CNHs vencidas devem ser renovadas entre novembro e dezembro. Veja demais prazos

Durante a pandemia, os prazos para a renovação CNH (Carteira Nacional de Habilitação) foram estendidos pelos departamentos de trânsito. A Deliberação Contran nº 265/22, determinou a prorrogação, até 31 de dezembro de 2023, para conclusão dos processos de habilitação ativos e iniciados a partir de 20 de março de 2019.

Com essa decisão, muitos motoristas ganharam um prazo maior para renovar o documento, mas estão esquecendo de realizar o procedimento, respeitando a validade. Mensalmente, o Detran.SP realiza mutirões nos postos do Poupatempo e desta vez a ação alcança os condutores que tiveram a CNH vencida entre janeiro e abril de 2022. Esse grupo de pessoas precisa renovar a carta nos meses de novembro e dezembro.

Pensando em ajudar os motoristas que se encontram nesta situação, o Poupatempo irá promover o último mutirão do ano. Serão três ações, nos dias 19 e 26 de novembro e ainda em 3 de dezembro para atender prioritariamente os condutores com as habilitações vencidas entre janeiro e abril de 2022 que, de acordo com o novo cronograma, tem até 30/11 (janeiro e fevereiro) e 30/12 (março e abril) para regularizarem os documentos.

No total, serão 10 mil vagas destinadas ao serviço em todas as unidades do programa. O agendamento para o atendimento presencial já está disponível e deverá ser feito previamente pelos canais eletrônicos de forma gratuita – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento e no assistente virtual, o P, disponível também no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Renovação simplificada

A renovação simplificada é muito simples de ser feita e deve ser realizada preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.

Segundo o Detran.SP, os motoristas que tiverem CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. Outra opção é o condutor solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Renovação da CNH

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, o cidadão irá receber a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista.

Serviço

Mutirão para renovação de CNH: acontecerá em todas as unidades do Poupatempo, com 10 mil vagas para o primeiro sábado de ação (19/11).

Datas: 19 e 26 de novembro e em 3 de dezembro.

Horários: aos sábados, das 7h às 13h ou das 9h às 13h, de acordo com unidade escolhida. A consulta pode ser feita no site www.poupatempo.sp.gov.br.

*Com informações do Governo de SP