Hospital Albano inaugura sala de ressonância magnética e atenderá municípios do Cimbaju

Os prefeitos de Caieiras, Franco da Rocha, Mairiporã, Francisco Morato e Cajamar, municípios pertencentes ao Cimbaju (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri), celebraram uma conquista que vai beneficiar a região.

A partir de dezembro deste ano, o Hospital Estadual Dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho, gerido pelo Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM), passará a oferecer o exame de Ressonância Magnética as cidades que compõe o consórcio evitando que os moradores tenham de se deslocar até São Paulo para a realização do procedimento. O exame será ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Representando Caieiras, a Dra. Carla Rossi, integrante do Colegiado da Saúde, participou da reunião de apresentação oficial feita por integrante do hospital estadual.

“Fomos informados que a partir de dezembro iniciará o atendimento desse exame, pelo Hospital Albano, visando melhorar a demanda reprimida existente na nossa cidade e região”, declarou.

No caso de Caieiras, o referenciamento será feito por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) e os pedidos médicos deverão ser encaminhados pela origem, ou seja, através do pronto-socorro, nos casos de urgência e pela Central Municipal de Regulação, onde são coordenadas as solicitações de rotina geradas nas UBS, USF e Centro de Especialidades (CEME).

Ainda segundo a prefeitura, visando uma reorganização positiva de fluxo de diagnóstico por Ressonância, os casos que já se encontram na fila de espera, serão revisados junto à Central de Regulação Municipal, com o CROSS, priorizando a gravidade e faixas etárias mais extremas.

O prefeito Aladim, de Mairiporã, acompanhado do secretário de Saúde, Raphael Souza, também participou da inauguração dos Serviços de Oncologia e Ressonância Magnética do Hospital Estadual Albano, que atenderá toda a região.

“Para acolher de forma humanizada esses pacientes que muitas vezes já procuram o tratamento fragilizados, estamos buscando cada vez mais trazer os tratamentos para perto. Agora, os pacientes terão a oportunidade de fazer seu tratamento há 25 minutos do centro, com rapidez, conforto e segurança para uma breve recuperação com a Glória de Deus agradeço ao governo do Estado por atender nosso pedido”, disse o prefeito.

Pelas redes sociais, Renata Sene – prefeita de Francisco Morato – compartilhou a novidade com seus seguidores.

“Nossa cidade contará, a partir do próximo mês de dezembro, com exame de ressonância magnética, via parceria com o Hospital Estadual Dr. Albano Franco da Rocha Sobrinho (HEFR), por meio do Governo do Estado de São Paulo. A conquista contempla toda a região e é resultado da força de trabalho do consórcio Cimbaju.”

Segundo ela, a novidade desafogará a demanda de exames via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).

“Em maio deste ano, também já havíamos anunciado a implantação do primeiro serviço de oncologia de alta complexidade, que atende toda região”, concluiu Renata Sene.