Projeto ‘Expedição Cirúrgica’ promove atendimentos clínicos, cirurgias e exames em municípios remotos com apoio da Força Aérea Brasileira.
A Faculdade de Medicina da USP realizou, neste ano, uma iniciativa de extensão universitária intitulada “Expedição Cirúrgica”, que contou com o apoio da Força Aérea Brasileira. O projeto alcançou a população de Barra do Garças, no estado do Mato Grosso, oferecendo atendimentos clínicos, cirurgias e exames em regiões de difícil acesso, proporcionando cuidados médicos essenciais para comunidades remotas.
O projeto de extensão “Expedição Cirúrgica”, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), contou com o apoio inédito da Força Aérea Brasileira (FAB) em sua mais recente jornada até Barra do Garças, no estado de Mato Grosso. Com o objetivo de democratizar o acesso a atendimentos clínicos e cirúrgicos multidisciplinares de alta qualidade, a expedição ocorreu entre os dias 30 de junho e 10 de julho de 2023, mobilizando mais de 70 voluntários, entre professores, médicos e residentes da FMUSP, e transportando mais de 1,7 toneladas de equipamentos hospitalares, materiais e medicações.
Durante esse período de trabalho, o projeto tinha como meta a realização de 300 atendimentos clínicos de triagem, 117 cirurgias, 270 atendimentos ginecológicos, 1.005 exames de ultrassom, entre outros procedimentos essenciais. Luiz Felipe Tojal, membro da diretoria da Expedição Cirúrgica, ressaltou a importância desse projeto para a sociedade, não apenas pelos benefícios diretos aos pacientes em termos de qualidade de vida e funcionalidade, mas também pelo conhecimento e aprendizado que proporciona às equipes dos hospitais locais, capacitando-as a oferecer atendimento humanizado mesmo diante de um fluxo intenso de pacientes.
A Expedição Cirúrgica 2023 foi encerrada mas o sentimento de gratidão e a capacidade de assimilar cada acontecimento durante os nove dias ainda se encontram mais do que presentes. Por nove dias o hospital, os pacientes, a rotina foram a nossa vida, os nossos pensamentos e os nossos desejos. Foram dias de entrega, de ensinamentos e de aprendizados.
O sentimento de gratidão é o que mais permanece para a população do município de Barra do Garças. Os números são uma pequena parte comparado ao impacto que ocorre na vida de cada pessoa atingida.
*Com informações de Jornal da USP.