Viralizou: Médico humaniza ambiente hospitalar ao levar crianças vestidas de super-heróis para cirurgias

Um médico otorrinolaringologista de Divinópolis, Minas Gerais, ganhou destaque nas redes sociais após adotar uma estratégia inusitada para amenizar o medo e a tensão das crianças antes de entrarem na sala de cirurgia.
Publicado em Saúde e Bem-Estar dia 29/03/2023 por Alan Corrêa

Um médico otorrinolaringologista de Divinópolis, Minas Gerais, ganhou destaque nas redes sociais após adotar uma estratégia inusitada para amenizar o medo e a tensão das crianças antes de entrarem na sala de cirurgia.

Dr. Leandro Brandão Guimarães, que realiza cirurgias pediátricas há 12 anos, transforma seus pacientes em pequenos super-heróis durante a passagem para o bloco cirúrgico.

Com o intuito de evitar o sofrimento dos pequenos e o desconforto dos pais, o médico resolveu humanizar o ambiente hospitalar e transformar um momento tenso em uma brincadeira divertida. Desde então, a ação tem feito sucesso entre as crianças e viralizado nas redes sociais.

Ao longo dos anos, Dr. Leandro testou diversas estratégias para acalmar os pequenos antes das cirurgias e, com a ajuda da equipe cirúrgica, chegou à conclusão de que transformá-los em super-heróis é a forma mais efetiva de diminuir a ansiedade e o medo. A iniciativa tem sido elogiada por pacientes e familiares, que agradecem a sensibilidade e o cuidado do médico com os pequenos pacientes.

Um médico em Divinópolis, Minas Gerais, está conquistando a internet ao vestir seus pacientes infantis como super-heróis antes de levá-los para a sala de cirurgia.

O otorrinolaringologista Leandro Brandão Guimarães, que faz cirurgias pediátricas há 12 anos, percebeu que as crianças ficavam muito tensas antes do procedimento e, com isso, teve a ideia de transformar o momento em uma brincadeira divertida.

“Sinceramente não sei de onde tirei essa ideia, mas procurei na internet onde comprar ou produzir as fantasias e comecei a fazer isso”, comentou o profissional.

As fantasias são inspiradas em personagens dos quadrinhos e filmes, como Batman, Mulher-Maravilha, Flash e Patrulha-canina. Segundo Guimarães, as crianças nem percebem que estão no hospital ou que estão entrando para uma cirurgia quando estão com as fantasias.

E não é só isso: a equipe toda do bloco cirúrgico se engaja na missão fofa e tudo fica mais leve e descontraído. O médico postou um vídeo em seu perfil no Instagram mostrando a cena se repetindo com várias crianças.

*Com informações de Metrópoles