permitem dar uma chance para si mesmo e para os que desejam viver melhor a sua fé com a espiritualidade de campista e vencer as batalhas e guerras travadas na vida particular de cada pessoa. Sempre certos de que a vitória vem de Deus (cf. II Cro 20,15ss). Todos os que pisaram aquele lugar santo foram confortados pelo Senhor.

Deus se compadece dos seus (cf. Mat 9,36). Ninguém permaneceu na terra por interesses num Deus que talvez poderia fazer mágicas, não! Mas viveram a experiência real de adorar ao Deus único e verdadeiro, com a certeza de que a última palavra é de Deus, nada foge de suas mãos e olhar e as vidas Ele restaurou pela confiança, por isso o campista fecha os olhos e caminha tranquilo (cf. Dan 3,17s). Vidas moldadas por Deus!

A Paróquia de Santa de Cássia se faz modelo ao assumir o comprometimento de alimentar os fiéis com a experiência da fé transformadora. Com a Obra Acampamento, a Paróquia Santa Rita de Cássia proclama ao povo de Deus um tempo de vida, de graça, de salvação e libertação. Sem dúvidas, a Paróquia Santa Rita de Cássia é na Cidade de Caieiras e região a pedagoga da espiritualidade cristã. Vinde e Vede!

Com a Obra Acampamento, que é uma nova forma de evangelizar, em obediência à Santa Mãe Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica, a Paróquia Santa Rita de Cássia, utiliza da metodologia de evangelização nascida na “Evangelização 2000”, como parte de um grande projeto anterior dos ‘Movimentos Católicos da década de 80 para o mundo’.
Com a Obra Acampamento, que é uma nova forma de evangelizar, em obediência à Santa Mãe Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica, a Paróquia Santa Rita de Cássia, utiliza da metodologia de evangelização nascida na “Evangelização 2000”, como parte de um grande projeto anterior dos ‘Movimentos Católicos da década de 80 para o mundo’.

E como Acampamento, idealizado pelo mexicano José H. Prado Flores, que fora leigo Católico e Também fundador da Escola de Evangelização Santo André. Um presente irrecusável! A evangelização pela metodologia de acampamento de modo algum exclui as demais formas dos Grupos, Movimentos e Pastorais da Igreja, pelo contrário, os complementam, apesar de sua singularidade e especificidade, como o são as demais metodologias de evangelização da Santa Mãe Igreja.

O acampamento é uma Obra de Deus para a Igreja! Quando o Acampamento chega ao Brasil na década de 80, mas toma forma no final dos anos 90, ele se reveste de uma maneira nova de ir ao encontro do povo de Deus, e até mesmo, daqueles que não comungam da nossa fé Católica, ou que estejam nas esferas ateias, ainda mesmo nas camadas das diversas outras expressões religiosas e que desejam fazer a experiência do Acampamento.

De certo, assim como aquele que entra no fogo se queima, ou se lança na água se molha, todo aquele que faz a experiência de ser campista tem sua história refeita e é configurado à Pessoa de Cristo, assumindo na Igreja, lugar de onde nunca deveriam ter evadidos, e assumem a sua identidade de cristão.

É sensacional ser campista! As pessoas que participam do Acampamento têm a sua vida transformada, primeiro pela inclinação Divina, pela sua presença real, Seu Shekinah, isto é, a habitação Divina, presença de Deus, Seu acampamento no meio do povo. Deus se revelou no Acampamento com promessas de vida. Desde então, cada pessoa que lá estivera pode caminhar firmada nas promessas do Senhor. Por isso, cada encontrista-campista se aventura na grande jornada interior de amar que é, assumindo uma identidade firmada em Cristo. Ainda há tendas vazias! O Acampamento são dias que moldam uma vida toda.

