Por Silvana Alves da Fonseca – Psicóloga Clinica e Hipnose Clinica
A motivação é o impulso interno que orienta um objetivo e direciona a mudança dos comportamentos e ações prejudiciais ao individuo.
Diante do dia-a-dia e dos problemas até alcançar á conclusão do objeto desejado ou um término feliz dos objetivos e ações, existem dificuldades que geralmente começam a diminuir ou acabar de vez esse impulso para a motivação.
Para a psicologia existe a psicoterapia que tem por objetivo orientar e usar as técnicas e ferramentas psicológicas, a fim de direcionar e fazer com que o individuo volte a ter a motivação e a vontade de lutar.
Orientações para se manter motivado
- Planejar e refletir sobre as metas: Estabelecer metas e objetivos menores, assim evitará a ansiedade que é um dos maiores obstáculos para que alcance seu objetivo. No caso de ter metas maiores que seu estado mental e possibilidades, transforme-as em etapas. Comemore as etapas vencidas, porque, com certeza, você dedicou tempo, recursos e passou por vários sacrifícios ate alcançar o objetivo.
- Não se compare com o outro: Cada “SER” é único, e quando existe comparação com outra pessoa ou situações, começa a ter limitações e isso muitas vezes sabota o seu projeto. Aprenda que a melhor competição é com você mesmo, quando você competir com você isso provocará melhora na sua disciplina, no seu foco e isso motivará você a conquistar seus objetivos e recompensará seus esforços.
- Faça um planejamento e reflita sobre seus objetivos.
Com o início do ano novo, que está próximo reserve algum tempo e reflita no que deseja para o próximo ano.
Examine a razão e coloque suas prioridades para aumentar sua motivação
Escreva ou desenhe se possível um croqui, um projeto ou na sua agenda suas metas ou de algumas outras pessoas, que também servirá de motivador.
Quando colocamos as pessoas queridas envolvidas na nossa vida, isso passa a ter um valor maior e isso aumenta a motivação, a sustentando por um longo tempo.
Além de escrever o indivíduo deverá refletir e ressignificar as seguintes perguntas:
- Quais são os maiores benefícios para mim se eu atingir o meu objetivo?
- O que mudará positivamente na minha vida se eu atingir essa meta?
- Como minha vida mudará quando eu conseguir isso?
- Como vou me sentir e como será o meu futuro se eu conseguir isso?
- Que tipo de pessoa posso me tornar se eu conseguir isso?
- Ao terminar essas lições e respostas, você estará preparado para começar a sair da procrastinação e lutará pela sua felicidade.