Localizado na Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo, Barueri é um município com população estimada em 240.656 habitantes, segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com uma área de 66,14 quilômetros quadrados, a cidade possui uma densidade demográfica de 3.638,5 habitantes por quilômetro quadrado.
É uma cidade composta pela sede e pelos distritos de Aldeia, Jardim Belval e Jardim Silveira, e está situada a 26 km da Praça da Sé, marco zero da capital paulista. A temperatura média anual na cidade é de 18 graus centígrados e sua vegetação original é a da Mata Atlântica.
Sua economia é baseada na arrecadação de impostos provenientes da prestação de serviços. Em 1973, a compra da Fazenda Tamboré, um terreno de 500 hectares, deu origem a um dos bairros mais famosos do país: Alphaville. Atualmente, o bairro é um dos maiores polos industriais e comerciais do Estado e gera a maior parte dos impostos da cidade.
O município também é conhecido nacionalmente no esporte. A construção da Arena Barueri permitiu a realização de grandes eventos esportivos na cidade, e o clube Grêmio Barueri disputou a Série A do campeonato Brasileiro em 2009.
De acordo com historiadores, a cidade de Barueri, localizada no estado de São Paulo, teria sido fundada em novembro de 1560 pelo padre José de Anchieta. No entanto, essa afirmação pode ser considerada uma hipótese em oposição aos dados presentes na historiografia oficial, que aponta a data de 1610 como a implantação do estabelecimento pelo padre João de Almeida.
A aldeia indígena de Barueri cresceu rapidamente e se tornou um dos mais importantes aldeamentos de índios do Brasil Colônia, resistindo bravamente com a ajuda dos padres jesuítas aos frequentes ataques de bandeirantes que desciam o Rio Tietê em direção ao interior, aprisionando índios para trabalharem como escravos.
Barueri foi governada como aldeamento pela Câmara Municipal de São Paulo de 1560 até 1809, e depois como freguesia e distrito pela Câmara Municipal de Santana de Parnaíba. Com o passar dos anos e o notório crescimento, a aldeia se tornou um povoado e, posteriormente, em 1809, foi elevada à categoria de freguesia. Em 1870, iniciou-se a construção da Estrada de Ferro Sorocabana e, em 1875, com a inauguração do primeiro trecho, Barueri ganhou sua estação ferroviária, tornando-se importante entreposto de cargas e rota obrigatória na ligação da cidade de São Paulo com Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.
Em 1900, foi construída a barragem da Light and Power Company em Santana de Parnaíba, e para transportar os equipamentos da usina da estação da Sorocabana até Parnaíba, tornou-se necessária a abertura da Rua Duque de Caxias como uma alternativa para evitar a íngrime ladeira da Rua Campos Sales. Em 1917, Barueri foi elevada a distrito policial e, em 1918, à categoria de distrito de paz, com subprefeito indicado.
No início do século XX, assim como a cidade de São Paulo, Barueri recebeu imigrantes vindos da Europa e Ásia, e as famílias Camargo, Silveira, Loureiro, Crudo e da Matta, entre outras, destacaram-se e contribuíram para a evolução do município. A maioria dessas famílias era de origem portuguesa ou japonesa. Em 1936, foi instalada a primeira indústria da região, o Frigorífico Pisani.
Pertencente ao Município e Comarca de Santana de Parnaíba, Barueri crescia rapidamente, superando a pacata e bucólica Parnaíba. O espírito autonomista surgiu entre os cidadãos e o movimento emancipacionista ganhou força, culminando com a criação do Município de Barueri pela Lei 233, de 24 de dezembro de 1948, sancionada pelo então Governador do Estado Adhemar de Barros. Em 26 de março de 1949, o Governo Municipal foi instalado e a primeira Câmara
Barueri celebra 74 anos de história e desenvolvimento, desde sua fundação em 1948. Ao longo dos anos, a cidade tem se transformado em um polo moderno e próspero, com diversas oportunidades para moradores e visitantes.
A cidade oferece uma excelente qualidade de vida, com infraestrutura de saúde, educação e lazer de alta qualidade, além de estar estrategicamente localizada próxima à capital São Paulo.
Desejamos que Barueri continue a crescer e a se desenvolver, preservando sua identidade e cultura únicas. Parabéns, Barueri, pelos seus 74 anos!
* Com informações de Prefeitura de Barueri e Wikipedia