E, é sempre Deus quem atrai o campista e dele pede uma decisão. E para este encontro pessoal e real da Pessoa de Deus em suas Missões com cada campista, se utiliza da metodologia do Acampamento, que consiste em unir a espiritualidade Cristã, portada por nossa Santa Mãe Igreja com muita partilha, dinâmicas e proatividades dos encontrista-campistas.

Assim, seguindo estes passos, cada encontrista-campista é convidado, no seu tempo, no dilatar dos eu coração, vivendo seu momento a se questionar docilmente sobre a sua história, sua existência, sonhos, planos e projetos, e como poderia se permitir a ir além de onde acha que poderia ir, com passos firmes e irmanados em sua tribo, que é a família espiritual e faz parte de um todo, e ir em direção ao Amor de Deus e dos irmãos. O amor de Deus é o que nos conduz!

A razão de ser do Acampamento, por primeiro é ser uma Obra de Deus promotora da experiência salvífica de fé e vida nova em Jesus Salvador. É Ele quem nos revela o Pai e o Espírito Santo e faz a Igreja comunidade de amor. Assim, todo homem e mulher que faz acampamento é alcançado pelo perdão, é liberto do pecado, de suas opressões, do maligno, e passa a ser conhecido por Deus e viver a alegria do encontro de amor.

Por este motivo, as reflexões e exposições como todo dinamismo do Acampamento é dirigido pela dimensão querigmática. Todos os momentos vividos é um encontro Pessoal com as Pessoas da Santíssima Trindade, a saber, O Pai e Filho e Espírito Santo. E partir deste dinamismo o campista passa a se inserir na comunidade, e caso seja inserido, recebe e vivência com maior fervor os sacramentos da iniciação cristã. Vivemos a nossa fé!

No Acampamento as vidas são transformadas porque cada pessoa se permite ser de Deus se permitem arrancar as mascaras da vida e quebrar as vitrines que o mundo nos colocou para nos ver; se permitam arrancar os risos que escondem as dores, usados para se proteger. É quando vem o Senhor ao encontro do coração que Ele criou, sem interesses com o que a vida nos tornou, mas em termos e sermos o que Ele pensou e pensa sobre e para nós. Por tal, o Acampamento propicia o questionamento dos conflitos pessoas tendo por parâmetro buscar o ‘como’ e não o ‘porque’ do sentimento e comportamento da pessoa.

Sobre o Acampamento

O acampamento consiste em promover no campista a reflexão que auxiliará seu comportamento a respeito de si mesmo, de sua família, relação entre amigos, vida comunitária e social, desvelando a identidade pessoa, a sua afetividade e domínio próprio.

É a forma de Deus agir no acampamento, o simples que revela o extraordinário e sobrenatural. E, com um silêncio no olhar transforma os corações! Por tal aspecto transformador desta metodologia de encontro, a Paróquia Santa Rita de Cássia, com a Obra de Evangelização Acampamento realizou nos dias 17 a 21 de fevereiro, durante o tempo de carnaval o 6º Acampamento de Caieiras, com o tema “O Meu Coração Deseja Te Encontrar”. O Evento de Evangelização Obra Acampamento contou com a participação efetiva de cerca de 300 pessoas, sendo uma parte delas encontrista-campistas e a outra formada por equipes de serviços. Foram mais de 7 meses de preparação para o grande dia do Acampamento.

Com efeito, o número atual de participantes geral, é inferior ao número efetivo de equipistas e campistas de edições anteriores, isto, em virtude dos praticamente 3 anos de não realização do Acampamento por causa da Pandemia do Covid-19.
Com efeito, o número atual de participantes geral, é inferior ao número efetivo de equipistas e campistas de edições anteriores, isto, em virtude dos praticamente 3 anos de não realização do Acampamento por causa da Pandemia do Covid-19.

Tempo de reflexão pessoal!

Os anos que seguiram sem a realização do Acampamento foram vivenciados com profundos testemunhos de perseverança, esperança e avivamento pessoal e tribal, embora incapazes de realizar encontros presenciais. Todavia, podemos deixar de mencionar os corações que se entristeceram, que pararam pelo caminho, que se desmotivaram, e se frustraram por não poderem viver o que é a experiencia do acampamento.

