Automóveis

A Volvo concretiza sua estreia no mercado brasileiro de caminhões elétricos de grande porte com um novo acordo

A Volvo deu um passo revolucionário no mercado brasileiro de transportes ao concluir seu primeiro acordo para fornecimento de caminhões elétricos pesados à Reiter Log, uma referência na logística nacional. A introdução desses veículos representa não apenas um avanço tecnológico, mas também um compromisso significativo com a redução das emissões de carbono no setor de transporte.
Publicado em Automóveis dia 26/12/2023 por Alan Corrêa

A Volvo realizou seu primeiro negócio de caminhões elétricos pesados no Brasil, estabelecendo uma parceria com a Reiter Log, empresa expressiva no setor logístico do país. A transação, divulgada após a apresentação dos caminhões elétricos da Volvo durante a Fenatran, representa um avanço significativo no mercado de transporte de cargas nacional.

A Reiter Log planeja operar cinco unidades dos caminhões Volvo FM Electric em rotas diversas, priorizando o transporte de cargas industrializadas. Essa aquisição marca não apenas a entrada da Volvo nesse segmento específico do mercado brasileiro, mas também a consolidação da Reiter Log como a primeira operadora de caminhões elétricos pesados Volvo no país.

O modelo de negócio adotado pela Volvo segue a abordagem de ‘caminhão como serviço’, optando pela locação dos veículos por meio da Locadora Volvo. Essa estratégia proporciona flexibilidade à Reiter Log em suas operações de transporte, incluindo serviços de manutenção e conectividade, integrados ao contrato de locação.

Os caminhões elétricos representam uma transição significativa no paradigma dos veículos de transporte, não apenas pela adoção de uma tecnologia de motorização mais limpa, mas também pela transformação operacional e de manutenção exigida por esses veículos. A Volvo enfatiza que essa mudança vai além da simples oferta de veículos mais seguros e produtivos, buscando entregar soluções livres de CO2 alinhadas com objetivos ambientais.

Os caminhões elétricos pesados Volvo disponibilizados para a Reiter Log apresentam uma potência de 490 kW (660hp) e oferecem opções de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 44 toneladas. Com autonomia variando até 300 km, dependendo do número de baterias e tipo de carregador, o tempo de carregamento varia de 1h30 a 8h.

Esse movimento da Volvo no mercado brasileiro segue sua trajetória na Europa, onde a marca já comercializa caminhões elétricos desde 2019. A experiência consolidada da Volvo nesse segmento global foi um fator determinante na escolha da Reiter Log, que valorizou a confiabilidade da marca no fornecimento desses veículos.

A iniciativa se alinha aos objetivos estratégicos da Volvo de reduzir as emissões de CO2 em seus veículos em 50% até 2030 e alcançar emissões zero até 2040. Essa meta ambiciosa reflete o compromisso contínuo da Volvo com a sustentabilidade e a inovação no setor de transporte.

O acordo entre a Volvo e a Reiter Log sinaliza um marco significativo na adoção de soluções de transporte mais ecológicas e eficientes no Brasil, representando um passo relevante na transição para um cenário de mobilidade mais sustentável no país.

*Com informações da Volvo.