E, como uma espada transpassada no peito, muitos campistas se esvaíram em dor ao saberem que não mais tinham terra. Certamente a vida espiritual pôde passar por um deserto acompanhado pelas lágrimas que regavam seus passos e floriam o caminho para indicar neste trajeto para onde se deveria ir aqueles que estivessem perdidos.

Não temos mais terra! Acampamento, quanta dor, quanto pranto, ficou para trás a saudade, lhes acompanhou a solidão; ficou para trás a memória de vidas transformadas, e lhes acompanharam o eco da aflição ficou para trás o sangue, o suor, os risos na antiga terra, e lhes acompanhou um rosto lagrimoso, ombros caídos, cabeças abaixadas, e um nós preso na garganta. A esperança, tímida, silenciosa, gritava baixinho, mas as dores eram fortes, a solidão era tamanha, no peito o coração latia em compassos pausados.

É tempo de ler os sinais Divinos em nossa vida de Campista.
É tempo de ler os sinais Divinos em nossa vida de Campista.

Tudo chegou ao fim! A alegria que hoje sentimos do recomeço, é o ribombar dos soluços nas orações, das noites olhando para o alto, do cheiro do mato e da terra que vinham na memória, da certeza do não abandono de Deus. É tempo de ler os sinais Divinos em nossa vida de Campista.

Logicamente, encontramos dificuldades em sobreviver fora da terra, distante do lugar da promessa, do sentir o novo de Deus a cada manhã e em cada por do sol, a cada momento, em cada irmão. Todos os dias se sonhava com aquele lugar, mas nada se via, era preciso dizer todos os dias ao coração que é preciso acreditar que o sonho não morreu. Fala Deus! Sim, era muito difícil arrancar do peito um canto sem das lagrimas fazermos um manto a nos revestir fora daquele lugar.

Lá redescobrimos o sentido da vida, e de tudo o que nos cerca. Deus nos beijou naquele monte santo, na terra da promessa, mas fora daquele lugar tudo o que nos cerca só nos faz chorar. A língua pesava ao pronunciar, e garganta embargava ao ecoar o amar-te mais. Mas era preciso ser firme, não esquecer que somos herdeiros da promessa. Deus haveria de nos honrar, de enxugar as lagrimas, de nos acariciar, de nos revelar uma vez mais seu amor.

As lágrimas eram orações

Os anos vão se passando, e Deus começa pelo nosso Pastor e Pai espiritual Padre Wagner, a nos mostrar uma nova terra para o Acampamento. Em seu peito de Pastor e Pai espiritual ardia a dor por esta obra de Deus haver cessado. Tivemos de levantar acampamento como o povo de Deus no deserto, e sempre lhe causada dor ter de deixar seu lugar, mas Deus queria recomeçar, e quis recomeçar por nós e em nós. Tudo Ele desfez para tudo recomeçar e colocar em seu devido lugar.

Padre Wagner
Padre Wagner

Foi quando nosso Pai e Pastor espiritual nos encontrou uma terra. E nos ensinou que é preciso adorar antes de ver o milagre acontecer. Deus falou por nosso Pastor e Pai espiritual! Em obediência ao nosso Pastor e Pai espiritual Padre Wagner, formamos uma pequena comissão para recomeçar a Obra Acampamento da Paróquia Santa Rita de Cássia.

Ele nos fez ver que enquanto semeávamos com lágrimas o solo desta cidade da fé, espaço de Deus, era preciso ter esperança. Pois, com júbilos colheríamos grande frutos, e todos aqueles que da antiga terra saíram choram encontrariam uma nova terra para o cumprimento da promessa de Deus.

Quem obedece não erra!

Os campistas-equipistas, já organizados e ordenados para o servir, puderam entender que a Obra Acampamento não morreu, nosso sonho não morreu, mas o tempo nos mostrou que grandes coisas, que maravilhas fez para nós o Senhor. E, é belo, ver que todos aqueles que acreditaram, os que nunca desistiram, mas ficaram firmes na fé, voltariam ao lugar da promessa. Agora, uma terra nova, um lugar novo para ver as maravilhas de Deus. E a novidade de Deus para os novos tempos desta Obra de evangelização, o Acampamento, foi o nascimento de uma nova tribo, a tribo de Simeão.

Antes já trabalhávamos com sete tribos, a saber, Rubem, Simeão, Judá, Levi, Gad, Manassés e Efraim. Tivemos de aceitar o novo de Deus, em obediência à sua Palavra. Recomeçamos! Hoje podemos cantar com alegria, pois a chuva de Deus caiu sobre o acampamento, e muitos frutos e flores brotaram. A terra sem vida, ressequida e árida pode agora se chamar jardim de Deus.

Com muitas pessoas, cada qual com sua bagagem e nela sua história, plantaram com lágrimas o que om alegria colheram. Os dias naquela terra, no lugar mais alto, aonde tocava os primeiros raios do sol, aonde as ventanias e a chuva tocavam com mais força, foi o lugar de nosso renascimento. Lugar de deixar o homem velho e se revestir do homem novo.

Quem não foi capaz de sentir a terra estremecer quando nossos paços, nossas vozes, nossa oração e canto se fez ouvir pelo céu, pela natureza que se juntou a nós num único louvor ao Criador? Quem não derramou lágrimas de alegria a se sentir amado, abraçado, resgatado, restaurado pelo Criador? Quem não se emocionou ao ver Deus agir na vida do irmão, ao comungarmos de sua vida e história e ver a ação de Deus? quem não saltou de alegria ao escutar os paços de Deus caminhar no meio de nós, quando nos dizia que ali é nosso lugar? Quem ficou parado ao sentir as Asas do Espírito de Deus passeando no meio de nós levando embora tudo o que nos torna infelizes?

Sim, sobre aquelas pedras, sobre aquelas árvores, sobre aquele chão, as suas palmas o seu sorriso ecoou. Não há nada melhor, não há na igual como ver Deus face a face, e você é testemunha deste milagre.

Eu vi a Deus! Quando os encontrista-campistas subiram para a terra, uma única certeza tinha em seu coração…

Esta é a minha única chance!

Por tal motivo, abriram seus corações, quiseram em Deus construir a sua casa, colocar Nele a sua esperança. A alma gritava em cada encontrista-campista que queria encontrar descanso em Deus, porque Ele era seu alívio, descanso, refrigério, condutor para as águas refrescantes e tranquilas.

Os campistas redescobriram, que só em Deus se pode respirar o fôlego da vida verdadeira. Seus olhos viram, seus ouvidos ouviram, sua boca pronunciou o tempo forte de Deus. Nada nos tira a certeza de que Deus falou conosco. Nós ouvimos a Sua voz! Para os campistas a sua única esperança era Deus, não dava mais para ficar agarrados, presos, serem seduzidos pelas coisas temporais, ou paralisar-se pelas coisas que já passaram.

Só Deus, somente Deus, somente em Deus se alcança o sentido pra vida e a felicidade completa.
Só Deus, somente Deus, somente em Deus se alcança o sentido pra vida e a felicidade completa.

Pois, as vozes que gritavam para muitos desistirem de si mesmos e dos seus não eram capazes de curar seus corações, aliviar suas dores e lhes dar a felicidade. Só Deus, somente Deus, somente em Deus se alcança o sentido pra vida e a felicidade completa.

Acolha a vitória de Deus em sua vida!

Uma certeza Deus nos deu e dela tomamos posse, Deus nos ama como amor eterno e incondicional. A outra certeza que ouvimos de Deus é que podemos sim clamar, gritar, chamar por Ele, pois os Céus foram testemunhas e mundo físico e espiritual escutaram as tribos cantarem que os seus corações estavam desejosos de encontrar Deus.

Que todos ali estavam como terras secas que ansiavam pela chuva, de modo que pudessem ser saciados e descobrir que ali, na presença de Deus, com os irmãos na comunidade de fé é seu lugar. Sim, a terra do acampamento, o lugar da promessa é o lugar de cada filho e filha de Deus.

A sua graça se desprende daquele lugar santo. Suba ao campo do Amor! Para que esta Obra de Evangelização continuasse Deus chamou pelo nome diversas pessoas, que na sua singularidade e diversidade puderam contribuir cm enormes esforços físicos e orações, reuniu um ovo que guiado pela obediência a Deus refletida na hierarquia do Acampamento, assumissem a sua vocação de campista e colaborassem com Deus que se faz precisar de cada um de nós.

Deus, pelas mãos santas de nosso Pastor e Pai espiritual, e lideres espirituais nos ungiu e consagrou para esta obra. Por isso louvamos a Deus pelo sim de cada equipista que apesar de tudo, assumiu esta Obra Acampamento em sua vida.

Agradecimentos

Demos glórias a Deus pela Comissão, Direção, Coordenação, Lideres e Equipes de todo o 6º acampamento de Caieiras. Deus seja bendito nos seus dons em suas vidas.

Não podemos deixar de agradecer ao Deus da vida para que continue a abençoar aos donos da terra Sr. e Sra. Rodrigo e Viviane, ao Exmo. Sr. Prefeito de Caieiras Gilmar Lagoinha e ao Secretário de Cultura Wesley por todo apoio neste evento que embora institucional e confessional tem impacto social na cidade de Caieiras e limítrofes.

Bendigamos ainda por todos aqueles que direta e indiretamente colaboraram coma Obra Acampamento por meio de doações alimentícias, higiênicas, farmacêuticas e etc.

Deus nunca abandona os seus!

Portanto, se você ainda não é campista e deseja fazer esta experiência, faça agora a sua decisão e escolha subir aos campos do amor. Quando você chegar lá ouvirá a doce e bela voz de Nosso Senhor e Deus te dizer que ficou feliz por te encontrar naquele lugar. E já havia um bom tempo que te esperava, para poder falar de sua vida, de tudo o que passa em teu coração. Da mesma forma como o Senhor conduziu aqueles corações que estavam como terra seca e ansiava pela chuva, Nosso Pai te fará sentar ao seu lado, ele vai te mostrar toda beleza que existe em você, seu valor, mais do que você pode enxergar.

O Acampamento é tão belo, que tudo o que lá existe canta a glória do Senhor, é sobrenatural, é divino!

Basta apenas que você faça uma escolha, e decida por você e pelos seus, qual o seu lugar no coração de Deus. E você verá que mais que os pássaros que cantam, que os lírios a perfumar, e as longínquas estrelas no céu a cintilar, bem mais que tudo isto, bem que perceber a si mesmo, Deus se mostrará tão perto, tão próximo, tão íntimo de você, e você poderá tocar em suas mãos, segurá-lo, caminhar com ele e ficar guardado em seu coração.

Nos dias do seu acampamento você se sentirá abraçado, ser conduzido aos campos do amor, à montanha de Deus, às águas tranquilas e refrescantes, a senti a brisa suave e ver o sol nascer como nunca antes. Na terra do acampamento somos forjados, testados, plantados e amadurecidos para a vida, se preciso for, morremos para nós mesmos, para o homem velho e tomamos uma nova vida, vestes novas e um brilho no olhar. Lá na terra da promessa, a paz não se desfaz com a dor.

Nosso Senhor é quem te segura e conduz com a sua mão. Aceite este convite de ser campista, e será curado de tuas feridas, mesmo aquelas que o mundo ou as pessoas que te amam te causaram. Face a face com nosso Senhor, você verá o quão grande é teu valor, e nunca mais, nunca mais, vai se sentir sozinho, caminhar solitário e sem razão de viver.

Nós saímos da terra do Acampamento de Deus, e agora sonhamos com o céu a todo tempo!

Leia mais em Entretenimento

Neymar ou Silvio Santos: Quem é o Mais Rico?
Entretenimento
Neymar e Silvio Santos são grandes nomes em suas áreas, sendo Neymar o jogador de futebol mais rico do Brasil e Silvio Santos o apresentador mais rico do país. Somando fortunas...
Os Perigos do “Jogo do Tigrinho”: Como Apostas Online Estão Destruindo Vidas no Brasil
Entretenimento
O crescimento do vício em apostas online no Brasil pode se tornar um grande problema, focando no "jogo do tigrinho" e seus impactos negativos. Casos de endividamento, suicídios...
Agora é oficial: Eliana é nova contratada da Globo
Entretenimento
Seus fãs aguardam ansiosos para ver as novidades que ela trará para a televisão brasileira. A mudança de emissora é um marco importante na carreira da apresentadora. A Globo...
Hoje é aniversário de Ariana Grande: 31 Anos de Mudanças e Sucesso Musical
Entretenimento
Ariana Grande completa 31 anos e comemora com um novo álbum, "Eternal Sunshine". Ela oficializou o divórcio de Dalton Gomez e está em um novo relacionamento com o ator Ethan...
Morte de Michael Jackson completa 15 anos
Entretenimento
Michael Jackson, o Rei do Pop, faleceu em 25 de junho de 2009, aos 50 anos, devido a uma parada cardíaca em sua casa em Los Angeles....
50 anos de Joelma: Cantora recebe homenagem das filhas que mostram fotos raras
Entretenimento
Joelma comemorou seus 50 anos no sábado, 22 de junho. A cantora, conhecida por sua trajetória de sucesso, passou a virada do aniversário em um show, recebendo homenagens...

Últimas novidades

Descubra as Novidades da ExpoCatólica 2024 em São Paulo; confira data e local
São Paulo
Começou hoje em São Paulo a 17ª edição da ExpoCatólica, maior feira internacional de produtos e serviços para a Igreja. O evento conta com 240 expositores e se estende até...
Presidente da Colômbia se Pronuncia Sobre Suposto Vídeo com Mulher Trans
Internacional
Gustavo Petro, presidente da Colômbia, aborda a polêmica gerada por um vídeo em que ele aparece supostamente de mãos dadas com uma mulher trans, afirmando ser heterossexual e...
Concurso da Caixa Econômica Federal: resultado sai no site da Fundação Cesgranrio
Cotidiano
O concurso público da Caixa Econômica Federal divulgou os resultados das provas para os cargos de nível superior. As notas preliminares e a convocação para a entrega de...
O que se comemora no dia 04 de julho? Entenda porque essa data é tão importante para os EUA
Internacional
O 4 de julho celebra a independência dos EUA, destacando a Declaração de Independência e suas tradições, com impacto cultural e histórico significativo, refletindo sobre...
Festa do Peão em Barretos 2024 terá lançamento da nova VW Amarok com novo visual
Automóveis
Lançamento na Festa do Peão de Barretos, SP. Design frontal renovado com faróis full LED. Interior atualizado com painel digital e multimídia VW Play. Motor V6 3.0 TDI EA897...
Tudo sobre o Cachorro Raça Shih Tzu
Curiosidades
O Shih Tzu é uma raça encantadora e amorosa que pode ser uma excelente adição a muitas famílias. Com sua personalidade afetuosa, aparência majestosa e história rica, não...

Jornal Fala Regional

Nosso objetivo é levar conteúdo de forma clara, sem amarras e de forma independente a todos. Atendemos pelo jornal impresso as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar, toda sexta-feira nas bancas. Pela internet o acesso é gratuito e disponível a todos a qualquer momento, do mundo inteiro.

Vamos Bater um Papo?